TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Plano de Aula

Por:   •  17/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  642 Palavras (3 Páginas)  •  50 Visualizações

Página 1 de 3

PLANO DE AULA

IDENTIFICAÇÃO:

Turma:

Polo:

Disciplina: Arte

Ano/ série: 2022/ 1º Ano do Ensino Médio

Local: Escola Estadual Joaquim Corrêa

CONTEÚDO DA AULA:

Cultura Afro-brasileira

OBJETIVOS:

a) Proporcionar a compreensão e a aquisição das linguagens artísticas como: O teatro, a música, a dança, o desenho, a escultura, arquitetura e a pintura da cultura africana.

b) Conhecer e reconhecer o surgimento da arte Africana no Brasil

c) Possibilitar que o aluno se expresse através do desenho, música, do teatro, da dança e da pintura.

SÍNTESE DO ASSUNTO:

O conteúdo proposto nesse plano de aula busca pelo conhecimento sobre a arte na cultura africana e suas influências. Para Meira, Presto e Soter (2016, p.58): "Memórias, as experiências que vivemos no passado e aquelas vividas por nossos ancestrais que foram transmitidas de uma geração para outra podem ser ponto de partida para a produção artística contemporânea". Como as várias formas da Arte Africana a pintura foi usada para decorar as paredes dos palácios reais, celeiros e igrejas sagradas. Os padrões são muito diversos, desde formas geométricas básicas até reproduções de cenas de caça e guerra. Também é usado para organizar máscaras e enfeites corporais. No entanto, a forma de expressão mais importante na arte africana é a escultura. A madeira é um dos materiais preferidos. Ao utilizá-la, os escultores combinam outras técnicas (cestaria, pintura, colagem de tecidos). Essa abordagem demonstra ao aluno que não falamos apenas sobre racismo, mas, principalmente, sobre quem somos, sobre nosso povo, nossa história e sobre nossa ancestralidade. "A partir do autorreconhecimento do indivíduo como negro, do resgate das suas raízes culturais e da tomada de consciência histórica de como o racismo permeia a formação da sociedade brasileira, esse indivíduo consegue perceber a importância de engajar-se na luta pela equidade racial, o que inclui questões como direitos iguais no acesso à cultura e educação, oportunidades iguais no mercado de trabalho, o fim da violência cotidiana contra as populações negras, etc". https://mundoeducacao.uol.com.br/sociologia/consciencia-negra.htm.

DESENVOLVIMENTO DA AULA:

O início da aula se dará com a iniciação do conteúdo através de slide da fundamentação teórica da cultura Afro-brasileira e as formas da arte africana através da pintura das máscaras, da dança, da música, da arquitetura e da escultura no propósito de fazer os alunos refletirem e associarem os conceitos da arte e suas influências. Os alunos deverão identificar através de fotos elementos que compõem a manifestação popular: forma de dançar, instrumento musical e vestimentas e o professor irá

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (47.9 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com