TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que o Acidente Automobilístico Provocou em Armando Volta

Por:   •  28/11/2022  •  Seminário  •  401 Palavras (2 Páginas)  •  55 Visualizações

Página 1 de 2

EXPLICAÇÃO DO RAIO X

O que o acidente automobilístico provocou em Armando Volta:

Em 2020, quando Armando, retornava de uma reunião de trabalho na empresa em que ele trabalhava, no meio do caminho, sofreu um grave acidente de carro, onde seu carro veio a capotar varias vezes na estrada. O trauma na região lombar, provocou a Espondilolistese.

A espondilolistese é o deslocamento da vertebral, fazendo com que uma das vértebras da coluna deslize sobre a outra, caracterizando a perda do alinhamento da coluna. No caso do aluno Armando, a espondilolistese ocorreu na colona lombar entre a L4-L5, o que isso significa é que a 4° vertebra lombar deslizou-se para frente (anterolistese), em relação a 5° vertebra lombar.

Armando foi submetido a procedimento cirúrgico, onde foi colocado entre a L4-L5 parafusos pediculares, que são dispositivos de fixação ortopédica utilizados em tratamento e deformidades vertebrais, e esses dispositivos tem como finalidade, estabilizar e alinhar a coluna lombar.

Recuperação pós-cirúrgica

O período de recuperação pós-cirúrgico de Armando, o médico prescreveu medicamentos e relaxantes musculares para aliviar as dores na região lombar e a sua recuperação envolveu repouso, fisioterapia e administração de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos para garantir o sucesso do procedimento. Foram necessários três a quatro meses para recuperação integral após a cirurgia na coluna.

Durante esse período, cuidados especiais foram realizados para evitar complicações, como utilizar almofadas atrás das costas ao sentar, fazer compressas para reduzir as dores, evitar carregar peso, evitar ficar mais de uma hora na mesma posição, seja em pé ou sentado. Após o período pós-operatório de 3 a 4 meses, o médico liberou Armando para práticas de exercícios físicos.

[pic 1][pic 2][pic 3]

[pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

Posicionamento Radiográfico do Paciente:

Na figura 01, foi detectado através do RAIO-X,  a espondilolistese entre as vertebras L4-L5”, que significa que devido a pancada, houve um deslizamento da 4º vértebra lombar em relação a 5º vértebra lombar. Na figura 02, o paciente se encontra em decúbito lateral (deitado de lado), para bater o RAIO-X. Armando está posicionado de modo que a transição lombo sacra fique sobre a LCM, o membro superior mais próximo do filme sob a cabeça e o paciente pode segurar a extremidade superior da mesa, e estar com as pernas fletidas (flexionadas). Na figura 03, foi feita a intervenção cirúrgica com redução da espondilolistese com a colocação dos parafusos pediculares e o espaçador entre as vértebras

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (205.1 Kb)   docx (152.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com