TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PINTURA RUPESTRE

Por:   •  18/5/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  524 Palavras (3 Páginas)  •  706 Visualizações

Página 1 de 3

Arte Rupestre

Há cerca de 40 mil anos, os homens pré-históricos já se manifestavam artisticamente. Embora ainda não conhecessem a escrita, eles eram capazes de produzir obras de arte. A arte rupestre é composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais), feitas em paredes de cavernas ou nas superfícies de rochas, pelos humanos na

Pré-História.

A arte rupestre tem fundamental importância no estudo da Pré-história, pois contribui com informações acerca da cultura e modo de vida dessas antigas civilizações; principalmente, que nossos antepassados possuíam uma capacidade simbólica, intelectual e artística.

Os pigmentos utilizados nas pinturas eram os materiais encontrados na natureza, como fragmentos de rochas, argilas, pigmentos de plantas, combinadas ao sangue e gordura animal, bem como ceras e resinas vegetais.

Observam-se animais, pessoas palmas de mãos humana, instrumentos de caça, plantas e símbolos abstratos. Algumas, sugerindo atividades como dança, luta e principalmente, a caça, mas normalmente em desenhos esquemáticos e não de forma naturalista.

Acredita-se que os desenhos possuiam um cunho ritualístico ou mágico, com uma simbologia relacionada principalmente à caça e à fertilidade. Acreditavam no “poder das imagens” que desenhavam, ou seja, eles imaginavam que criando imagens de suas presas em situação de caça, os animais reais também se renderiam às suas caças.

Algumas pinturas são datadas como feitas à 30 ou 40 mil anos atrás, mas a idade exata das imagens ainda é um mistério, haja vista que apenas 5% delas são datadas com precisão. A datação por radiocarbono, o método mais comum, pode levar a erros pela contaminação de amostras de material mais antigo ou mais novo (As cavernas e superfícies rochosas estão tipicamente compostas com resíduos de diversas épocas).

A importância do estudo da arte rupestre deve-se não tanto à interpretação das figuras em si, mas a possibilidade de obter uma reflexão dos motivos e contextos que levaram uma comunidade a usar muito do seu tempo e esforço na execução da dita arte. De forma científica permite analisar o comportamento do homem, que engloba origens, evolução, desenvolvimentos físico, material e cultural, fisiologia, psicologia, características raciais, costumes sociais, crenças etc.

Alguns desenhos sugerem que os povos primitivos possuíam conhecimentos de astronomia.

As pinturas da Caverna de Altamira, na Espanha, foram as primeiras a serem apresentadas ao mundo oficialmente cerca de 150 anos atrás.

As pinturas mais preservadas e estudadas localizam-se na França, Espanha, Portugal, Itália, Alemanha, Balcãs e Romênia.

No Brasil são encontradas manifestações de arte rupestre em todo o território nacional: O principal sítio é o Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí, Patrimônio Mundial da Unesco; No estado de Pernambuco encontram-se pinturas no Parque Nacional do Catimbau, o segundo maior parque arqueológico do Brasil;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (84.8 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com