TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Caminhos do discurso

Por:   •  21/11/2017  •  Resenha  •  751 Palavras (4 Páginas)  •  221 Visualizações

Página 1 de 4

Os caminhos do discurso

O marceneiro sabe cada processo de sua criação, por outro lado o critico não segue o processo e observa apenas a obra final. Assim, tira-se em base as obras ditas “mal feita de   Leonardo,   de Watteau   ou   Prud'hon, talvez as técnicas aplicadas eram experimentais ou apenas desleixo, como, por exemplo, ‘Ultima Ceia’ e ‘São João Batista’ de Leornado De Vinci que não obteve o resultado esperado, na Ultima Ceia em que a tinta foi aplicada sobre a superfície seca fazendo o resultado desastroso antes mesmo da obra ser acabada apresentava sinais de deterioração, mas foi projetada numa perfeita simetria; o rosto de cristo ocupa o centro da mesa, o olho direito é o ponto de fuga por onde convergem todas as linhas, além de captar cada expressão dos apóstolos.

[pic 1]

O Mural possui 460 cm x 880.

Localizada no monastério da Igreja de Santa Maria Delle Grazie, em Milão na Itália.

E ainda a obra sofreu ao logo dos anos com um bombardeio na Segunda Guerra Mundial, até a abertura de uma porta pelos padres do monastério no século XVII, fazendo com que os pés de Cristo sumissem.

Watteu com a pintura ‘Gilles’.

[pic 2]

Gilles (1719) pintura a óleo sobre tela

184 cm x 119 cm

Museu do Louvre, Paris.

Acredita-se que este quadro teria sido executado para servir de cartaz teatral, devido às amplas pinceladas e à postura do personagem em destaque, rara nas tela de Watteau.

Pierre-Paul Prud'hon

[pic 3]

Retrato familiar de Madame Anthony e seus filhos (1785) 

Estilo: Romantismo

Gênero: retrato

Mídia: óleo, tela

Localização: Musée des Beaux-Arts de Lyon (França)

Dessa forma, o conhecimentos para elaborar uma boa arte são técnicas adquiridas com o tempo e estudos, fazendo um meio para a construção de um quadro, mas na verdade não precisa dessa exigência sobre a obra.

Por que condenar Ingres com falta de anatomia?

[pic 4]

A grande odalisca

Museu do Louvre, Paris, França

Ano: 1814

Técnica: Óleo sobre tela

Tamanho: 91cm x 162cm

Movimento: Neoclassicismo

A obra é fiel ao estilo, com uma atmosfera serena, mais atenção aos contornos. Detalhes da obra destacam: Olhar de soberba, pose estranha, incensário; talvez o artista estivesse interessado em exagerar nas curvas da modelo, curvatura das costas passa a impressão de três vértebras.

Uccello com perspectiva pouco ortodoxa.

[pic 5]

Niccoló da Toletino na Batalha de São Romão.

Data: c. de 1450

Técnica: têmpera a ovo sobre álamo

Dimensões: 182 x 320 cm

Localização: National Gallery, Londres

Retrata a luta travada entre as forças de Florença e as de Siena, em 1432.

E Botticelle por ausência de modelos

[pic 6]

O Nascimento de Vênus (1484)

172,5 x 278,5 cm

Em exibição: Galeria dos Ofícios, Florença.

Material: tempêra.

Nota-se que o pescoço da deusa é mais longo e seu ombro esquerdo tem uma representação anatômica incorreta.

O artístico é complexo, são diversos fatores que o envolvem. Dessa forma podem-se analisar esquemas sobre artistas e critico. Então se cita o compositor Wagner https://www.youtube.com/watch?v=GGU1P6lBW6Q composição Ride Of The Valkyries é um exemplo de dramaticidade para alguns, ou para o século atual composição feita para super-heróis em busca de sua conquista, mas para COLI “desmedido ou de prolixidade vazia, outro invocará seu gênio harmônico a serviço de uma dramaticidade filosófica, etc.” Dessa forma, a cultura determina a hierarquia dos objetos artísticos o que pode causar confusão, e segundo COLI “uma solução estatística: se não há unanimidade, talvez haja maioria” assim pode-se citar Mozart com suas composições e Shakespear com suas obras, raros críticos que os desqualifique, fazendo desse modo a maioria. Mas por lado, alguns com suas excelência particular, compositor Gounod traz composições religiosa https://www.youtube.com/watch?v=RNxz_sUEHLc  Massenet  por sua vez é uma perfeita composição para quem busca meditar https://www.youtube.com/watch?v=gepk-TfiUGM , dessa modo, tédio para uns, maravilha para outros, assim como Le Brun na  época de Luís XIV um projetista que através dos seus desenhos projetava móveis, tapeçarias, fazendo assim admirável ou entediante. E o poeta e pintor Blake com suas obras fantásticas fazendo dele um doido ou admirável. Por vez o reconhecimento amplia com o avanço da história como; Cézanne, Van Gogh e Gauguin, que tiveram reconhecimento depois da morte, Van Gogh, por exemplo, em vida vendeu apenas um quadro; ’O Vinhedo Vermelho’.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (479.6 Kb)   docx (814.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com