TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O PROJETO DE PESQUISA CLARETIANO

Por:   •  29/7/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.159 Palavras (5 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 5

JANAINA DE CASTRO SILVA (RA 8022243)

Licenciatura em Artes Visuais

ANTÔNIO FRANCISCO LISBOA: O ALEIJADINHO

Tutor: Prof. Wilton Luiz Duque Lyra

Claretiano - Centro Universitário

RONDONÓPOLIS

2021

CONTEXTUALIZAÇÃO/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Partindo do princípio de que a arte é indispensável na cultura de uma sociedade, a compreensão da história de vida e as obras de arte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é uma forma de dar continuidade nos ensinamentos desse mestre das artes barrocas. Esse artista e arquiteto teve uma forma única de criar suas esculturas, bem como na construção de igrejas.

O estudo se justifica pela importância do conhecimento de um dos principais artistas barrocos brasileiros, que é relevante para a formação de acadêmicos e profissionais das artes. Além disso, as obras de artes de Aleijadinho retratam o belo, informam, encantam e expressam, transmitindo fatos, pessoas, a sua época e histórias.  Para os olhos de quem aprecia, o que entende depende de seu conhecimento, da experiência, da disposição do momento, na imaginação e daquilo que o artista pretendeu mostrar.

Desta forma, é fundamental a compreensão do estilo barroco retratado nas obras de Aleijadinho e os principais materiais usados por esse artista. A problemática da pesquisa foi pautada no seguinte questionamento: qual a importância da vida e obras do artista barroco Aleijadinho para as artes brasileiras?

O objetivo principal foi compreender a história de vida e as artes criadas pelo artista barroco brasileiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho. Para isso, apresentou-se as características da vida de Aleijadinho desde o seu nascimento, origem e pessoas que lhe acompanharam no decorrer de suas criações artísticas; as principais criações artísticas, tanto as esculturas como as edificações localizadas em cidades de Minas Gerais; e o estilo barroco brasileiro de suas obras com os aspectos que são encontrados nas obras e estão eternizadas nas artes nacionais.  

O método de pesquisa foi uma revisão de literatura, em que se desenvolveu um levantamento de trabalhos científicos publicados entre 2003 e 2019; em idioma da Língua Portuguesa, Inglês e no Espanhol. Os autores foram procurados em livros e nas bases de dados como SCIELO, CNPQ e sites de faculdades; foram excluídos artigos com deficiência na descrição metodológica quanto à incompatibilidade com as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e que não eram estudos científicos.

JUSTIFICATIVA

Partindo do princípio de que a arte é indispensável na cultura de uma sociedade, a compreensão da história de vida e as obras de arte de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, é uma forma de dar continuidade nos ensinamentos desse mestre das artes barrocas. Esse artista e arquiteto teve uma forma única de criar suas esculturas, bem como na construção de igrejas.

Ao longo do tempo, a arte se manifestou de modos e finalidades diversas, dividindo-se em conceitos, tais como a pintura, literatura, música, escultura e a arquitetura.  Caracteriza-se em três elementos, sendo eles, o artista, o observador e a obra de arte. Através do conhecimento abstrato, concreto e individual, o artista cria suas obras transmitindo e expressando ideias com a intenção de encantar, e transmitir conhecimentos (FREITAS, 2013).

Considerada como mutável e dependente da cultura, sociedade e da época, a arte traz para o entorno da humanidade um conhecimento e uma riqueza sem igual, possuindo seus próprios valores morais, religiosos e artísticos. A arte e a cultura simbolizam mais do que uma característica essencial, é o elemento principal que difere uma nação de outra, passa a ser vista como algo extremamente prazerosa e estimuladora, expressando a liberdade, a criatividade, induzindo a oportunidade de exercitar a imaginação e a espontaneidade (GARCIA, 2012).  

O estudo se justifica pela importância do conhecimento dos principais artistas barrocos brasileiros, que é relevante para a formação de acadêmicos e profissionais das artes. Além disso, as artes retratam o belo, informam, encantam e expressam, transmitindo fatos, pessoas, épocas e histórias.  Para os olhos de quem aprecia, o que entende depende de seu conhecimento, da experiência, da disposição do momento, na imaginação e daquilo que o artista pretendeu mostrar. Por fim, a obra de arte com o objetivo simbólico manifesta a estética visual baseada na emoção de quem a cria.

OBJETIVOS

O objetivo principal será compreender a história de vida e as artes criadas pelo artista barroco brasileiro Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

Para isso, os objetivos específicos serão os seguintes:

  • Apresentar as características da vida de Aleijadinho dedes o seu nascimento, origem e pessoas que lhe acompanharam no decorrer de suas criações artísticas;
  • Abordar as principais criações artísticas, tanto as esculturas como as edificações localizadas em cidades de Minas Gerais;
  • Evidenciar o estilo barroco brasileiro de suas obras com os aspectos que são encontrados nas obras e estão eternizadas nas artes nacionais.  

METODOLOGIA

O estudo se caracterizará como uma pesquisa exploratória qualitativa, dado que investigará a respeito do tema, familiarizar-se-á com a história de vida, obras e o estilo barroco do artista brasileiro Aleijadinho. Tendo-se assim, o conhecimento das dimensões do estudo, e posteriormente, avançou-se sobre as particularidades deste universo, atendendo os objetivos propostos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (94.1 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com