TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Paper eja

Por:   •  24/7/2015  •  Projeto de pesquisa  •  4.132 Palavras (17 Páginas)  •  1.221 Visualizações

Página 1 de 17

DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ESTÁGIO II

Acadêmica: Carmen Brock Fragoso

Professora-Orientadora: Patrícia Figueiredo Centeno

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

PED 0826 – Estagio II

12/06/2015

RESUMO

Este trabalho faz um explanado sobre as vivências do estágio II, falaremos sobre o que foi vivenciado na escola onde foi realizado o estágio, assim como, buscar entender de que forma o estágio pode contribuir com a formação de professores e ser eficaz na construção do perfil docente. O estágio mostra como o contato direto com os educandos é, o dia a dia das instituições, as formas de se organizarem, bem como o decorrer do processo de ensino aprendizagem, por tudo isso podemos ver a importância do estágio para o aperfeiçoamento do educador. Fica clara a importância do estágio na educação infantil para contribuição de saberes necessários à formação docente. Procurei evidenciar tais conhecimentos, aproveitando os dados adquiridos para refletirmos sobre a nossa formação pedagógica, buscando entender como deve ocorrer nossa atuação no espaço escolar.

Palavras-chave: Ensino. Aprendizagem. Estágio.

1 INTRODUÇÃO

O objetivo principal e geral desse trabalho é saber a importância do estágio II e no que essa vivência vai ajudar nós, como futuros educadores.

Este é um momento em que nós futuros professores/pedagogos, além é claro de construirmos uma visão com o professor regente da sala de aula, também expandimos nosso conhecimento pedagógico no mundo escolar fazendo com que aconteça uma troca de saberes e conhecimento entre os estagiários e professores regentes.

O estágio supervisionado II, é componente curricular, pois contribui para nós futuros pedagogos conhecermos e vivenciarmos os espaços da sala de aula, focando aqui na educação infantil, sendo esta uma das demandas da área de atuação do pedagogo, nesse âmbito de estágio que ocorre a relação entre a teoria (o que vivemos em sala de aula) e a prática (o que vivenciamos no estágio), no qual nós enquanto 'alunos' temos oportunidade de ter a primeira vivência como educador em sala de aula.

O desenvolvimento desse paper está em pautado em aprofundar o conhecimento no estágio supervisionado, que relata sobre os conhecimentos adquiridos durantes esse processo, bem como entender o trabalho de um professor como uma constante pesquisa e que mesmo na educação infantil devemos sempre estar nos aprimorando para atender as necessidades de nossos alunos.

2 DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

O primeiro momento do estágio na educação infantil é a observação, onde nós estagiários vamos assistir as aulas e conhecer a turma, bem como o andamento da mesma, na qual iremos aplicar nossos planos de aula e concretizar nosso estágio.

A observação tem como foco propiciar ao estagiário uma visão da dinâmica das relações educacionais presentes na sala de aula, em que inclui a pedagogia e a didática no espaço escolar. Em seguida é feita a regência, onde aplicamos aquilo que elaboramos através do planos de aula.

Assim sendo, durante a observação define-se uma sala de aula para cada estagiário realizar suas atividades docentes tais como, aplicação do planejamento de ações pedagógicas no decorrer de sua rotina.

A escola que foi observada está situada na sede do município de Sentinela do Sul, funciona no turno da manhã das 08:00 às 11:30 e no turno da tarde inicia as 13:00 até as 16:30, contando com 2 turmas de 5 anos e 1 turma de 4 anos no turno da manhã, 1 turma de 2 a 3 anos no turno da tarde

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (55.6 Kb)   docx (16 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com