TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Poder da Sabedoria

Por:   •  1/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.231 Palavras (9 Páginas)  •  137 Visualizações

Página 1 de 9

1 Reis 3:5-14

                                           A sabedoria que precisamos

Introdução: Após a morte de Davi, Salomão foi o sucessor de seu trono, para governar todo Israel, seja em Jerusalém e Judeia. Salomão era um grande homem de Deus, repleto de sabedoria, uma sabedoria que ninguém, no mundo inteiro foi revestido como ele, sabedoria que vinha de Deus e não dos homens. Era também o homem mais rico de todos os Reis sobre a Terra. Foi lhe dado e creditado tudo por Deus. Sem o Senhor nada ele conseguiria um homem com coração reto e de princípios. Conforme a promessa de Deus a Davi o sucessor viria do trono, e Davi o nomeou conforme a promessa.

1ponto

Humildade gera riquezas:

"O Senhor apareceu a Salomão num sonho, à noite, e lhe perguntou peça o que quiser, e eu lhe darei". Salomão estava diante da presença do Deus vivo, e poderia pedir qualquer coisa que ele quisesse.

Já pensou, se fosse você que tivesse na presença do Senhor, o que iria pedir? Um carro, ser rico, ter uma casa só minha, um namorado, um emprego, uma vida longa? kkkkkkkkkk

Não que sejam coisas ruins, mas vamos ver como Salomão apresentou seu pedido ao Senhor...

Diante disso tudo, antes de pedir qualquer coisa, Salomão reconheceu quem ele era diante do povo e diante de Deus, para depois apresentar seu pedido ao Senhor.

A humildade de Salomão diante das circunstâncias foi enorme ao ponto de agradar o coração do Senhor, ele admitiu sua pequinês a Deus e fez a escolha mais correta que poderia ser feita para si mesmo e para governar Israel. Admitiu ser mais um, como tantos outros, de um povo tão grande e pediu um coração cheio de discernimento; discernimento para fazer justiça, distinguir entre o bem e o mal.

Será que o que temos pedido a Deus realmente precisamos?

Se pedimos, pedimos com quais intenções?

O nível daquilo que pedimos para Deus, revela o tamanho da humildade que há dentro de nós!

Salomão pediu somente o necessário para o cargo que iria exercer de Rei e líder do povo; ele não pediu nem mais, nem menos! Só o necessário!!!

Temos que ser humildes em nossos pedidos ao Senhor, temos que analisar a nossa vida antes de pedirmos as coisas a Deus, porque, pode ser que ele te dê o que você não precisa quando pedir, para provar o seu coração e lhe mostrar que nem tudo você precisa, ai vem a dor e as consequências de se ter o que não precisa!

Entre um e outro, é muito melhor receber somente o necessário para viver!

Precisamos entender que não é o que pedimos, mais é o que move o nosso coração a pedir as coisas para Deus. Precisamos sempre nos autoanalisar para que antes de pedirmos qualquer coisa para Deus. Se talvez ele esteja esperando que venhamos a pedir que ele mude o nosso coração, que ele renove a nossa mente, que ele nos convença de certas condutas que não estão o agradando, para que possamos ser mais parecidos com Jesus.

Tudo que pedimos iremos receber, se estivermos vivendo de acordo com a vontade do Senhor. Praticando seus princípios, mandamento e ordenanças!

Como está escrito em João 15:7: Se vocês permanecerem em mim, e as minhas palavras permanecerem em vocês, pedirão o que quiserem, e lhes será concedido.

2ponto

Agradando a Deus, somos recompensados por Ele:

Imagina: se você pede algo pra Deus e ele dá o que você pediu e muito mais do que você precisava, apenas porque você fez a escolha certa? kkkkkkkkkkkkkkk

Você pede sabedoria, e recebe a sabedoria que nem um homem da Terra possui e junto com isso Deus te dá riquezas, carro, emprego, namorado(a), casa e muito mais sem você nem ter pedido...kkkkkkk

Todas essas coisas são importantes sim, mas Salomão foi ungido com a sabedoria do Senhor, onde é mais importante do que qualquer riqueza que esse mundo tem para oferecer, qualquer coisa que Deus deu a Salomão não se comparava com o discernimento para fazer justiça (A sabedoria).  

E junto disso no versículo 14, Deus diz Salomão o seguinte: E, se você andar nos meus caminhos e obedecer aos meus decretos e aos meus mandamentos, como o seu pai Davi, eu prolongarei a sua vida".

Imagina agora: viver bastante nessa Terra, ver seus filhos crescerem... seus netinhos crescerem... seus bisnetos crescerem... e ainda ter sabedoria e riquezas...kkkkkk

Mas para isso precisamos honrar a Deus obedecendo todos os seus decretos, mandamentos e princípios!

Salomão fez o pedido movido pela fé que tinha no Senhor, e de que ele sem discernimento não seria capaz de governar um povo tão grande e numeroso e seria como tantos outros Reis que se levantaram, mas não prosperaram e nem fizeram seu povo prosperar.

Ele tinha a fé firme e fundamentada e sabia que aquele povo, era povo escolhido de Deus e não tratava o povo como dele.

Lá em Hebreu 11:6 vemos que somente através da fé podemos agradar a Deus! Quando agradamos ao Senhor através de nossas obras, caráter e conduta ele nos recompensa.

Porque fazemos tudo, como quem faz ao Senhor!!!

Nós precisamos exercer a nossa fé, praticar a nossa fé e persistir na nossa fé!

Lá em Marcos 11:24 temos uma frase que o Senhor Jesus nos diz bem assim: Portanto, vos afirmo: Tudo quanto em oração pedirdes, tenhais fé que já o recebestes, e assim vos sucederá. É através dela irmãos que vamos agradar a Deus, que vamos estar calmos no meio da tribulação, o mundo pode estar acabando mas nós estamos em paz pois confiamos no Senhor, acreditamos nele! E Deus não se agrada em quem não tem fé!

Está escrito lá em Hebreus 10:38: Mas o meu justo viverá pela fé. E, se retroceder, não me agradarei dele".

Você quer agradar a Deus? Tenha fé nele !! Tenha fé que ele pode e vai te dar tudo que você precisa no devido tempo, e que ele vê sua angustia e sofrimento e nada passará despercebido diante dos seus olhos!

Você tem pedido o que a Deus ultimamente?

Aquilo que você tem pedido a Deus, pediu com a motivação certa?

3ponto

Sabedoria, um dos atributos de Deus e o (próprio Cristo):

Em 1 Reis 3:11-13 diz assim: Por isso Deus lhe disse: "Já que você pediu isto e não uma vida longa nem riqueza, nem pediu a morte dos seus inimigos, mas discernimento para ministrar a justiça, farei o que você pediu. Eu lhe darei um coração sábio e capaz de discernir, de modo que nunca houve nem haverá ninguém como você. Também lhe darei o que você não pediu: riquezas e fama; de forma que não haverá rei igual a você durante toda a sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.8 Kb)   pdf (66.3 Kb)   docx (217.5 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com