TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES

Por:   •  23/4/2019  •  Seminário  •  403 Palavras (2 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

GRADUAÇÃO EM ARTES VISUAIS

CRISTIANE SOBRAL AGUIAR

RA.8079090

TRABALHO

POSSIBILIDADES E LIMITAÇÕES

das abordagens no contexto escolar

Cariacica – E.S

2019

PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO

Trabalho apresentado ao Curso de Artes Visuais  do Centro Universitário CLARETIANO, para a disciplina de Psicologia da Educação.

Orientador: Prof. Maria Auxiliadora

Cariacica – E.S

2019

POSSIBILIDADES

LIMITAÇÕES

BEHAVIORISMO / NEOBEHAVIORISMO

Essencial no contexto escolar. Comportamento compreendido através de reação, situação, causa e efeito. Estuda o comportamento através de estímulos e respostas. Professor molda o aluno estimulando e reforçando comportamentos desejáveis. Reprimi e puni comportamentos indesejáveis.

Limita-se apenas a observação comportamental. Não se podia diagnosticar e nem distinguir o tipo de Behaviorismo pelo estimulo e resposta, deixando de lado as questões individuais de cada aluno como a vontade, a consciência, a inteligência, o sentimento, as emoções.

     PSICANÁLISE

Boa relação entre o aluno e professor que se tornará cooperativo, aprenderá melhor pelo fato de gostar do professor confiando em seus conhecimentos. Possibilita seu criador de entrar em seu consciente para poder reparar danos ou trauma. Auxilia no tratamento do indivíduo que sofre de doenças mentais. Relação professor x aluno se torna mais humana e menos técnica.

Relação aluno x professor é baseado em laços afetivos inconsciente e individual. Embora aja uma evolução no tratamento de doenças mentais alguns pacientes em determinados casos não são curados ou se quer apresentam algum tipo de melhora. Se não houver um relacionamento afetivo positivo entre aluno x professor, o mesmo terá dificuldades de aprendizagem ou vice versa.

GESTALT

Estuda o comportamento como se fosse objeto. O cérebro funciona de forma dinâmica, como um todo. A percepção é considerada o cérebro passa a ser dinâmico e usa suas funções ao mesmo tempo. O aluno passa a ter um melhor aprendizado onde é usado sua percepção visual ou espacial. A aréa é de percepção, ilusão de ótica e visão do homem para com o mundo onde vive.

Limita-se a percepção visual ou espacial perdendo a capacidade de exploração de outras perspectivas. Limita-se a desenvolver pouca criatividade e sua carência de uma visão mais ampla do todo.

HUMANISMO

Todos devem ser tratados e vistos da mesma forma humana e igualitária. O aluno é livre para expressar seus sentimentos, estabelecendo uma aprendizagem com autonomia, originalidade criativa e auto iniciativa em busca do conhecimento. Cada pessoa possui uma natureza composta pelo direito de escolha e auto responsabilidade.

Não é possível desenvolver junto ao professor métodos de ensino sem muita importância. Pessoas com distúrbios mentais graves não seriam capazes de se controlar mediante as mudanças de conceitos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (66.4 Kb)   docx (21.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com