TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Projeto e Destino

Por:   •  18/9/2019  •  Seminário  •  352 Palavras (2 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 2

O DESENHO INDUSTRIAL – 115-125 (1955)

Diferenciação entre arte pura e arte aplica a partir do exemplo do busto e do capacete.

Arte pura transmite imagem do mundo, enquanto arte aplicada transmite valores internos e funções da sociedade. A ideia do belo passou a se conectar ao fazer e não mais ao comtemplar, implicando um mudança no paradigma social da arte: na contemplação, o homem estava separado do objeto; no fazer, suas ações são determinadas e determinantes.

História da transformação ideológica: reconstruir a moralidade das antigas comunidades de artificies, exaltando a obra de artesanato contra a falta de qualidade estética dos primeiros produtos industriais (Ruskin e Morris). Logo essa tese é contestada na medida em que os processos mecânicos em serie são capazes de produzir valores estéticos em um movimento dinâmico de direção tanto da arte quanto a indústria, quanto da indústria a arte – embora o ultimo seja considerado empresarial e classista.

Três fases do industrialismo moderno:

1. Repetição moderna: despersonalização do artesanato, reação do socialismo utópico de Morris

2. Caráter racional: belo ao pratico no segundo pós guerra, só existe processos mecânicos racionais e científicos

3. Orgânica: extensão dos limites do racional, transformação das ideias de ciência

O projeto, ou o Desenho industrial, definem em relação a função, a qualidade estética do produto. Na atual condição cultural, não pode haver um bom projeto que não decorra da intuição ou invenção, processo característico dos artistas.

As ideias surgem da experiência que amadurece no âmbito social e produtivo da empresa. Por isso, o desenho industrial não pode ser uma atividade estranha a organização produtiva, mas sim, integra as equipes de trabalho (team work).

A função do idealizador de formas consiste antes em deduzir do que inventar, não se limita a projetar o objeto, mas compreende um conjunto de exigências técnicas e práticas do meio circundantes: da arquitetura da fábrica à apresentação do produto. A tarefa criativa é simplificação e qualificação da existência. É mais belo quanto menos for arbitrário, inventado. A determinação de um ritmo estético e ao mesmo tempo econômico dos atos da vida cotidiana. (p.123)

Elevar o estilo da arte a um estilo de vida, reconstituindo o papel da força diretriz da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (30.1 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com