TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano de Aula

Por:   •  9/6/2021  •  Dissertação  •  829 Palavras (4 Páginas)  •  405 Visualizações

Página 1 de 4

Modelo de Plano de Aula ou Sequência Didática, no contexto do Estágio não Presencial, devido a Pandemia Covid-19

(De acordo com a BNCC)

TEMA: Releitura nas artes visuais

ALUNO: Ricardo de Faria         RA: 8039055

ESCOLA / INSTITUIÇÃO: Claretiano – Colégio São José de Batatais

DATA DA ELABORAÇÃO: 30/05/2020.

1. Título da aula: Releitura: cópia ou criatividade?

2.Tempo necessário: Uma (1) hora aula (50 minutos)

3. Etapa de ensino: Ensino Fundamental (anos finais) ou Educação de Jovens e Adultos

4.Ano ou série da etapa de ensino: Ensino Fundamental (anos finais): 9º ano

5. Objetivos da aula e Competências e Habilidades que serão trabalhadas na aula:

5.1. Objetivos da aula: Iniciar o processo de formulação do conceito de arte, através da apreciação de obras de diferentes épocas e escolas/movimentos artísticos.

5.2. Competências Específicas 1. Explorar, conhecer, fruir e analisar criticamente práticas e produções artísticas e culturais do seu entorno social, dos povos indígenas, das comunidades tradicionais brasileiras e de diversas sociedades, em distintos tempos e espaços, para reconhecer a arte como um fenômeno cultural, histórico, social e sensível a diferentes contextos e dialogar com as diversidades. 3. Pesquisar e conhecer distintas matrizes estéticas e culturais – especialmente aquelas manifestas na arte e nas culturas que constituem a identidade brasileira –, sua tradição e manifestações contemporâneas, reelaborando-as nas criações em Arte. 9. Analisar e valorizar o patrimônio artístico nacional e internacional, material e imaterial, com suas histórias e diferentes visões de mundo. (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018., p. 198).

5.3. Habilidades a serem desenvolvidas: (EF69AR01); (EF69AR04); (EF69AR06); (EF69AR07); (EF69AR32). (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018., p. 206; p. 210).

6. Área do Conhecimento: 1 – Linguagens: Arte.

7. Conteúdo:

Unidades Temáticas/ Objetos do Conhecimento (Conteúdos): Artes visuais (contextos e práticas). Renascimento, Expressionismo, Impressionismo, Surrealismo, Dadaísmo, Pop art, e Arte Contemporânea, com foco em releituras, de modo a ampliar a experiência com diferentes contextos e práticas artístico-visuais e cultivar a percepção, o imaginário, a capacidade de simbolizar e o repertório imagético [...] e analisar diferentes estilos visuais, contextualizando-os no tempo e no espaço.” (BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018., p. 206).

8. Estratégia de Ensino: Storytelling; Exposição dialogada; Tempestade Cerebral; Aprendizagem baseada em projetos.

9. Detalhamento da Aula

A aula, ministrada em tempo real, através de um sistema de videoconferência, se inicia com uma discussão sobre a criatividade, a inspiração e a criação, buscando através de uma tempestade cerebral, formular conceitos para esses questionamentos. A partir da discussão faz-se a apresentação do icônico quadro de Leonardo Da Vinci, a Mona Lisa, e algumas de suas releituras, instigando a uma discussão a respeito da originalidade das obras. Segue-se com o conceito de releitura e nesse contexto chegar também ao conceito de plagio. Em alinhamento traz-se as diversas possibilidades criativas na produção de uma releitura, incluindo a fusão de estilos de diferentes elementos, alterações no volume e forma, com destaque para a obra de Fernando Botero, a transição de técnicas e materiais, além das técnicas de arte digital e mais. Finalizando com uma discussão sobre a motivação da criação artística e a apresentação da obra: O grito de, e Edward Munch, incluindo seu contexto de produção e inspiração de criação, e como e as diversas releituras realizadas, e como ao realizar uma releitura pode-se desconsiderar totalmente a motivação da obra matriz, mas essa motivação também pode servir de inspiração para realização de releituras. Nesse contexto se propõe a atividade avaliativa da produção de uma releitura da obra: O grito, mas contextualizando as razões pelas quais o personagem de sua obra gritaria.

10. Recursos/materiais: Slideshow (Prezi) com imagens selecionadas de obras de arte de movimentos e períodos distintos e suas respectivas releituras, SAV (sala de aula virtual).

11.Sugestão de trabalho interdisciplinar: Conceitos de linha do tempo, de volume e geometria, dos avanços sociais e filosóficos, oriundos das disciplinas de História Geral, Geografia, Filosofia, e Matemática são contribuições indispensáveis a aula.

12. Avaliação: Será realizada uma avaliação formativa, com uma atividade de produção de uma releitura da obra o grito, contextualizando com ênfase a emoção por trás da criação da obra, a ser entregue em aula posterior.

13. Referências:

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

MAIOR, Flávia Souto. O livro da arte. Globo livros. Rio de Janeiro, 2019

BATISTONI FILHO, Duílio. Pequena História das Artes no Brasil. Editora Átomo. Campinas, 2018.

COLI, Jorge. O que é arte. Ebook. Editora Brasiliense. São Paulo, 2017.

CHILVERS, Ian História Ilustrada da Arte. Publifolha. São Paulo, 2014.

PROENÇA, Graça. História da Arte. Editora Ática. São Paulo, 2007.

AYRES, Charles. Vidas dos grandes artistas. Claro Enigma. São Paulo, 2013.

EDITORIAL IPHOTO. O que é releitura e o que é plágio em arte e fotografia?. IPhoto Chanel. Disponível em: https://iphotochannel.com.br/o-que-e-releitura-e-o-que-e-plagio-em-arte-e-fotografia/. Acessado em 30 de maio de 2021.

LOUISE, Victoria. Releitura de obras de arte clássicas. ARTSOUL. Disponível em: https://blog.artsoul.com.br/releitura-de-obras-de-arte-classicas/. Acessado em 30 de maio de 2021.

14. Etapas para preparar a aula não presencial: 1- Pesquisa e levantamento de imagens. 2- Fundamentação teórica das obras selecionadas segundo manifestação, movimento e período histórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com