TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SER HUMANO EVOLUÇÃO E QUEDA, O DONO DA RAZÃO

Por:   •  21/8/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.346 Palavras (10 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 10

INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE GOIÁS

DEPARTAMENTO DE ÁREAS ACADÊMICAS

CÂMPUS APARECIDA DE GOIÂNIA

LICENCIATURA EM DANÇA

ANDRÉ CORRÊA MIRANDA

PROJETO DE PESQUISA

O SER HUMANO EVOLUÇÃO E QUEDA, O DONO DA RAZÃO.

APARECIDA DE GOIÂNIA

2015

ANDRÉ CORRÊA MIRANDA

PROJETO DE PESQUISA

O SER HUMANO EVOLUÇÃO E QUEDA, O DONO DA RAZÃO.

Projeto de pesquisa elaborado para fins de avaliação parcial da disciplina Estudos do Movimento e Práticas Corporais III, Professora: Giovana Souza

        

APARECIDA DE GOIÂNIA

2016

SUMÁRIO

1. DELIMITAÇÃO DO TEMA.......................................................................04

2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA..................................................................04

3. JUSTIFICATIVA E REFERENCIAL TEÓRICO.........................................04

4. OBJETIVOS .......................................................................................... 06

        4.1. Objetivo Geral .............................................................................. 06

        4.2. Objetivos Específicos .................................................................. 06

5. METODOLOGIA......................................................................................06

        5.1. Procedimentos Metodológicos  .................................................... 08

        5.2. Materiais .....................................................................................  10

6. CRONOGRAMA...................................................................................... 10

REFERÊNCIAS .......................................................................................... 11


  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto de pesquisa tem como tema a experiência estética com a criação coreográfica “in solo” a partir da percepção do corpo no ambiente externo e em seu próprio interior: uma proposta de conscientização da sensibilidade humana. Tal pesquisa desenvolve-se no âmbito empírico com o intuito de compreender as emoções, ideias e juízos que são despertados ao se observar exercícios propostos, ou seja, neste caso, um texto coreográfico executado apenas por uma pessoa, bem comouma composição estética dos movimentos corporais, cuja origem se dá quando surge a necessidade de apresentar uma ideia ou sentimento a um público, através de movimentos corporais expressivos.

A proposta de se observar o questionamento do ser humano com sua própria consciência, onde o homem se apossa do habitat natural do animal, que é expulso do seu habitat pela condição da evolução da inteligência humana, que é responsável pelo aumento do crescimento urbano. As cidades crescem e vão excluindo a natureza do seu verdadeiro mundo, comprimindo em efeito “sanfona”, formando um aperto onde não cabem todos e tentam voltar, mas o homem repele qualquer tipo de revolta ou ação animal. Eis que o verdadeiro animal se apossa do homem tornando-o refém desse ser irracional. Agora o racional é dominado pelo irracional onde as pessoas se autodestroem. O homem tenta se livrar desse animal que sobrevive em seu interior. Ao mesmo tempo em que se relaciona com o homem, o animal também ama, assim como o um simples cão, que demonstra o seu amor pelo seu dono. Dono? Quem é dono de quem? Quem nos deu esse direito? Quem é o responsável pela irracionalidade, é o racional ou o irracional que não possui a evolução? O homem evoluiu em sua razão, mas deixa ser dominado pelo irracional que o transforma no mais bruto dos animais irracionais. Esta é a tentativa humana: se livrar dos animais em seu ambiente externo e se manter em seu interior a eliminação de qualquer vínculo com o ser irracional. E por esse caminho vai trilhando até a sua morte. Passa de pai para filho. É uma herança que passa de DNA em DNA, como cópia fiel do seu antepassado. Alguns, com respeito a essas criaturas irracionais, segue o fluxo da vida sem interceptar a vida alheia, deixando-os livre para viver o que a natureza lhes reservou. Este conflito será expresso através de uma dança solo, onde a ideia é mostrar que o homem poderia ter evoluído sem ser irracional, apenas usufruir dos seus limites de proteção à vida, sem se tornar um perigo para a vida no planeta. Que ele mesmo destrói e extermina, ou seja, sua própria queda.

Um novo olhar de conscientização de como essa busca do infinito interior e a busca do infinito exterior pelo homem onde se encontra conflitos de sentidos. Controlar essa ânsia de querer saber de onde veio e para onde vai possa mudar o homem conscientizando-o de sua importância e mudar seu comportamento a partir da percepção de sua existência pode ser um dos caminhos para se aventurar na busca do ser racional e irracional.

2. DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

Dessa forma o presente projeto de pesquisa se dedica a investigar como a experiência estética com a criação coreográfica pode contribuir com uma melhor conscientização para a descoberta de si mesmo. É, também, mais importante se pensar nos motivos da valorização e assimilação concreta de suas ações internas e externas, de modo que se possa sentir essa realidade, desenvolvendo a capacidade crítica do indivíduo ao fazê-lo pensar sobre qual direção tomar, se haverá mudanças ao se perceber que quanto mais a humanidade evolui em sua razão, mais ela se torna irracional.

3. JUSTIFICATIVAE REFERENCIAL TEÓRICO

        O homem tenta descobrir, tudo sobre o seu interior, psicologicamente e biologicamente. Pesquisa a filosofia, psicologia e as ciências de uma forma geral tentando achar a resposta para o início de tudo. Buscar ter conhecimento de sua própria existência faz com que o ser humano se perceba e viva os seus limites ou mergulhe de vez em quando fora dos seus limites inexplicáveis que chamamos de virtuosismo. A busca do que não se sabe no universo interior ao corpo e o universo exterior, assim como: a busca do espaço sideral, onde novas vias lácteas são descobertas. Percebe-se como é grande e extenso esse universo sem fim. Assim é o ser humano, infinito para dentro e para fora.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.7 Kb)   pdf (213.9 Kb)   docx (20.7 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com