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PINTURA ROMANTICA

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Por:   •  24/2/2015  •  469 Palavras (2 Páginas)  •  193 Visualizações

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Também o Brasil testemunhou um importante movimento romântico na pintura, que floresceu tardiamente, na segunda metade do século XIX, exibindo características singulares. Trouxe forte carga neoclássica e logo se mesclou ao Realismo em uma síntese eclética. O centro da arte nacional era então a Academia Imperial de Belas Artes, cujos princípios estéticos rígidos não permitiram uma expressão do individualismo criativo que marcou o Romantismo em outros países. Tampouco a dramaticidade foi especialmente buscada, salvo casos bem raros, assumindo os românticos locais um tom mais contido, mais poético.

No Brasil o movimento teve seu foco no nacionalismo e no Indianismo, mas foi num ambiente acadêmico que se formaram os principais nomes da geração romântica: Manoel de Araújo Porto-alegre, Victor Meirelles, Pedro Américo, Rodolfo Amoedo e Almeida Júnior. Sua obra, majoritariamente patrocinada pelo Estado, foi fundamental para elaboração de um imaginário simbólico capaz de aglutinar as forças nacionalistas em ação naquele momento, em que o império brasileiro acabava de se formar e carecia de uma história "civilizada" para poder pleitear um lugar digno entre as nações mais avançadas. A saída foi apelar para o retrato de membros da nova casa reinante e para eventos que haviam marcado a história nacional, como as grandes batalhas que definiram o território. Até há pouco considerados bárbaros e desprezíveis, os índios também passam a ocupar uma posição de destaque na arte romântica brasileira como o protótipo ideal de uma cultura pura e integrada ao seu ambiente. Artistas estrangeiros também deram uma grande contribuição nesse momento, engajando-se na pintura histórica nacionalista e no paisagismo, atraídos pelo exótico cenário tropical. Dentre estes pode-se citar Nicola Antonio Facchinetti, paisagista, Eduardo de Martino, marinista, e José Maria de Medeiros, François-René Moreaux e Augusto Rodrigues Duarte pintores históricos.32

Porto-alegre foi um talento polimorfo, deixou obra de pouca expressão na pintura, embora tenha sido o precursor da geração seguinte e talvez de todos os românticos o mais típico, mas sua importância maior esteve na organização da Academia e na promoção do nacionalismo. Pedro Américo, cujas cenas históricas A batalha de Avaí e O grito do Ipiranga se tornaram imediatamente célebres, foi um caso raro entre seus pares de cultivo paralelo intensivo do orientalismo e da pintura religiosa, gêneros onde se sentia mais à vontade mas que não constituem sua produção mais relevante. Victor Meirelles, seu principal concorrente na época, foi também autor de cenas históricas emblemáticas da identidade nacional, como Moema e A Primeira Missa no Brasil, onde adota o Indianismo e se fundem sua veia lírica com suas inclinações ora classicistas ora neobarrocas. Amoedo iniciou com temas mitológicos e bíblicos, mas depois se interessou pelo Indianismo, produzindo obras importantes. Já Almeida Júnior, o outro grande nome do período, depois de um início romântico onde deixou obras significativas, evoluiu rápido para a incorporação do Realismo, com grande interesse pelos tipos populares do interior

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