TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto: O Teatro Como Ferramenta Pedagógica

Por:   •  8/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  359 Palavras (2 Páginas)  •  147 Visualizações

Página 1 de 2

ESCOLA ESTADUAL JOAQUIM MURTINHO[pic 1]

Projeto: O teatro como ferramenta pedagógica

A divisão dos temas O projeto foi desenvolvido com os alunos do Ensino Médio Inovador – 2º ano A, B, C e do 3º ano A e B, juntamente com o professor Robson C. Valenzuela. Os alunos tiveram conhecimento sobre a origem do teatro, através de pesquisas e debates. A metodologia utilizada para a criação das cenas foi o Teatro do Oprimido, que foi criado pelo dramaturgo Augusto Boal. Onde os alunos procuraram escolher temas que possam ser problematizados e solucionados através da encenação. O Teatro do Oprimido é utilizado como uma ferramenta pedagógica na escola, onde o aluno tem a oportunidade de realizar alguma cena do seu cotidiano, alguma cena onde contenha o opressor e o oprimido.

Mesmo sem se dar conta, todos os dias ao entrar na sala de aula os alunos tomam emprestados alguns recursos da linguagem teatral. Ao ler um conto em voz alta, os estudantes naturalmente projetam a voz e mudam a entonação marcando os diferentes personagens. Para manter a atenção da turma em suas explicações é bem provável que você imponha ao corpo uma postura mais rígida, abuse dos gestos e capriche nas expressões faciais. Mas o teatro pode ser usado também como uma ferramenta pedagógica. Uma das grandes riquezas dessa atividade na escola é a possibilidade do aluno se colocar no lugar do outro e experimentar o mundo sem correr riscos.

A divisão dos temas foram realizadas pelos alunos da seguinte forma:

2º ano A: Teatro sobre o Machismo

3º ano A: As influências das mídias sociais

2º ano B: Teatro sobre o Tráfico

3º ano B: As influências das mídias sociais

2º ano C: Teatro sobre o Preconceito

Os teatros serão realizados no auditório fechado da Escola Estadual Joaquim Murtinho, cada sala terá em torno de 20 a 30 minutos para à apresentação. Os teatros serão realizados no dia 03/05/, 05/05 na 2ª e 3ª aula.

O teatro do oprimido possui o objetivo de conscientizar os alunos sobre os problemas ocorridos na sociedade, é uma ferramenta para atores e não-atores. Tendo como objetivo preparar os alunos para uma opressão futura, caso aconteça. Ou seja, preparando-os para a vida na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (126.6 Kb)   docx (133.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com