TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Por:   •  8/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.384 Palavras (6 Páginas)  •  444 Visualizações

Página 1 de 6

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE (PE:IEC)

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Aline Carolina da Silva. RA 1620895

Alta Floresta – MT

2017

Aline Carolina da Silva. RA 1620895

POSTAGEM 2: ATIVIDADE 2

PROJETO DE INTEGRAÇÃO ENTRE A ESCOLA E A COMUNIDADE

Projeto apresentado à Universidade Paulista – UNIP, do curso de Artes Visuais , como um dos requisitos para a obtenção da nota na disciplina Prática de Ensino: Integração Escola x Comunidade, ministrada pelo (a) Prof. (a) Tercia Pitta,

Alta Floresta – MT

2017

SUMARIO

1. Introdução _______________________________________________04

2. Objetivos________________________________________________05

2.1. Objetivo Geral _________________________________________05

2.2. Objetivos Específicos____________________________________05

3. Justificativa_______________________________________________06

4. Referencial Teórico________________________________________07

5. Método__________________________________________________09

6. Resultados Esperados______________________________________10

7. Considerações Finais_______________________________________11

Referencias Bibliográficas___________________________________12

1. INTRODUÇÃO

Diante de um cenário de crise nacional, ao avaliar a situação da rede publica de ensino, o Tribunal de Contas da União mostrou que 61 mil professores se encontra fora das salas de aula – 40 mil exercendo atividades administrativas, 5 mil cedidos a órgãos públicos sem qualquer relação com a área educacional e 16 mil em outros tipos de afastamento. É possível observar que o sistema educacional vigente é permeado de descontentamento e conflitos entre educadores e educandos, a escola tem se distanciada de sua missão formadora e de seu papel no desenvolvimento pleno do aluno para o exercício da cidadania, distanciando o ensino da realidade vivida pelos alunos. Observando que a principal expectativa dos alunos e da comunidade em relação à escola que pede para que as crianças e jovens de hoje possam ter amanha um futuro promissor, sem perder a essência e os valores familiares, lutando pela igualdade. Pensando nisso, buscou-se desenvolver um projeto onde os valores familiares e a cultura fossem valorizados, desenvolvido por meio de artesanato, onde a comunidade poderá participar ativamente das oficinas, pois o artesanato é tradicionalmente uma produção de caráter familiar, na qual o produtor realiza todas as etapas de produção, desde o preparo da matéria prima ate o acabamento, podendo ser manifestado de varias formas. A história do artesanato tem inicio no mundo com a própria historia do homem, pois a necessidade de produzir bens de utilidades e uso rotineiro expressou a capacidade criativa e produtiva como forma de trabalho. O artesanato brasileiro é um dos mais ricos do mundo e geralmente o sustento de muitas famílias e comunidades.

2. OBJETIVOS

2.1. OBJETIVO GERAL

Utilizar do artesanato para reaproveitar materiais recicláveis, a fim de incentivar a cultura da sustentabilidade.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Integrar escola e comunidade;

• Promover os valores: cidadania, respeito e criatividade;

• Estabelecer o estudar sobre artesanato no Brasil, sua importância e utilidade;

• Estimular a conscientização socioambiental de forma educativa, lúdica e efetiva;

3. JUSTIFICATIVA

Aliar artesanato à conscientização ambiental é uma forma de evolver a comunidade. A produção artesanal pode desestimular o consumo exagerado, criando peças a partir de matérias que iriam para o lixo, como garrafas, latas de alumínio e aço, jornais, recipientes de vidro, lacres de alumínio e embalagens de papelão, alem de outros materiais, podem ser aplicados e transformar o que era lixo em peças de decoração e utilidade.

Esse projeto mostra a importância do artesanato como fontes de trabalho alem de incentivar a diminuição do uso indiscriminado dos recursos naturais, trazendo assim a experiência da comunidade para as salas de aula, e lavando para comunidade a conscientização ambiental da sala de aula.

Desta forma, unir escola e comunidade em busca de novos métodos artesanais que diminuíram a quantidade de lixos, enriquecendo o conhecimento e aproximando comunidade e escola, para que ambos caminhem juntos em direção a uma pátria educadora, pois a presença da comunidade é de suma importância no desenvolvimento cognitivo e afetivo dos educandos.

4. REFERENCIAL TEÓRICO

Conforme Brandão (1982, p.12), “a educação existe sob tantas formas e é praticada em situações tão diferentes, que algumas vezes parece ser invisível”. Fazendo-nos, compreender que a vida é fundamentalmente educativa.

A Lei de Diretrizes e Bases - LDB (1996) determina que a escola deve vincular-se ao mundo do trabalho e às práticas sociais. Desta forma, espera-se que a educação escolar prepare o estudante para a vida e que o guie nos princípios de liberdade. Tais princípios e valores são universais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (57.1 Kb)   docx (17.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com