TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O poder invisível da música no cinema

Por:   •  6/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  986 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

O Poder Invisível da Música no Cinema

Música, Arte e Multimédia


        A música nem sempre esteve incluída no cinema, sendo que inicialmente os filmes eram mudos pois o cinema começou com uma sequência de imagens estáticas em movimento. Só mais tarde, na tentativa de encobrir o ruído do projetor, foi introduzida a música no acompanhamento das imagens do filme e rapidamente se descobriu o impacto que esta tinha para com as imagens mudas.

        A música fílmica é fundamental num filme pois consegue transmitir emoções e sensações ao espetador através do som fílmico, que é composto por música, diálogo e ruídos sonoros. Habitualmente, o conjunto musical de um filme define-se por banda sonora, mas os musicólogos Aumont e Marie repensaram o conceito pelo que definiram como banda de som, o conjunto de sons do filme e por banda musical, os sons efetivamente musicais. No entanto os diálogos de um filme podem ser cantados ou a própria música incluir ruídos.

        A música fílmica e os restantes sons podem ser intradiegéticos, se uma personagem do filme ouvir um concerto, rádio ou tocar alguma peça musical e extradiegéticos, se a música for sobreposta ao filme não fazendo parte da história, com o intuito de criar certo ambiente. A música fílmica pode igualmente ser considerada incidental, quando é usada propositadamente acompanhando passo a passo a ação retratada e pode ainda incluir músicas já existentes, o que se considera uma prática frequentemente criticada mas ao mesmo tempo pode significar uma homenagem às peças originais.

        A música desempenha funções vitais para a construção do sentido, não existindo num filme ao acaso. O registo sonoro “é uma das partes mais importantes do desenho estético global do filme”, assim, pressupõe-se que a sua principal função é de adicionar impacto. A música permite-nos atingir uma dimensão subjetiva e emoção que não é tão bem demostrada nas imagens e este facto demostra-nos a função de realismo mas a mais forte e inquestionável função da música fílmica trata-se da função emotiva pois esta envolve-nos a um nível não consciente e leva-nos a entrar dentro da história e relacionar a mesma com sensações nossas. A função narrativa ajuda a contar a história e é esta, juntamente com os sons, que vão temporalizar as imagens de três modos sendo eles a animação temporal, que caracteriza o ritmo da cena, a linearização temporal que alinha os planos e a dramatização, que cria sensação de expectativa através de sons suaves, fortes e de altas frequências, as quais vão manter o espetador mais alerta.

        A música desempenha um importante papel representativo, pois permite a significação às imagens, personagens e eventos que apresenta e mesmo não podendo comunicar diretamente como o diálogo, fornece subtileza que este sozinho não consegue. As pessoas interpretam a música de forma semelhante pois são-lhe associadas emoções idênticas.

        Não se pode atribuir um conceito à música devido à sua complexidade, mas pode-se confirmar que esta causa um grande impacto na capacidade de ler o filme, assim como nos ajuda a situar acontecimentos e diz-nos o que pensar e sentir perante as imagens que observamos.

         Ignorar a música é ignorar uma poderosa parte do cinema.

Análise Interdisciplinar

A música de cinema existe porque o cinema precisa dela, pois a música expressa a vida e não pode haver vida sem música.

A música num filme não é de fácil análise.

Enquanto código, a música é analógica, porque ao contrário do código digital onde as unidades estão claramente separadas, o código analógico funciona numa escala contínua.

Os códigos analógicos são os mais difíceis de compreender porque as unidades não se distinguem claramente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (66 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com