TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Ciclo Fundamentos da Educação

Por:   •  31/3/2020  •  Bibliografia  •  696 Palavras (3 Páginas)  •  172 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina:     Psicologia da Educação

Tarefa: Portifólio - atividade do ciclo 1

Nome: Nilza Lucinda de Ramos Filha

RA: 8101076

Turma: DGPED2001SPOA3O

Possibilidades

Limites

Behaviorismo

A análise behaviorista utiliza-se de algo experimental do comportamento humano, indo do comportamento reflexo ao comportamento operante. Usando o modelo E-R (estímulo-resposta).

No neobehaviorismo de Skinner, os comportamento humanos são operantes, ou seja sofrem influencias ambientais: uma que se precede e outra que o sucede.

Na educação pode possibilitar:

- os métodos de ensino programado, controle e organização de situações de ensino-aprendizagem e na elaboração de tecnologias de ensino.

- Se enfatiza e se reconhece o chamado reforço negativo e positivo na educação, ou seja, da atitude do professor pode-se aumentar ou atenuar uma ação do aluno. Ou seja, pode ser algo que possibilite de maneira positiva ao desempenho e interesse dos alunos.

- Também Skinner chega a dizer e constatar que a tecnologia pode dar uma sensação de sucesso, o que pode motivar o estudante.

Algumas limitações dessa visão seriam:

- a demonstração incondicional de afeto no caso do incentivo que poderia levar ao desprezo dos limites necessários na relação professor-aluno.

- omissão da percepção e processos sensoriais.

Os reforços mal utilizados podem chegar a consequencias ruins no processo ensino-aprendizagem.

No neobehaviorismo podemos ressaltar as seguintes limitações:

- o uso e a valorização somente da técnica poderia levar a chegarmos a ter somente conhecimentos fechados . De fato, a tecnologia era e continua ser um avanço, mas não levava ao engrandecimento dos conhecimentos que se tem através de discussões.

- um certo isolamento, já que cada estudante aprendia sozinho, tendo em conta que a preocuação pedagógica era ensinar o conhecimento certo. SKINNER não queria que o aluno errasse pois achava que isso o desincentivaria de estudar. Mas os erros servem também como experiência para melhorar.

Críticas dos Humanistas:

- com a valorização dos resultados, poderia haver uma discriminação por parte de alguns na escolha de melhores indivíduos para determinadas tarefas na sociedade.

Psicanálise

Contribuição para educação:

- entendimento do vínculo afetivo entre aluno e professor.

- com os princípios de transferência e contratransferência:

* na transferência: expressando os sentimentos de amor do aluno pelo professor, geralmente nas manifestações indiretas. E aí está que a figura do professor e sua significação para o aluno passam a ser a chave para o aprendizado.

* na contratransferencia: conjunto de reações inconscientes do professor à pessoa do aluno. Quando um proefessor desenvolve, com determinado aluno, uma relação de distanciamento, recusa e não envolvimento isso causa necessariamente um matiz negativo para o aprendizado do aluno.

Na visão da psicanálise o desenvolvimento e a motivação do aluno estão relacionados com o vínculo afetivo entre professor e aluno.

Levaria a uma limitação:

- se esta visão de maneira estrita em que o bom desenvolvimento estaria vinculado com um bom relacionamento.

- essa visão está limitada enquanto não considera de maneira mais ampla os fatores de motivação dos alunos.

Críticas dos Humanistas:

- forma ortodoxa de ver o homem movido por forças pulsionais (algo meio animalesco)

Gestalt

Essa visão da Gestalt trabalha especialmente com a percepção humana, explicando as sensações provocadas no ser humano por um movimento no momento em que este não estivesse efetivamente ocorrendo (cfr. 1910 - Max Wertheimer, Koffka, Kohler).

Na educação há como grandes possibilidades:

- o entendimento dinâmico. Vendo o todo e buscando uma percepção pessoal.

Como aspecto que limita podemos ressaltar:

- o entendimento subjetivo e não real de um campo do aprendizado.

Humanismo

Nessa abordagem busca-se a humanização entre as relações. As possibilidades que podemos ressaltar:

-  aceitação positiva incondicional

- empatia: comprender o mundo interno do aluno e o aluno deve perceber a compreensão. O professor também deve aceitar o aluno do jeito que ele é em seu funcionamento de ver o mundo, compreendendo seus sentimentos e emoções.

- congruência: aceitar e compreender a si mesmo. Não fingir. Ao professor cabe criar um ambiente que estimule o aluno a manter-se motivado a aprender. Deve congruente com aquilo que é.

- liberdade de pensamento, estabelecendo uma aprendizagem que se volte à originalidade, à criatividade, à autonomia, ao buscar a autoiniciativa na aquisição dos conhecimentos, isto é, na aprendizagem.

Algumas limitações:

- que os estudantes sejam tão responsáveis pelo que aprendem que podem fazer comparações negativas entre matérias/ aulas e assim os professores se afetarem.

- que a autonomia dos alunos, ou autoiniciativa, sejam um impedimento para métodos pedagógicos eficazes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)   pdf (91.8 Kb)   docx (311.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com