TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Museu do Prado

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.580 Palavras (19 Páginas)  •  185 Visualizações

Página 1 de 19

Universidade de Brasília
[pic 1]

Introdução à Biblioteconomia e Ciência da Informação

Gabriel Dourado 17/ 0142647

Laura Angotti 17/ /0148459

Thais Souza 17/ 0156788

Thalita Caetano 17/0156851


Brasília, 14 de Novembro de 2017.

Museu do Prado

O Museu do Prado é o mais importante museu da Espanha e um dos mais importantes do mundo. O museu é classificado como museu de arte.  Apresentando belas e preciosas obras de arte, o museu localiza-se em Madrid, na avenida Calle de Ruiz de Alarcón, 33, ao lado do Jardim Botânico Real. Atualmente a direção/administração é feita por Miguel Falomir Faus.

O edifício que hoje abriga o Museu Nacional do Prado foi desenhado pelo arquiteto Juan de Villanueva em 1785. Foi construído para abrigar o Gabinete de História Natural, por ordens do rei Carlos III. No entanto, o propósito final do edifício - como o novo Museu Real de Pinturas e Esculturas - foi a decisão do neto do monarca, o Rei Ferdinand VII, encorajado por sua esposa, a rainha Maria Isabel de Bragança. O Museu Real, logo renomeou o Museu Nacional de Pinturas e esculturas e, posteriormente, o Museu Nacional do Prado, aberto ao público pela primeira vez em novembro de 1819. O primeiro catálogo do museu, publicado em 1819, incluiu 311 pinturas, embora na época sua coleção incluísse pouco mais de 1,510 fotos dos vários Reales Sitios (Royal Residences). 

[pic 2]

Planta do Museu do Prado.

A coleção real excepcionalmente importante, que representa a base da coleção do Museu como a conhecemos hoje, começou a aumentar significativamente no século 16 durante a época de Charles V e continuou a prosperar sob os famosos Monarcas de Habsburgo e Bourbon. Devemos-lhes a presença de algumas das principais obras-primas do Museu, como O Jardim dos Delícias Terrestres por Bosch, O Nobre com a mão no Peito por El Greco, Morte da Virgem por Mantegna, A Sagrada Família conhecida como A Pérola de Raphael, o Imperador Carlos V a cavalo pelo Ticiano, o Lavar os pés por Tintoretto , Auto-retrato de Dürer, Las Meninas de Velázquez, As Três Graças , de Rubens, e A família de Carlos IV por Goya.

Além disso, as pinturas mais destacadas - que pertenciam ao Museo de la Trinidad - entraram no Prado, entre eles a Fonte da Graça pela Escola de Jan Van Eyck, Saint Dominic preside um Auto de Fe de Pedro Berruguete e cinco telas por El Greco executou para o Colegio de Doña María de Aragón. A maioria das pinturas do século XIX do museu veio do antigo Museo de Arte Moderno, incluindo obras do Madrazo, Vicente López, Carlos de Haes, Rosales e Sorolla.

Mais de 2.300 pinturas foram incorporadas ao Museu do Prado desde a sua abertura, bem como um grande número de esculturas, gravuras, desenhos e obras de arte através de legados, doações e compras, que representam a maioria das Novas Aquisições. Particularmente importante foi a doação de Barón Emile d'Erlanger de Pinturas Pretas de Goya em 1881. Entre as obras que entraram na coleção através da compra estão algumas das mais notáveis ​​adquiridas nos últimos anos, incluindo duas obras de El Greco, Fable e The Flight to Egypt,adquiridas em 1993 e 2001, a Condessa de Chinchón por Goya comprou em 2000, e o retrato deVelázquez chamado "The Pope's Barber" adquiriu em 2003.

Importantes legados enriqueceram a coleção do Museu. Entre eles, devemos mencionar a magnífica coleção de medalhas legadas por Don Pablo Bosch, a vasta coleção de desenhos e artes decorativas que pertenciam a don Pedro Fernández Durán e o Ramón de Errazu, legado da pintura do século XIX.

A coleção do Prado, bem como seu número de visitantes aumentou consideravelmente em todo o século 19 º e 20 º. A fim de acomodá-los mais plenamente, o edifício Villanueva sofreu várias expansões ao ponto de que qualquer outra intervenção já não era possível. Neste ponto, o desenvolvimento do Museu foi resolvido através da construção de um novo prédio localizado em um local de frente para a fachada leste do Prado e interligando os dois edifícios de dentro.

[pic 3]

Extensão do Museu do Prado pelo arquiteto Rafael Moneo.

Coincidindo no tempo com a execução de seu mais recente e mais ambicioso plano de expansão (2001-2007), os últimos esforços do Museu para a modernização ocorreram em 2004, quando foram aprovadas mudanças no seu quadro legal e estatutário. Essas modificações foram baseadas na necessidade de proporcionar ao Museu uma gestão mais flexível, acelerando seu desempenho e aumentando sua capacidade de autofinanciamento. O novo status do Museu foi efetivado pela Lei do Museu Nacional do Prado, de novembro de 2003, e um Estatuto de alteração posterior aprovado pelo Real Decreto de 12 de março de 2004.

As mudanças estão dentro do Plano de Ação (Plan de Actuación) com base nos pilares: Ampliação, Modernização e Atividade e Serviço. Cada Plano tem um período de quatro anos em que o Museu do Prado realiza atividades e projetos destinados a objetivos diversos, seja incluir e aumentar a colaboração com a comunidade científica e universitária; aumentar o dinamismo e a qualidade de sua atividade formativa e cultural. Na gestão de Miguel Falomir Faus, o Plano de Ação 2017-2020 dá continuidade às linhas de trabalho desenvolvidas anteriormente, mantendo a coleta como o pilar central de uma atividade que, após um período marcado pela situação econômica e as políticas de austeridade, também se concentra em dois programas: a comemoração do bicentenário do Museu em 2019 e a reabilitação arquitetônica e adaptação museológica do Salão de Reinos (Salón de Reinos).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29 Kb)   pdf (305 Kb)   docx (111.7 Kb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com