TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Desafio Profissional

Por:   •  18/5/2020  •  Abstract  •  870 Palavras (4 Páginas)  •  143 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

ANHANGUERA TAUBATÉ – UNIDADE I

        

PEDAGOGIA

        

DESAFIO PROFISSIONAL – 1º SEMESTRE

Psicologia da Educação e Teoria da Aprendizagem

Redes Sociais e Comunicação

Didática

Língua Brasileira de Sinais

Responsabilidade Social e Meio Ambiente

Krsna Karya Martins Botero Arroyave - RA: 2659269625

Mayra Leite Pathik Ribeiro - RA: 3474249543

Silmara Cristina de Abreu de Aguiar - RA: 2662253768

Sônia Valéria dos Santos - RA: 60632318

Tutora EAD: Cibely Janaina Varasckim Mantoani

Tutora Presencial: Preciliana Bussi

Taubaté – SP

2017  

Diante da situação apresentada, podemos ver que mesmo com a implementação de novas tecnologias na escola, para favorecer o aprendizado dos alunos, a professora ainda continua conduzindo sua aula usando do método tradicional. No qual, os alunos vão repetindo o que ela está fala e assim, devendo memorizar o que repetem.

A gestão da escola expõe que todos os professores terão acesso à internet para buscarem aperfeiçoamento na questão das tecnologias e trabalharem com os alunos em sala de aula. Entendemos que nem todos os docentes carregam consigo a facilidade de já saber mexer em computador, projetores, slides etc., pois na época em que começaram a exercer a profissão não existia nada disso.  

Também se entende que os alunos de hoje em dia, a chamada geração alpha, já nascem sabendo mexer em celular, tablet, usar rede social, jogos ou qualquer atividade que seja... São todos muito avançados, enquanto os mais velhos encontram mais dificuldade com isso. Mas também, é uma característica da época em que ambos nasceram.

A professora deveria ter pedido ajuda a gestão da escola, seja para o(a) diretor(a) ou para o(a) coordenador(a) para tentar se aperfeiçoar um pouco mais nessa parte da tecnologia ou talvez a própria escola se dispor a preparar de uma melhor forma os professores, levando em consideração o pouco tempo livre que alguns tem fora da escola. Ter transferido o que ela escrevia na lousa para o projetor e continuar da mesma maneira, não adiantou muita coisa, porque ela só mudou a forma como estava transmitindo o conteúdo para a classe. A sua didática continuou mesma, da maneira tradicional.

[...] a sociedade coloca o homem em presença de novos meios, novas necessidades e novos recursos, que aumentam possibilidades de evolução e diferenciação individual. [...] (CRUZ; SCHRAMM, 2010, P.78)

Hoje em dia, temos didáticas ótimas para fazer com que os alunos aprendam, que com o passar do tempo, através dos estudos de especialistas na área, foram sendo ampliadas. Diversas maneiras de fazer com que eles absorvam o conteúdo e consigam internalizar, que é o mais importante. Certos assuntos, de acordo com a realidade da classe, teremos que trabalhar da maneira tradicional sim, mas outros, poderemos ampliar a maneira de apresentar o assunto aos alunos, usando um universo de novas didáticas.

Uma metodologia que poderia usar na tecnologia, é apresentar um vídeo que fale sobre a tabuada, contando sua história, como ela surgiu, despertando um primeiro interesse nos alunos. Depois poderia por meio de uma dinâmica com eles... Seja com a tabuada do 1, do 2, e assim por diante. De uma maneira divertida, eles estarão trabalhando o conteúdo proposto, aprendendo e não sendo de um jeito maçante que é ficar repetindo o que a professora fala. Um exemplo, é um joguinho de compras no supermercado. Teria a proposta do jogo, mas alguns dos itens que deveriam comprar teriam que ser repetidos, fazendo assim com que eles fizessem a conta de quanto ficaria no total aquelas diferentes quantidades dos mesmos alimentos. É uma maneira mais lúdica de trabalhar a tabuada e a professora mudaria a sua didática, fazendo assim com que os alunos se interessassem mais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (114.1 Kb)   docx (737.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com