TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIPA APS

Por:   •  2/4/2016  •  Monografia  •  1.574 Palavras (7 Páginas)  •  325 Visualizações

Página 1 de 7

INTRODUÇÃO

A necessidade de consumo tem crescido rapidamente nas últimas décadas, assim, diversos estímulos e fatores que motivam a compra de determinado produto ou serviço foram analisados dentro deste contexto.

Atualmente, as empresas vivem na era da informação, onde as organizações competem e interagem com outras empresas do ramo, no mercado globalizado sem fronteiras, em um espaço de tempo quase simultâneo. A tecnologia envolvida e utilizada pelos administradores está proporcionando mais agilidade e competitividade às organizações, o que está resultando em um maior grau de satisfação dos clientes atuais e possibilitando a conquista de novos clientes.

O Mercado Alves é uma empresa do setor varejista que tem como principal atividade o comércio de produtos alimentícios.

A empresa situa-se na cidade de Américo Brasiliense, interior de SP, e após conquistar seu espaço vem se destacando por seus atendimentos e serviços de qualidade prestados por seus funcionários para seus clientes.

A importância do varejo no cenário econômico brasileiro vem sendo cada vez mais reconhecida e destacada. Além de gerar o maior número de empregos formais no País, o setor exibe, especialmente nos últimos quatro anos, números expressivos de crescimento e consistentes indicadores de modernização.

O ramo de supermercados é muito competitivo, com várias empresas atuando no mesmo mercado. Neste meio, o Mercado Alves busca diferenciar-se, oferecendo serviços de qualidade que levem a excelência no atendimento dos seus clientes. A decisão da empresa está condicionada em uma oferta cada vez maior, e com acerto, desses diferenciais.

Para obter sucesso nessa decisão, é necessário conhecer a satisfação de seus clientes, o que estes valorizam e o que é importante para sua decisão de compra.

  1. PERFIL DA ORGANIZAÇÃO
  1. Descrição da Organização

Apresentação da empresa

1.1.a Denominação social, dados e fatos da origem, natureza e ramo de atuação.

            A denominação social, forma de constituição ou nome empresarial como está descrito no cadastro de pessoa jurídica da REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL a empresa foi concebida como; AMERICO ALVES PEREIRA MERCADO

No dia dezoito de novembro de mil novecentos e noventa e quatro com o NUMERO DE INSCRIÇÃO (CNPJ- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica); 00.328.590/0001-86, o título do estabelecimento ou nome fantasia como; MERCADO ALVES, empresa privada de capital fechado, sua descrição de natureza jurídica; EMPRESARIO INDIVIDUAL e o ramo de atuação ou descrição da atividade econômica principal; MERCADOS.

A figura 1 ilustra o modelo do cadastro nacional de pessoa jurídica.

[pic 2]

Figura1- Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica

Fonte: www.receita.fazenda.gov.br/prepararImpressão/ImprimePagina.asp

1.1.b O MERCADO ALVES pratica a política de qualidade total em tudo que faz. Isso quer dizer que a empresa prioriza o conforto e o atendimento diferenciado ao cliente, que é extremamente rigorosa na seleção dos produtos que comercializa e que trabalha em absoluta conformidade com as diretrizes que definem o conceito de desenvolvimento sustentável.

2. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO

2.1 Instituição, Propósitos e Porte da organização

2.1.a Instituição                                                                                

Empresa familiar e não vinculada a nenhuma rede do ramo de mercados e franquias. Portanto é uma empresa de venda a varejo de gêneros alimentícios.

A organização origina-se do ideal de dois irmãos que residiam na cidade de Rincão,

Interior paulista, em abrir uma empresa de materiais para construção.

Tendo em vista que o setor alimentício lhe forneceriam mais lucros, os irmãos Alves (sobrenome da família) então decidiram mudar seus planos e construir um supermercado que atendesse a população de Américo Brasiliense de acordo com as necessidades das classes sociais médias.

Foi então que no ano de 1994 a empresa foi fundada e construída, começando basicamente com serviços simples de atendimento como: Panificação e confeitaria, Açougue e mercadorias para venda.

Atualmente, além do supermercado que contém uma grande variedade de produtos,

a família Alves também inaugurou outras duas unidades ao lado de seu negócio, sendo um para atender o público feminino na venda de roupas e acessórios de beleza, e outra unidade para venda de materiais para construção.

Assim, é possível atender um número maior de clientes e ainda otimizar as vendas, contribuindo para a geração de empregos e crescimento organizacional.

2.1.b Descrição do negócio                                                                                          

         Com tradição de mais de 20 anos, sua atividade consiste em todas as atividades que englobam o processo de venda de bens e serviços para atender a uma necessidade pessoal do consumidor ou de sua família. Sua essência é comercialização de produtos alimentícios. Seu processo é o de compra de produtos em quantidade relativamente grande dos produtores atacadistas e outros fornecedores e posterior venda em quantidades menores ao consumidor final.

2.1.c Porte da empresa

A empresa hoje conta com 30 funcionários se enquadrando como empresa pequeno porte, (baseado nos critérios de seleção do IBGE). De acordo com a seleção da tabela.

[pic 3]

2.2 Instalação

O MERCADO ALVES possui uma única instalação situada na cidade de Américo Brasiliense/SP localizado na Avenida José E M Rollo 355, Jardim Santa Terezinha.

2.3 Produtos e Processos

2.3a Principais produtos da organização

O foco da organização foi primeiramente a variedade de produtos oferecidos aos clientes para o seu dia-a-dia, se preocupando sempre em proporcionar os produtos de acordo com o gosto de cada um de sua clientela com as principais marcas de alimentos, produtos de limpeza, açougue, materiais escolares e total qualidade em sua padaria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (509.1 Kb)   docx (336.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com