TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ENSINO E A POESIA

Por:   •  14/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  4.625 Palavras (19 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 19

O Ensino e a Poesia

[pic 1]

1 O ENSINO DE POESIA: UM BREVE HISTÓRICO [pic 2]

        É importante que se reflita um pouco mais sobre a poesia, que é uma das mais complexas dentre todas as nossas manifestações verbais. Há muitos textos que podem ser classificados como poéticos desde um pequeno haicai até Os Lusíadas.

        A poesia inclui as mais diversas composições, desde os simples textos líricos e ingênuas composições folclóricas até complexos poemas e textos elaborados com jogos linguísticos. De acordo com Faraco (2003, p. 80-81):

O texto poético começou muito cedo na história na humanidade. Temos, portanto, um longo tempo de produção de poesia e de reflexão sobre ela. Em cada época e em cada cultura a poesia foi praticada e pensada de modo diferente. Basta lembrar, por exemplo, que, para muita gente no passado, a poesia devia ficar reservada exclusivamente para tratar de assuntos sublimes.

        Levando em consideração o que afirma o autor, pode-se dizer que a poesia não ficou impedida de tratar de assuntos do cotidiano, por meio de poetas satíricos ou daqueles que quiseram mostrar a dimensão poética do mais banal dos eventos da vida diária.

        O assunto poético é bastante vasto. Pois, a poesia fala de grandes amores, imensas paixões, dores profundas, aventuras épicas, momentos de sublime arrebatamento, bem como de desejos sexuais, críticas e costumes sociais, acontecimentos que fogem do cotidiano e obscenidades.

        Tem-se grandes poetas na Literatura, como Cecília Meireles e Vinícius de Moraes. Ela desenvolveu uma poesia intimista e reflexiva, de profunda sensibilidade feminina. Ele partiu de uma poesia religiosa e idealizante, chegando a ser um dos poetas mais sensuais da nossa literatura. A obra de ambos trilhou caminhos próprios. A de Cecília, o da reflexão filosófica e existencial; a de Vinícius, um caminho em direção à percepção material da vida, do amor e da mulher. Segundo Cereja; Magalhães (2005, p. 49):

Cecília Meireles cultivou uma poesia reflexiva, de fundo filosófico, que aborda, entre outros, temas como a transitoriedade da vida, o tempo, o amor, o infinito, a natureza, a criação artística. Mas não se deve entender sua atitude reflexiva como postura intelectual, racional.

        É importante ressaltar que Cecília foi uma escritora de intuições, a qual sempre buscou questionar e compreender o mundo a partir das suas experiências como a morte de seus pais quando ainda era criança, a morte da sua avó que lhe deu educação, o suicídio do seu primeiro marido, o silêncio e a solidão.

        É sabido que ela mesma revelou os objetivos que buscava alcançar através da poesia. Pode-se perceber isso no seguinte pensamento dela: “Acordar a criatura humana dessa espécie de sonambulismo em que tantos se deixam arrastar. Mostrar-lhes a vida em profundidade. Sem pretensão filosófica ou de salvação – mas por uma contemplação poética afetuosa e participante.”

        Já Vinícius de Moraes foi um poeta que partiu da transcendência espiritual ao amor sensual. Para Cereja; Magalhães (2005, p. 501):

A primeira fase da poesia de Vinícius é marcada pela preocupação religiosa, pela angústia existencial diante da condição humana e pelo desejo de superar, por meio da transcendência mística, as sensações de pecado, culpa e desconsolo que a vida terrena oferece.

        Vinícius de Moraes explorou a poesia sensual e se interessou pela poesia social. E o poema O Operário em Construção de 1956 é o melhor exemplo desse envolvimento através de uma linguagem simples e direta, manifestando solidariedade às classes oprimidas e almeja atingir a consciência daqueles que o leem ou ouvem.

1.2 A Importância do Ensino da Poesia

        Atualmente, a falta da leitura de poesia tem trazido resultados de descaso por ela e no ensino, e em determinados momentos da história da literatura. A verdade é que, isso tem causado grandes preocupações para os autores modernos, os quais buscam na construção de suas poesias, caminhos para levar o homem à redescoberta de valores perdidos que o sistema capitalista tem destruído na vida do homem moderno. A poesia tem o poder de formar e transformar a sociedade através de suas mensagens. Segundo Paes (1982, p. 24):

Na poesia, os materiais abandonam o mundo cego da natureza para ingressar nos das obras, isto é, no mundo das significações. A sua linguagem é primitiva, original e mais perto da linguagem falada.

        Deve-se considerar que a poesia é uma obra aberta a todos os homens por sua participação, de modo que, sem a atividade de leitura, a poesia não terá sentido nem significado. Cada vez que o homem faz a leitura de um poema ele se descobre cada vez mais. O leitor e o poeta criam as imagens e as poesias, e o poema os leva à pureza da existência humana.

        A leitura da poesia foi modificada de acordo com o tempo e a cultura. Em tempos atrás, a poesia foi representante do sentimento humano. Porém, nos dias atuais, a poesia moderna não é proveniente da imaginação do poeta, mas de sua voz que nasce da diferença original das coisas.

        Atualmente, a poesia não tem valor nem importância, ela é de ninguém, ou seja, são somente palavras jogadas. De acordo com Lima (2012, p. 42):

A poesia está em todos os tempos, pois é a maneira de comunicar natural dos homens; desta forma, o ritmo confunde com a linguagem, e não existe povo sem poesia. Na poesia tudo é possível em relação à linguagem.

        Isso implica dizer que a essência da linguagem poética está na palavra, na imaginação criadora e no isolamento da linguagem falada. O mundo não percebe o valor poético que encanta e que apenas é encontrado na leitura. Sendo assim, a poesia é uma criação sublime e literária. E a poesia não morre porque ela está antes do homem.

        Alguns professores dizem que é difícil ensinar poesia pois não sabem como introduzir e como incentivar os alunos ao estudo e à criação de textos poéticos. Eles acreditam que para escrever poesia é necessário que se tenha o dom, porém é preciso que haja conhecimentos poéticos, bem como inspiração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27 Kb)   pdf (349.8 Kb)   docx (138 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com