TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Associação

Por:   •  26/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  2.422 Palavras (10 Páginas)  •  299 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

Nome da associação

Cnpj

Endereço

Email / fone

2017

IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO

Título: Educação, Corpo e Movimento

Área:                                                                           Segmento:

Cidade de Realização do Projeto: São Paulo -  Capital                                                    UF: SP

Data de Realização: 01/2018

Valor total do projeto: 360.000,00 anual                                            

Valor solicitado para patrocínio: R$ 30.000,00 mensais

IDENTIFICAÇÃO DO PROPONENTE

Entidade: Associação de moradores

CNPJ:

Endereço:

Cidade:                                                            UF:                              CEP:

Telefone:

E-mail:

REPRESENTANTE LEGAL

Nome:

CPF:

Endereço:

Cidade:                                                            UF:                              CEP:

Telefone:

E-mail:

HISTÓRICO

A Associação de moradores foi criada em_____ano tal _______________________________ pela necessidade de ter pessoas que olhassem para a comunidade, buscando novas possibilidades de ação que pudessem contribuir ativamente no desenvolvimento positivo das necessidades básicas da população que se constitui. A região do Jardim Guacuri era na época um local sem asfalto, saneamento básico precário e com poucas moradias legalizadas, pois a maior parte foi se formando por invasões.

Na comunidade no ano de 1989 começou a ser construído um espaço onde as crianças e jovens poderiam realizar atividades artísticas e culturais no período em que não estivessem na escola. Esse espaço cultural localizado na Rua Joaquim Forzano nº 50 foi se transformando no decorrer dos anos com projetos apresentados por diferentes Ong`s, Associações, institutos e parcerias que administravam o local.

  • 1990 esse espaço foi inaugurado com a instalação de um Circo-Escola do Programa "Enturmando', da Secretaria do Menor em parceria com a Eletropaulo (mantenedora) no Governo Orestes Quércia com o atendimento de crianças e jovens de 07 a 17 anos;

  • Por volta de 1995 uma nova gestão tomou conta do espaço, mas a mantenedora continuou sendo a Eletropaulo;
  • Circo das artes atuou também no espaço posteriormente contribuindo com a comunidade;
  • 2008 a unidade São Paulo da Casa de Cultura e Cidadania é um projeto viabilizado pela Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, patrocinado pela AES Brasil e realização da H.Melillo – Grupo de Articulação Social e o Instituto Agires.

No fim de 2016 ocorreu um rompimento brusco no atendimento de crianças e jovens que faziam parte do espaço e das oficinas artísticas e culturais, rapidamente a unidade socioeducativa ficou abandonada e muitas pessoas começaram a invadir e se apropriar desse local que foi tão importante para a formação de muitas crianças e jovens no decorrer dos anos trazendo a arte, a cultura e o esporte como agente transformador na concepção de cidadania.

Os moradores da comunidade se mobilizaram e ocuparam o espaço para evitar a invasão e deu muito certo, houve um trabalho em conjunto por uma causa justa e necessária.

Hoje a Associação de moradores___________________________ tem o dever de resguardar esse local tão valioso e dar continuidade aos atendimentos das famílias contribuindo com a educação, cultura, esporte e lazer de crianças, jovens, adultos e melhor idade socialmente vulneráveis, desta forma, busca parcerias e incentivos que possam contribuir para esse recomeço.

APRESENTAÇÃO

O Projeto Educação Corpo e Movimento pretende promover momentos de lazer, cultura, esporte e educação de uma forma lúdica e prazerosa, oferecendo atendimento a todas as faixas etárias respeitando o processo maturacional de cada indivíduo, criando um espaço artístico, cultural e esportivo legitimo, aberto a vivencias, reflexão e experimentação, utilizando as oficinas artísticas, culturais e esportivas de forma lúdica, proporcionando estímulos motores, sensoriais e psíquicos, oportunizando aos educandos inúmeras experiências que irá contribuir ativamente para o desenvolvimento da personalidade e das potencialidades individuais e do grupo que está inserido.

O projeto pretende contribuir por meio de atividades socioeducativas, a saber:

Linguagem artística: Arte circense, Música, Teatro, Dança, Artes Plásticas/Artes visuais, Capoeira

Esportes: Jogos, Recreação e Lazer, Ginastica,  Lutas

Orientação Pedagógica e Psicossocial, entre outras.

Essas atividades favorecem o desenvolvimento das competências pessoais, sociais, cognitivas e afetivas, oportunizando vivencias e explorações do corpo no espaço e suas possibilidades, promovendo a sociabilização, a solidariedade e a promoção na qualidade de vida.  

O Projeto Educação, Corpo e Movimento pretende contribuir ativamente com profissionais qualificados dentro da especificidade de seus conhecimentos técnicos artísticos e esportivos para a formação do grupo atendido utilizando os quatro pilares da educação como objetivos centrais no processo pedagógico: Aprender a ser, Aprender a fazer, Aprender a Conhecer, Aprender a Conviver, desta forma contribuir com a formação de seres responsáveis, criativos, críticos, através da intervenção da linguagem artísticas, esportivas e culturais em caráter lúdico, visando a superação de dificuldades motoras nas relações junto a família, a escola e a comunidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.5 Kb)   pdf (212.2 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com