TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE EXTENSÃO PRONTO COM PLANO DE AULA

Por:   •  19/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  3.120 Palavras (13 Páginas)  •  1.144 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Centro Universitário Leonardo Da Vinci

Roberta Daniella Oliveira da Rosa

Stefany Eluza Oleques Rodrigues

PEDAGOGIA (1912)

[pic 2]

PROJETO DE ESTÁGIO:

A ARTE E SEU PAPEL COMO PROMOTORA DA INCLUSÃO

Porto Alegre

2020


SUMÁRIO

1 PARTE I: PESQUISA        3

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA        3

1.2 OBJETIVOS        3

1.3 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA        4

2 PARTE II: PROCEDIMENTOS DE ESTÁGIO        6

2.1 METODOLOGIA        6

2.2 CRONOGRAMA        7

REFERÊNCIAS        8

APÊNDICES        9


1 PARTE I: PESQUISA

1.1 DELIMITAÇÃO DO TEMA: ÁREA DE CONCENTRAÇÃO E JUSTIFICATIVA

Área de concentração: INCLUSÃO E LUDICIDADE.

A IMPORTÂNCIA DA LUDICIDADE E INCLUSÃO NO ENSINO DA ARTE

Nas expressões oriundas da arte estão às visões do mundo, linguagens, conhecimentos, bem como questões objetivas, subjetivas e intersubjetivas em construção, que vão surgindo como alternativas para aprender a pensar as demandas da comunidade escolar na inclusão social das crianças que possuem deficiência. Dessa forma, através de uma abordagem havendo um estudo descritivo como também das manifestações materiais de suas atividades diárias, se faz necessário à busca por interpretar e compreender as possibilidades e limites enfrentados na cultura escolar, em termos de inclusão social através do uso da arte como forma de se expressar. As experiências artísticas vêm demonstrando possibilidades, sensibilidades e criações enquanto forma a integração e inclusão das diferenças na escola, visto que as artes estão incorporadas como formas de linguagem e expressão, superando os isolamentos sociais, corporais, cognitivos e expandindo conhecimentos em diferentes contextos. A arte pode proporcionar para as crianças que possuem algum tipo de limitação cognitiva, comportamental, motora ou social, motivações para a inclusão, participação e socialização nos processos de ensino e de aprendizagem, entenderam que por meio de atividades pedagógicas e novas compreensões nas diferenças, superando práticas comuns da não inclusão e negligências, ainda presentes nas escolas, é visto que o acesso às artes se torna relevante para tornar realizável a inclusão humana, educacional e social dos estudantes com e sem deficiências, tanto para suas melhorias de condições de relacionamento social e suas limitações, quanto para o reconhecimento das diferenças como à formação humanizada, complexa e sensível. É possível identificar que a brincadeira ocupa um lugar importante na infância, sendo ela, uma condição social da vida da criança, dentro e fora da instituição escolar. Desta forma, os conteúdos de ensino precisam ser interpretados de forma clara e objetiva, para gerar um envolvimento efetivo entre o brincar e o aprender. Assim, o brincar relaciona interdisciplinarmente questões sociais, educacionais e políticas, desafiando as crianças a descobrirem maneiras de resolver conflitos, formar opiniões, criar regras, socializar-se com o outro, representar e se divertir, tornando o processo de alfabetização mais encantador para a sua aprendizagem. Conforme Carvalho (2011, p. 81), “os primeiros anos da infância são decisivos para a formação intelectual, afetiva e social do ser humano. Por esse motivo, cercar as crianças do melhor atendimento possível é imperativo para todas as sociedades”.

1.2 OBJETIVOS

  • Esclarecer a importância da inclusão;
  • Compreender a importância da utilização das artes;
  • Conhecer a educação no modelo de fortalecimento com aprendizagens sociais e as relações entre os seus participantes das experiências;
  • Proporcionar o desenvolvimento pleno das crianças por mio da exploração do potencial despertado pela arte.

1.3. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DA PESQUISA

Atualmente as escolas se encontram fechadas devido a uma pandemia que ocorro no mundo inteiro, onde estamos evitando aglomerações, contato físico etc..  No primeiro momento acreditava-se que a quarentena duraria em torno de 15 a 20 dias, devido as taxas de contaminação ter aumentando, a secretaria de educação juntamente com o nosso governador Eduardo Leite decidiram prolongar mais o isolamento.

As escolas juntos com os educadores pensando no bem estar do ensino aprendizagem de sues alunos estão se adaptando as novas plataformas disponibilizadas na internet, tais como: facebool, whtassap, videoaulas, blogs, canais no youtube, zoom, etc. Nesse momento delicado é importante nos professores mantermos contato com os alunos, e uma parceria com as famílias, ter uma comunicação clara, transparente e ágil com os responsáveis.  A tecnologia nem sempre funciona da mesma forma com todos os alunos e faixa etária, as aulas online para a educação fundamental não faz sentido sem a ludicidade, e jamais esquecendo a inclusão dos alunos portadores de qualquer tipo de doença, física ou intelectual, e todos os demais alunos. Conforme Castanha e Casarin:

Ainda a politica inclusão tenha aumentado as possibilidades de participação social das pessoas com deficiências, é perceptível que a disponibilidades de jogos nas escolas regulares para o dito publico da educação especial. ( CASSARIN E CASTANHA, 2006.).

Nesse sentido:

A arte pode ser significativamente contributiva, já que, dá margem para expressão das emoções, sentimentos, interação interpessoal, com possibilidade de gerar efeitos positivos, ainda na autoestima e na autoconfiança das pessoas. (CASSARIN E CASTANHA, 2006). 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.9 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com