TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da arte no ensino: Um resgate da perspectiva Nietzche

Por:   •  2/6/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.246 Palavras (5 Páginas)  •  318 Visualizações

Página 1 de 5

          A importância da arte no ensino: um resgate da perspectiva Nietzche

Resumo: O presente trabalho propõe de forma objetiva apresentar e desenvolver sobre o pensamento do filosofo Alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900) acerca da importância da arte na educação, fazendo um paralelo com a formação e educação de um indivíduo, apresentando características do ensino da matéria para o aluno e o que o ensino da educação artística beneficiará em sua vida na visão nietzschiana.

Palavras chaves: Arte; Cultura; Educação; Ensino;

Friedrich Wilhelm Nietzsche nasceu em Röchem, na Alemanha, no dia 15 de outubro de 1844. Era filho neto e bisneto de pastores protestantes. Com cinco anos de idade ficou órfão de pai, passando sua infância com a mãe, a irmã e duas tias. Nietzsche fundou um clube de literatura e música na escola preparatória.

Friedrich Nietzsche formou-se em 1864 e continuou seus estudos em Teologia e Filologia clássica, na Universidade de Bonn, mas abandonou Teologia para estudar as obras dos filósofos Kant e Schopenhauer e do compositor Wagner. Em 1869 foi nomeado professor de Filologia na Universidade da Basileia, mas deixou a vida acadêmica por um tempo, quando entrou para a vida militar. Durante a guerra franco-prussiana serviu como enfermeiro por um breve período, retornando com problemas de saúde.

Em 1883 publicou “Assim Falou Zaratustra”, sua obra mais conhecida, que mesclava um estilo bem peculiar entre a reflexão filosófica e a poesia. Nesse livro, ao criticar o pensamento tradicional, Nietzsche estabeleceu um novo padrão de valores. Para o filósofo, não existiam de forma inata no homem o bem e o mal, a verdade e a mentira, a beleza e o feio, mas sim o desejo do poder. Segundo o pensador, os valores tradicionais foram formatados pela cultura judaico-cristã, que pregava a humildade e a submissão.

Friedrich Nietzsche, diagnosticado com paralisia cerebral progressiva, faleceu em Weimar, Alemanha, no dia 25 de agosto de 1900.

  1. Introdução

A educação sempre foi vista como algo fundamental no desenvolvimento e na formação humana, não só como uma possibilitadora de ascensão, mas também por possuir um papel fundamental na construção de valores e da moral.  Possuindo uma grande importância e reponsabilidade na formação de um cidadão.

Frequentemente nos deparamos com a necessidade de modificação do ensino, para que o mesmo venha a acompanhe e adaptar com a necessidade da formação da época, mas sem perder sua essência de formação. Friedrich Nietzsche em sua obra “Sobre o futuro dos nossos estabelecimentos de ensino”, o filósofo critica a educação ministrada nas instituições de ensino de seu tempo, acusando de tornar o homem ou formá-lo apenas para servir aos interesses do Estado, da ciência e do mercado.

  1. Desenvolvimento

Nos estabelecimentos educacionais vemos a importância das matérias aplicadas em sala de aula, seja a matemática, que ajuda os alunos a desenvolveram raciocínio logico e exato ou ao português que desenvolve a habilidade da escrita e da fala, da física que dá formação de uma cultura científica, que permite ao indivíduo a interpretação dos fatos, fenômenos e processos naturais. No entanto, alguma matéria vem perdendo espaço dentro das salas de aula, e se tornando para muitos, uma matéria descartada, e o caso da educação artística.

Nietzche foi um filósofo, crítico cultural, um poeta e compositor do século XIX, nascido na atual Alemanha, foi um grande defensor do ensino da arte, "A arte e nada mais que a arte! Ela é a grande possibilitadora da vida, a grande aliciadora da vida, o grande estimulante da vida".

Mas afinal o que é arte? Qual é o papel da arte na educação? Ela realmente ajuda no desenvolvimento do aluno? Jorge Coli professor titular em História da Unicamp define arte em seu livro “O que é arte “ de que modo; “A arte como certa manifestação humana em que nossos sentimentos são admirativos. ”

Nietzche traz a ideia de que o homem é um ser artístico. E que a arte o reaproxima da vida, e reascende sua capacidade criativa o que aumenta sua força.

A educação e enxergada como libertado para Nietzche, contradiz o filósofo clássico Platão, que negavam a arte, em seu dialogo Timeu, Platão defende uma dualidade humana, estabelecendo a famosa diferença entre o mundo sensível e o mundo das ideias, para ele a arte é uma imitação do mundo sensível, aumentando o distanciamento do mundo das ideias, assim a arte seria a cópia da cópia. Nietzche faz duras críticas ao pensamento de Platão, para ele essa forma de pensar e um escape para negar o caos existente na vida, para Nietzche Negar o sofrimento e negar a própria vida

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (132.7 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com