TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O filme "Tropical Dreams"

Seminário: O filme "Tropical Dreams". Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/12/2014  •  Seminário  •  336 Palavras (2 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 2

O filme “sonhos tropicais” inicia com a chegada de Esther ao Rio de Janeiro, uma jovem judia vinda da Polônia com a promessa de se casar, mas quando chega ao Rio de Janeiro é obrigada a trabalhar como prostituta em um bordel na cidade. O filme aborda também sobre Paris Oswaldo Cruz pesquisador e médico sanitarista, em 1899, após alguns anos estudando no Instituto Pasteur, cheio de sonhos de transformar a saúde pública do país. O filme narra a trajetória do maior médico sanitarista brasileiro o qual além de contribuir para o controle de doenças endêmicas do Rio de janeiro na época, esteve envolvido em estratégias e laços políticos daquele tempo.

O filme destaca muito bem o cenário carioca dessa época, principalmente na questão que mostra as várias doenças que assolavam a população da cidade.

A situação do Rio de Janeiro, no início do século XX, era precária. A população sofria com a falta deum sistema eficiente de saneamento básico. Este fato desencadeava constantes epidemias, entre elas, febre amarela, peste bubônica e varíola. A população de baixa renda, que morava em habitações precárias, era a principal vítima deste contexto. Preocupado com esta situação, o então presidente Rodrigues Alves colocou em prática um projeto de saneamento básico e reurbanização do centro da cidade. O médico e sanitarista Oswaldo Cruz foram designados pelo presidente para ser o chefe do Departamento Nacional de Saúde Pública, com o objetivo de melhorar as condições sanitárias da cidade. A campanha de vacinação obrigatória é colocada em prática em novembro de 1904. Embora seu objetivo fosse positivo, ela foi aplicada de forma autoritária e violenta. Em alguns casos, os agentes sanitários invadiam a casas das pessoas, para lhes darem à vacina a força.

Contudo a população ficou revoltada e acabaram fazendo uma manifestação para que as vacinas fossem proibidas, pois começaram rolar fofocas que o povo estava morrendo pela vacina.

a população ficou revoltada e acabaram fazendo uma manifestação para que as vacinas fossem proibidas, pois começaram rolar fofocas que o povo estava morrendo pela vacina.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com