TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Filme hair

Por:   •  19/5/2021  •  Resenha  •  2.108 Palavras (9 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 9
  1. FICHA TÉCNICA

Título Original: Hair
Gênero: Musical/ Comédia/ Drama/
País:  Estados Unidos, Alemanha Ocidental
Tempo de duração: 121 min.
Ano  de produção: 1979
Data de lançamento: 14 de Março de 1979
Elenco principal: Michael Jeter, John Savage, Treat Williams mais
Estúdio: CIP Filmproduktion GmbH
Distribuição: United Artists
Direção: Milos Forman
Roteiro: Michael Weller, baseado em peça de Gerome Ragni e James Rado. Ispirado em um musical de mesmo nome.
Produção: Michael Butler e Lester Persky
Música: Galt MacDermot, James Rado e Gerome Ragni
Direção de Fotografia: Miroslav Ondrícek
Desenho de Produção: Stuart Wurtzel
Figurino: Ann Roth
Edição: Alan Heim, Lynzee Klingman e Stanley Warnow
Coreógrafa: Twyla Tharp
Dançarinos: Twyla Tharp Dance Foundation

  1. SINOPSE

   O filme mostra a história de Claude, um jovem de Oklahoma, que vai para Nova York com o intuito de se alistar para guerra do Vietnã. Mas antes disso acontecer ele conhece Berguer e seus amigos que são adeptos ao movimento hippie e tentam mudar suas ideologias mais conservadoras, mostrando seu estilo de vida. Ele também se apaixona por Sheila uma garota de família rica e cria um laço de amizade especial com os Hippies.

  1. CONTEXTO HITORICO DA OBRA


   O filme se passa na década de 60, acontecia no mundo a Guerra do Vietnã que foi um conflito entre o Vietnã do Norte e o Vietnã do Sul, foi motivado por questões ideológicas e contou com a intensa participação do exército americano de 1965 a 1973.  E matou mais de 1,5 milhões de pessoas. Além disso o movimento hippie teve seu auge nessa época e jovens conscientes mostraram que não estavam dispostos a viver da mesma forma tradicional e conservadora da maioria das famílias naquela época. Foi a década mais contestadora do século passado. O objetivo era atacar o sistema, ou seja, uma sociedade que produzia miséria, violência, guerras e angústia. E foi também quando movimentos socias como o movimento negro e o feminismo tiveram início.

  1. CONTEXTO HISTORICO DA PRODUÇÃO

    O ano de 1979 pertence a um clube seleto de momentos que foram verdadeiros pontos de inflexão históricos: anos nos quais uma era acabou e outra nasceu. Nesse ano a guerra do Vietnã já teve fim, entretanto em 27 de abril de 1979, começa a Guerra do Afeganistão. A guerra civil ocorreu entre as forças do governo marxista e os rebeldes islâmicos mujahidins. Neste mesmo ano, as tropas soviéticas entram no Afeganistão para defender o governo pró-soviético.

  1. NARRATIVA
  1. Tipo: A narrativa é linear pois o tempo, espaço e os personagens são apresentados de maneira lógica e as ações se desenvolvem cronologicamente. Assim, é possível identificar meio, começo e fim e ao longo da narração do filme o prologo, conflito clímax e desfecho do conflito são contados de forma sequencial.
  2. Prólogo: Sãos as primeiraS cenas onde Claude Bukowski se despede do seu pai e pega um ônibus em Oklahoma que o leva para Nova York e chegando lá ele se depara com um grupo de hippies performando a musica Aquarius em um parque.

  1. Conflito: O conflito principal se baseia na escolha de Claude em se alistar no exercito para ir combater no Vietnam. Além disso, existem conflitos interno das personagens e também um conflito social inerente à época e choque cultural devido as diferentes ideologias e posição sociais apresentadas.
  2. Clímax: Ocorre quando Berger troca de lugar com Claude, para esse ter a chance de reencontrar seus amigos, e acaba sendo enviado para a linha de frente da guerra. E ao mesmo tempo que as cenas de Berger entrando no avião são mostradas, aparecem cenas de Claude tentando chegar a tempo de salvar seu amigo.
  3. Desfecho: A narrativa se encerra com Claude, Jeanine, Sheila, woof, Hud e sua noiva cantando na frente do tumulo de Berguer e um multidão de pessoas em frente a casa branca pedindo por paz e comemorando, possivelmente fazendo alusão ao fim da guerra do Vietnã.

  1. TIPOS DE LINGUAGEM

   O filme apresenta linguagem referencial, pois faz referencia aos movimentos da época e o próprio nome do filme referencia os cabelos dos hippies. Emotiva por focar nas emoções dos personagens quando eles cantam e mostrar os laços feitos entre Claude e o grupo de Berger. E por fim poética pois o sentido conotativo, uso de metáfora e a combinação de palavras estão presentes nas músicas cantadas pelos personagens. A narrativa é um musical, que apresenta drama e comédia.

  1. LINGUAGEM CINEMATOGRAFICA

    A linguagem é usada para montar o universo do filme, o diretor usa de diversos tipos de ângulos e recursos para montar a história e passar a mensagem desejada. Em algumas cenas como o começo do filme em que a personagem canta Age of Aquarius e na cena em que Claude vê o avião em que Berger estava partindo é usado o Contra- Plongée. Há também o plano de vista onde o enquadramento busca mostrar toda a cena, bastante comum quando vai mostra as praças em que os eventos hippies acontecem.
  Em relação a passam de tempo a fusão aparece no filme, quando Claude passa pelo seu período de treinamento no exército.
  Em bastante cenas o diretor usou o close, focando nos personagens quando eles começavam a cantar para mostrar suas expressões e sentimentos. Além disso o plano de vista é novamente usado para mostrar as performances.
  O ponto de vista é usado no filme na cena em que Claude tenta impressionar Sheila enquanto anda de cavalo, dando assim mais dramaticidade.
  Observa-se também o uso da montagem paralela a sequencia de cenas usadas para dar vida ao número Black Boys/ White Boys.
  E por fim na penúltima cena que mostra o cemitério com as vitimas da guerra aparece o fade e um zoom é dado no tumulo de Berger.


 

  1. TEMPO, ESPAÇO, AMBIENTE, PERSONAGENS

  1. Tempo: O filme se passa na década de 60 nos Estados Unidos, onde a Guerra do Vietnã estava acontecendo e o movimento Hippie juntamente com os movimentos negros e feministas eclodiram. Não se sabe o tempo real do filme, entretanto pode se ter uma ideia por causa da gravidez de Jeannie . Além disso, as sequencias da narrativa no começo acontecem em dias e noites e ao longo do filme por flashs e no final o aparecimento do bebe de Jeannie já nascido.
  2. Espaço: O filme apresenta espaços abertos, fechados, urbanos e desabitado. Os fechados são os alojamentos do exercito e algumas cenas que cômodos de casas aparecem, já os abertos são todos os espaços exteriores, como as praças, o lago, e as ruas de Nova York e o centro de treinamento militar. É urbano por se passar em uma grande cidade, e as partes desabitadas são as da base militar.
  3. Ambiente: Existe uma dualidade de sentimentos no filme, o de dever de lutar na guerra de Claude e o de contra a guerra e a favor da paz e de mudanças sociais. Na primeira parte do filme a alegria do musical está na primeira parte do filme, Claude descobre todo uma realidade nova junto dos hippies, entretanto na segunda parte quando ele se alista no exército a atmosfera passa a ser mais pesadas.
  4. Personagens: Protagonistas: Claude de Bukowski que representa uma pessoa do interior que não conhece muito da vida na cidade e que se sente na obrigação de se alistar e servir o país. Já George Berger é um espirito livre adepto ao movimento hippie, que leva a vida sem preocupações
    Coadjuvantes: Woof: também adepto ao movimento hippie, Hud hippie e também incorpora fala do movimento e empoderamento negro. Sheila é da aristocracia entretanto vai de encontro com a ideologia da sua família, pois se aventura com o grupo e tem a mente aberta e é o interesse romântico de Claude. Jeannie representa a liberdade sexual pregada na época e também mostra a liberdade feminina que começava a ser discutida. E por fim Steve que é o retrato do jovem conservador e de classe alta.

Antagonista e Falso aliado: esse papel pertence a guerra do Vietnã, pois ao mesmo tempo que Claude quer se alistar pra servir o país, ela é causadora da separação do grupo e pela morte de Berger.

  1. ARTE
  1. Cenário:  Por se passar no meio hippie a atmosfera do filme na primeira parte do filme é bastante alegra e pra cima, eles não terem nenhum tipo de rotina e fazerem o que querem dá uma sensação de liberdade. Já na segunda parte do filme quando ele está no exercito as cenas de treinamento dão ao filme uma atmosfera mais pesada e trazem a sensação de encurralamento.
  2. Figurinos: As principais vestimentas do filme são as roupas coloridas, largas, batas e os cabelos longos característicos dos hippies as vestes mais clássicas para representar a classe alta da época. Além dos fardamentos dos militares que mudam de acordo com a hierarquia de poder.
  3. Fotografia:  A fotografia do filme se baseia principalmente entre o enquadramento da parte de cima do corpo quando eles começam a cantar para mostra suas expressões, do corpo todos dos personagens quando eles estão performando, dando foco nos personagens em si e não no local. Já quando eles mostram as praças com muitas pessoas o enquadramento é feito pra mostrar a grandiosidade dos eventos hippies da época.  
  4. Música: As músicas são partes essenciais do filme por se tratar de um musical, estão presentes nas partes mais importantes do filme e são necessárias para melhor entendimento da história, para criar a atmosfera do filme e mostrar o que os personagens estão sentindo no momento. São musicas que marcaram a geração e a Aquarius primeira musica performada foi indicada para alguns prêmios.
  5. Efeitos: Apresenta algumas cenas que mostram pessoas voando e o lugar pegando fogo, o filme conta com jogo de câmeras e anulação para dar sensações diferentes ao espectador.

  1. CONCUSÃO

 

   O filme consegue ser atual mesmo sendo de décadas atrás, ele aborda temas que eram um tabu na época como drogas, sexo, homossexualidade de forma leve e de fácil entendimento. Além de mostrar um papel do jovem como ativo na sociedade e de ir contra os conflitos, que no filme se configura como a guerra do Vietnã.
  O personagem de Berger passa exatamente a figura do novem da época, contra o capitalismo e que prega a contestação do conservadorismo da época e contra a guerra, já Claude o oposto disso tem como dever servir ao seu país e ao longo do filme o grupo de Berger vai tentar quebra essa ideologia.
  Entretanto eles não conseguem e Claude se alista, e a partir dai o filme traz uma critica muito grande a sociedade e ao governo por causa da guerra do Vietnã. Essa crítica também é desferida contra o exercito ao mostrar seu autoritarismo e abuso de poder. E o final do filme mostra que mesmo sem querer e indo de encontro com toda a violência dos conflitos, pessoas inocentes morrem.
  Por fim o filme expõe os movimentos que se iniciaram na época, o movimento negro que traz mais visibilidade, orgulho e empoderamento para pessoa que antes eram totalmente marginalizadas. Além do feminismo que luta pela desvinculação de uma sociedade machista e patriarcal, e pela liberdade social, sexual, econômica, etc da mulher.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (72.8 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com