TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Origens das Danças Tradicionais Gaúchas - incompleto

Por:   •  8/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

Origens das Danças Tradicionais Gaúchas - Incompleto

Anu

Dança que na parte dos sapateios e sarandeios apresenta algumas características do ciclo do fandango, expressando toda a habilidade e teatralidade dos peões com sapateios vivos e algo pantomímicos. As prendas, por sua vez, limitam-se a sarandeios alegres e graciosos, valorizando assim o momento dos peões. No passeio, esta dança apresenta algumas características do ciclo do minueto através de passos moderados, revestidos de mesura.

Balaio

Dança constituída por duas partes distintas. Trata-se de uma parte sapateada e com sarandeios de pares soltos e independentes em duas rodas concêntricas (uma roda externa de peões e outra roda interna de prendas) apresentando algumas características do ciclo do fandango e outra, com o girar das rodas concêntricas, que apresenta algumas características das contradanças, ambas com a peculiaridade de que canto e dança se processam simultaneamente, não havendo interrupção da dança para a execução do canto.

Cana Verde

Dança de origem portuguesa, de pares dependentes, em conjunto, com algumas características do ciclo das contradanças. Tornou-se popular em vários estados brasileiros e, naturalmente, adquiriu cores locais. 

Caranguejo

Dança com algumas características das contradanças, muito popular em todo o país, havendo referência sobre a mesma desde o século XIX. No Rio Grande do Sul, o primeiro registro musical foi feito por Alcides Cruz para o anuário do Rio Grande do Sul, em 1903. A melodia perdurou em nosso Estado em cantigas de roda ou brincadeiras infantis.

Chico Sapateado

Dança de pares independentes, que apresenta algumas características do ciclo do fandango na parte sapateada e algumas características do ciclo das danças de pares enlaçados na execução do valsado.

Chimarrita

Dança de origem açoriana, dançada em conjunto por pares soltos dependentes, com algumas características do ciclo das contradanças. Apresenta também características românticas, conforme a evolução das figuras.

Chimarrita Balão

Dança de pares independentes que apresenta algumas características do ciclo do fandango nos sapateios e sarandeios e algumas características do ciclo das danças de pares enlaçados nos saltos de polca. 

Chote Carreirinho

Dança de pares independentes que possui algumas características do ciclo das danças de pares enlaçados. Apresenta em suas figuras grande influência da região colonial alemã, rica em motivos fornecidos pelos kerbs (baile típico dos agricultores alemães), cuja vivacidade, alegria e a descontração evidenciam-se principalmente nas “carreirinhas”. 

Chote de Sete Voltas

É uma dança de pares independentes, com algumas características do ciclo das danças de pares enlaçados, tendo a peculiaridade dos pares realizarem sete voltas, mais ou menos no mesmo lugar, respeitando o raio de ação, girando vivamente.

Chote de Duas Damas

Mesmo sendo uma variante bastante curiosa do chote em que cada peão dança com duas prendas, apresenta algumas características das danças de pares enlaçados. Também, é importante salientar que essa dança deve ser executada ao som de um chote regionalista gaúcho.

Chote de Quatro Passi

Dança com algumas características do ciclo das danças de pares enlaçados e algumas características das contradanças, com letra em italiano, cantada pelos dançarinos.

Chote Inglês

Dança híbrida, tendo na primeira e terceira figura algumas características do ciclo dos minuetos e algumas características do ciclo das danças de pares enlaçados, no chote fundamental.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (40.1 Kb)   docx (297.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com