TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Arte em Papel

Por:   •  9/3/2021  •  Projeto de pesquisa  •  1.823 Palavras (8 Páginas)  •  620 Visualizações

Página 1 de 8

EMEII PROFª

PROJETO ARTE COM PAPÉIS

MATERNAL II

Professoras

Coordenadora:

Diretora:

SUMÁRIO

1 Introdução_________________________________________________________3

2 Objetivo___________________________________________________________4

2.1 Objetivo geral_____________________________________________________4

2.2 Objetivo específico_________________________________________________4

3 Metodologia________________________________________________________5

3.1 Recursos_________________________________________________________9

4 Justificativa_________________________________________________________10

5 Avaliação  __________________________________________________________10

Referências Bibliográficas _______________________________________________10

1 Introdução

Neste projeto direcionamos a importância da brincadeira com diversos papéis para o desenvolvimento infantil, trabalhando para construir seu conhecimento com interesse pela aprendizagem, de forma prazerosa.

A brincadeira está inserida na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo um dos seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento da criança: 1. conviver, 2. brincar, 3. participar, 4. explorar, 5. expressar e 6. conhecer-se.

A partir dos seis direitos, a BNCC estabeleceu também os campos de experiência, fundamentais para que a criança possa aprender e se desenvolver:

O eu, o outro e o nós;

Corpo, gestos e movimentos;

Traços, sons, cores e formas;

Escuta, fala, pensamento e imaginação;

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

A brincadeira é, portanto, uma parte fundamental da aprendizagem e desenvolvimento da criança, momento em que ela exercita todos os seus direitos e estabelece contato com os campos de experiência, como protagonista de seu desenvolvimento.

Arte com papéis é um processo de desenvolvimento para o aluno na construção do conhecimento com o objetivo de despertar, desenvolver e contribuir para sua capacidade de criação e expressão artística. Diversos papéis podem ser utilizados em vários momentos do processo de ensino-aprendizagem, sendo de grande importância na busca do conhecimento, permitindo avanços no desenvolvimento lúdico, criativo, emotivo e cognitivo.

O uso do papel no processo de ensino apresenta-se como instrumental metodológico e pedagógico de significativa importância, pois além das vantagens já colocadas, traz a sua natureza e caráter, a interdisciplinaridade com a qual se dinamiza todo o processo de ensino-aprendizagem.

O objetivo de rasgar ou amassar a folha de uma revista, ou jornal, uma folha de sulfite, é estimular a coordenação motora fina e o domínio do movimento de pinça. É na educação infantil que os alunos adquirem a capacidade e a habilidade de segurar e rasgar com firmeza, em atividades direcionadas e rotineiras.

Também trabalha-se com a rasgadura, a percepção sensorial e a concentração, o objetivo é o desenvolver de sua curiosidade, o aprimorar e o adquirir novas habilidades, trabalhando a coordenação motora fina e grossa, além do raciocínio e o movimento de pinça, ou a preensão manual dos objetos.

2 OBJETIVOS

  • Integrar e motivar as crianças através da utilização de diversos tipos de papéis;
  • Desenvolver a oralidade e a coordenação motora através de dobraduras e recortes;
  • Explorar cores e texturas e variedades de papéis;
  • Contribuir para a criação de valores humanos, utilizando como instrumento as diversas modalidades da milenar arte em papel.
  • Um simples pedaço de papel pode se transformar em coisas maravilhosas, até mesmo em verdadeiras obras de arte, trabalhando a criatividade, a coordenação motora. São montados a partir de cortes, dobras e encaixes de papel, mantendo a originalidade de um trabalho artesanal que exige muita precisão e capricho. 
  • Manipulação de revistas (folhear, rasgar o papel, amassar, enfim… brincadeiras que auxiliem manipulação motora).

2.1 Objetivo Geral

Levar para a criança a oportunidade de conhecer a importância da arte em sua vida como um todo, apresentando práticas racionais de uso de materiais que não agridam o meio ambiente, descartando materiais tóxicos (EVA) nas atividades pedagógicas.

Criar formas de incentivo proporcionando à criança descobertas através da arte, sanando dificuldades sociais, emocionais e motoras. Validar a arte da criança as suas escolhas, sua maneira de se expressar, assim possibilitando conhecer a visão de mundo da criança, suas experiências e imaginação.

Assim, a imaginação da criança poderá ser ampliada ou restrita, isso tudo irá depender do que é disponibilizado aos alunos em questão.

2.2 Objetivo específico

Conhecer e adotar prática de uso racional dos recursos naturais no dia a dia através da arte.

Criar condições de economia reaproveitando materiais como papeis usados.

Inserir papéis novos e usados, incentivando o hábito do desenho, recorte, colagem, rasgadura, pintura, entre outros. Estimular o gosto pela arte, incentivar o desenvolvimento cognitivo motor, desenvolver a curiosidade da criança, despertando o interesse pela arte como fonte de prazer, entretenimento e conhecimento sociocultural.

Promover o conhecimento de materiais diversos como papéis e outros. Conhecer novas técnicas de expressão, mostrar a relação entre o desenho e seus primeiros rabiscos e ajudar a criança a expressar suas emoções da arte.

3 METODOLOGIA

  • Desenho livre;
  • Cartazes;
  • Observação de figuras;
  • Releitura de obras;
  • Mosaico;
  • Autorretrato;
  • Recorte e colagem;
  • Pintura;
  • Rasgadura;
  • Amassar;
  • Esta atividade ajuda a criança a controlar melhor sua ação motora para poder rasgar e amassar direito e com limites, ajuda ela a manipular materiais para transformá-los em novos materiais estimulando a criatividade, a percepção visual, a atenção sustentada para persistir na atividade até concluí-la, reduzir movimentos inúteis ou desestabilizadores para fazer direito a atividades, etc. Além disto, manipular este tipo de material deixa a criança mais íntima e familiarizada com letras, números e material impresso.
  • Dobraduras simples.
  • As dobraduras estimulam noção de proporção, espaço, linearidade na ação motora, criatividade, atenção seletiva e sustentada e memorização de formas e sequências. Dependendo do material que será dobrado, ajuda a criança a usar sua força de acordo com a resistência do material.

Enfim, estas brincadeiras devem ser realizadas em casa e na escola a fim de sejam amplamente desenvolvidas pela criança antes que ela chegue na fase de alfabetização. Além disto, engajam os pais a participarem de meios lúdicos junto aos seus filhos aprofundando as relações afetivas e conhecimento espontâneo acerca do que seu filho gosta e de como ele reage a desafios e erros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.1 Kb)   pdf (93.6 Kb)   docx (18.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com