TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Ritos e Artefatos

Por:   •  10/5/2020  •  Projeto de pesquisa  •  293 Palavras (2 Páginas)  •  1.017 Visualizações

Página 1 de 2

Ritos e Artefatos

1-O que é um ritual?

Os rituais contam ou recriam o mito, promovendo a interação de divindades, homens, animais e plantas. As populações indígenas acreditam que essa interação é indispensável.

Por isso, a maioria dos rituais indígenas é uma celebração das diferenças. Tanto as diferenças entre todos os seres do universo como as específicas entre nós, seres humanos.

2-Como são os rituais dos povos indígenas no Brasil?

Existem diversos tipos de rituais que os indígenas brasileiros realizam como cerimônias importantes como casamento, morte, nascimento e derivados.

Assim podemos dizer que as coisas em comum que eles têm nos rituais, é que todos se preparam pintando seus corpos, muita música e dança que normalmente fazem um circulo e algumas vezes no meio há uma fogueira.

3- Onde podemos encontrar artefatos produzidos por povos indígenas que vivem no Brasil?

Normalmente nas mais de 200 sociedades indígenas distribuídas em centenas de aldeias por todo o território do país, às vezes comercializam tais artefatos nas próprias aldeias e nas cidades próximas a elas.

4-Como os povos indígenas fabricam seus artefatos?

Utilizam a matéria-prima disponível na natureza para produzir objetos necessários ao dia-a-dia, como ferramentas, instrumentos, utensílios e ornamentos. Também fazem instrumentos musicais e cachimbos, parte desses objetos é produzida pelas mulheres da tribo.

5-Procure saber se há povo indígena em sua região e a que cultura eles pertencem.

São 30 as terras indígenas no Estado de São Paulo que já contam com algum tipo de reconhecimento por parte do governo, localizadas na região de maior desenvolvimento econômico do País, as terras indígenas em São Paulo estão sujeitas a uma grande diversidade de pressões e ameaças.

As terras indígenas estão localizadas em diversas regiões, e há uma concentração no litoral e no Vale do Ribeira. A maior população nessas terras é do povo Guarani Mbya e Tupi Guarani.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (68.8 Kb)   docx (212.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com