TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto Inclusão

Por:   •  13/7/2017  •  Trabalho acadêmico  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução
O material educativo
“Inclusão: Construindo Didáticas, Reconstruindo Conceitos” tem como objetivo trazer uma proposta inovadora de trabalhar com alunos especiais nas aulas de artes, voltado para a discussão da arte inclusiva. A pesquisa sobre inclusão nas escolas surgiu através das dificuldades que enfrentamos durante nossas experiências como arte-educadoras e nos estágios realizados durante os semestres anteriores, pois notamos o problema que se tem para encontrar materiais didáticos que possam ser aplicados nas aulas. Muitos questionamentos surgiram do embate com a realidade escolar: por que os alunos com diferentes tipos de deficiência são excluídos durante as aulas, não participando das atividades propostas? Os professores não querem incluir ou não possuem materiais apropriados para isso? Dentro desses questionamentos, pretendemos levar em conta que a formação dos profissionais em licenciatura frequentemente não oferece essa base teórica, assim como um ensino especializado para os professores saberem lidar e trabalhar com esses alunos especiais.

Dentro deste desafio que se coloca no contexto educacional de hoje, o material educativo tem como objetivo ser flexível e trabalhar com os cinco sentidos (paladar, visão, tato, olfato e audição) desenvolvendo assim a coordenação motora, participação nas atividades sociais, interpretação e compartilhamento de emoções e intenções artísticas, levando em consideração experiências diversas propostas pelo educador para as salas como um todo.

Desta forma o material apresenta planos educativos a partir dos quais o professor possa aplicar as atividades sugeridas, fazendo as adaptações segundo sua necessidade e criatividade, para uma classe comum, que tenha ou não a presença de alunos com necessidades especiais.

Dentro de todas essas propostas mencionadas acima, nós, alunas da Pontifica Universidade Católica de Campinas, que cursamos o 7º de Licenciatura em Artes Visuais, gostaríamos de aplicar algumas atividades presentes em nosso material, para fim de consolidarmos esse projeto, colocando em pratica e avaliando o que precisa ser melhorado, e o que realmente funciona em cada exercício.

Abaixo as atividades que pretendemos aplicar:

  1. TRILHA SENSITIVA

Sobre a Atividade:

Nessa atividade o objetivo é trabalhar e aguçar os sentidos, melhorando a percepção espacial de cada aluno a partir da experiência sensitiva.

Materiais:

  • Materiais diversos que agucem os sentidos, que tenham formas, aromas (sabonetes, essências, café, entre outros) pesos e relevos distintos, também materiais que produzam sons, como chocalho.
  •  Vendas.

Atividade: 

Utilizando de materiais que provoquem os sentidos do tato, olfato e audição, como plástico bolha, cascalho, areia, papéis, madeira, grama, etc., a ideia é provocar reações e estimular os sentidos dos alunos. O professor pode dispor os materiais pela sala, criando um trajeto sensorial. Os alunos podem formar uma fila, para que cada um entre na sala de forma organizada. Com os olhos vendados serão convidados a apalpar e analisar os objetos e texturas, sentindo a diferença de cada um.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (81.7 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com