TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de Rearmonização

Seminário: Processos de Rearmonização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2013  •  Seminário  •  772 Palavras (4 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 4

UAB/UNB – TECLADO 6

SEMANA 5: 23 a 29 de Setembro ENCONTRO 5 No encontro desta semana abordaremos alguns processos de Rearmonização e introduziremos o conceito de Dominantes Secundárias. Siga as orientações e bons estudos.

 REARMONIZAÇÃO

Em um acompanhamento você pode ocasionalmente rearmonizar uma progressão de acordes para sustentar o interesse, introduzir um contraste, ou criar tensão. Isso envolve substituir alguns dos acordes grafados ou esperados por outros acordes mantendo as funções harmônicas (alterando os baixos ou os graus; ver exemplo 1.2) ou alterando as funções harmônicas (neste caso, o efeito é menos contundente, pois a ausência da lógica funcional pode tornar o discurso harmônico incoerente ou incompreensível). Exemplo 1: “Eu fui no Itororó” (Cantiga Infantil)

1.1 Harmonização com I, IV V:

UAB/UNB – TECLADO 6

1.2 Rearmonização (mantendo-se as funções)

 ATIVIDADE 1:

Crie uma melodia para a seqüência de acordes abaixo.

 DOMINANTES SECUNDÁRIAS

A resolução de um acorde de dominante é caracterizada pela movimentação da fundamental uma quinta perfeita abaixo.

Exemplo: G(7) C A característica do acorde de dominante secundária é preparar as passagens entre os acordes do campo harmônico. As dominantes secundárias na tonalidade de C são: A7 é o V7/ii (dominante secundária do segundo grau) resolve em Dm7. B7 é o V7/iii (dominante secundária do terceiro grau) resolve em Em7. C7 é o V7/IV (dominante secundária do quarto grau) resolve em F7M. D7 é o V7/V (dominante secundária do quinto grau) resolve em G7. E7 é o V7/vi (dominante secundária do sexto grau) resolve em Am7.

Atenção: Os exemplos acima estão na tonalidade de C, devemos conhecer as dominantes secundárias de todas as tonalidades. Quando um G7 aparecer na tonalidade de Bb, ele provavelmente será um V7/ii e resolve em Cm (ii).

UAB/UNB – TECLADO 6

Veja a figura abaixo: A saber, as dominantes secundárias possuem as seguintes características: - São estruturas não diatônicas (pelo menos uma nota do acorde não pertence à tonalidade); - É esperado que resolva para o acorde diatônico uma quinta justa abaixo; - São construídos a partir de uma fundamental diatônica. A dominante secundária do VII grau (V7/VII) não pode existir, pois: - a quinta do VII grau não é justa (e sim diminuta); - o intervalo de quinta justa acima a partir da fundamental do VII grau, leva a uma nota não diatônica. Exemplo na tonalidade de C seria F#.

1.3 Rearmonização com dominantes secundárias (a partir da harmonização do exemplo 1.1)

UAB/UNB – TECLADO 6

 ATIVIDADE 2:

Harmonize a melodia abaixo e transponha para Mi M.

 ATIVIDADE 3:

Harmonize a melodia abaixo, utilizando I, V7 e V7/V. Transponha para Lá M.

Sugestão de acompanhamento

UAB/UNB – TECLADO 6

 LEITURA E TRANSPOSIÇÃO

Peça: Andantino (Louis Kohler) - Antes de iniciar a leitura faça uma análise harmônica. Verifique a tonalidade da peça, os acordes e suas funções (graus). Organize a mão esquerda de acordo com a posição dos acordes (posição fundamental, primeira ou segunda inversão) e no âmbito que irá tocar. - Transponha para a tonalidade de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com