TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO

Por:   •  2/10/2022  •  Resenha  •  655 Palavras (3 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 3

 

 

[pic 1]

                    INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DE BRASÍLIA - IESB

                   GENEVIEVE                

                     

                               SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO

Brasília

2022

 

 

 

Sonho de uma noite de verão

 

 William Shakespeare escreveu, no final do século XVI, a peça Sonho de uma noite de verão, é uma história romântica e com vários elementos cômicos em uma mistura de realidade com fantasia.

A história se passa na Grécia antiga e mítica, há, portanto, o reino dos humanos, habitado pelos homens, governado por Teseu e o reino místico nas florestas/bosques governado por Oberon, rei das fadas e dos duendes e Titânia, rainha das fadas e dos duendes.

O enredo conta a tumultuada vida amorosa de diversos personagens: Lisandro ama Hérmia que ama Lisandro e é amada por Demétrio, que é amado por Helena. Na floresta Oberon, o rei das fadas está em atrito com sua esposa.

          Logo no início da história o pai de Hérmia quer que ela case com Demétrio, Hérmia decide fugir com seu amado, Lisandro, de Atenas pois havia uma lei ateniense na qual seu pai poderia matá-la se caso ela se recusasse a se casar com o homem que ele designou. Como na Grécia antiga cada cidade tinha suas próprias leis casando em outra cidade a lei em questão não poderia ser aplicada e Hérmia seria salva da morte certeira. Os dois marcam um encontro no bosque/floresta. Só que o lugar é povoado por duendes, elfos e fadas que usam magias para confundir os casais apaixonados. Helena e Demétrio também vão parar lá e em uma incomum e mágica noite de verão os quatro jovens apaixonados encontram-se e desencontram-se e vivem momentos únicos.

         

            É uma ótima escolha para os iniciantes em Shakespeare porque mesmo carregado da linguagem “Shakespeariana”, o texto é muito leve e hilário, pra quem sempre associa Shakespeare a tragédia, certamente vai se surpreender com essa comédia espetacular e fantástica.

Mais tolos se tornam humanos quando se apaixonam. Encantados por uma porção do  amor ficam “cegos” pela paixão avassaladora, é como se aventurar floresta densa à noite, ao decorrer da história descobrir como uma paixão eterna pode ser volúvel.

Mas apaixonar não é privilégio (ou maldição) de tolos mortais: até Titânia, orgulhosa rainha das fadas, pôde experenciar se apaixonar loucamente por um ator silencioso que com cabeça de burro.

A história de Shakespeare retrata de forma cômica as paixões ardentes em

 oposição ao amor verdadeiro. Em um dos trechos da peça Helena diz “as pessoas apaixonadas veem o que imaginam, não o que seus olhos enxergam e, portanto, o Cupido alado é pintado com vendas nos olhos”. A paixão por muitas das vezes é feita de idealizações ilógicas.

      Além do caráter romântico ao decorrer da história ela fica cada vez mais hilária com os conflitos e confusões, o caráter onírico da obra contribui bastante para isso também além de nos dar a sensação de que tudo pode acontecer até mesmo o mais absurdo. Mais que um espetáculo de comédia romântica, ele é profundo e envolvente. Eu gostei muito do fato que as criaturas fantásticas que fazem parte desse enredo, são imperfeitas, com sentimentos humanos, como inveja e ciúmes. A cada ato utilizado na linguagem teatral acompanha uma narrativa digna de Shakespeare, com as personagens marcantes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (85.9 Kb)   docx (295 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com