TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto de Artes

Por:   •  26/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  667 Palavras (3 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 3

FACULDADE PITÁGORAS DE LINHARES

CURSO SUPERIOR DE PEDAGIOGIA

MÚSICA E EXPRESSÃO

LINHARES

2013

Música e Expressão

Tema

 “Projeto Música e Expressão”

Justificativa

A música esta presente na história de todos os povos, desde a pré-história até os dias atuais, tem um papel importante na socialização das pessoas e na formação cultural, já que desde muito cedo os indivíduos vivenciam experiências com a música.

Assim considerando a necessidade de novas atividades no âmbito escolar que busque melhorias no desenvolvimento pleno das crianças, desenvolver atividades educativas com a finalidade de possibilitar o desenvolvimento da sensibilidade, percepção auditiva, sociabilidade, autoestima, concentração, raciocínio e trabalho com emoções, representa um caminho importante para a formação do aluno.

Objetivo Geral

Contribuir para o desenvolvimento da socialização, sensibilidade, percepção auditiva, autoestima, concentração, raciocínio e trabalho com emoções,atenção e criatividade, por meio da música Aquarelados compositores: Toquinho, Vinicius de Morais, G. Morra, M. Frabrizio.

Objetivo Específico

  • Realizar uma roda de conversa com os alunos,para saber se gostam de ouvir música, e quais elas mais ouvem.
  • Falar previamente sobre a história e importância da música.
  • Ouvir a música “Aquarela”.
  • Organizar grupos, para que os alunos interprete a música.
  • Representar a música através de desenhos feitos com a técnica de recorte e colagem, utilizando diferentes materiais.
  • Cantar a música
  • Realizar novamente uma roda de conversa.
  • Representação da música “Aquarela”.

Metodologia

Foi desenvolvido o Projeto “Música e expressão”, com uma turma de 5 anos, sendo aplicadas em 08 momentos, onde será trabalhado atividades de música, para que beneficie as crianças para o seu desenvolvimento pleno das crianças.

Desenvolvimento

1ª Momento

Apresentação das responsáveis pelo projeto, e apresentação de cada aluno, por meio de uma conversa com a turma de cinco anos.

2ª Momento

Realização de uma roda de conversa, onde faremos perguntas aos alunos, “Se gostam de música? Se a música está presente em seu cotidiano? Quais ritmos de musicais gostam de ouvir?”, e estaremos fazendo anotações sobre o que foi discutido no momento em que estavam expondo seus conhecimentos sobre o assunto.

3ª Momento

Uma aula teórica sobre o conceito, história, importância da música,e a evolução dos instrumentos musicais mais utilizados, por meio de slides com figuras,mostrar também um vídeo com sons de vários instrumentos musicais, neste momento estaremos também abrindo espaço para os alunos tirem suas dúvidas,perguntando a eles se conhecem a música Aquarela a qual estaremos trabalhando no projeto.

4ª Momento

Colocar a música para tocar no rádio, para que os alunos a apreciem atentamente, logo após organizaremos grupos para que os alunos troquem informações. E com a música tocando, individualmente cada aluno interpretará ela, através de desenhos feitos com recortes e colagem de revistas e jornais, ou se preferirem desenhar em papel A4 com lápis de cor, giz de cera,  ou colagem com EVA, e a todo o momento estaremos passando no grupo, auxiliando e tirando as dúvidas.

5ª Momento

Neste momento organizaremos os alunos para a confecção de um varal colando os desenhos feitos no papel A4 , em um barbante, logo após colocaremos o varal exposto no corredor das salas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (79.6 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com