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Projeto Político Pedagógico

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.239 Palavras (13 Páginas)  •  220 Visualizações

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PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA

PENSAMENTO PEDAGÓGICO E A CONSTRUÇÃO DA ESCOLA

Autores

Anna Paula

Elair Clemente Pereira

Ícaro Romulo

Sônia Maria Soares Viterbo

Silvana Preto

Solange Silva

Tutor(a) Externo(a)

Kerem Apuk

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

Curso: Artes ( TURMA ART 0172 ) – Prática  Paper ll

12/07/2014

1 TEMA/ASSUNTO

Nosso tema é: Pensamento Pedagógico e a construção da Escola, nesse trabalho abordaremos um pouco da formação  histórica dos sistemas de educação desde a antiguidade quando  ocorreu a invenção da escrita, passando pelo início da educação no Brasil começando pelos Jesuítas,  até chegarmos aos conceitos de escola nos os dias de hoje.

2 OBJETIVOS

Tornar conhecida a história da educação  no Brasil através dos tempos, tornar possível uma comparação  dos antigos sistemas de ensino com os sistemas atuais e fazer com que tudo isso possibilite o nosso crescimento junto aos demais colegas de sala.

3 TIPOLOGIA DA PRÁTICA:     SIMULADA

CONTEÚDO A SER TRATADO NA SOCIALIZAÇÃO EM SALA DE AULA

Apresentaremos um resumo geral dos detalhes mais  importantes das unidades 1  2 e 3 do caderno de estudos Pensamento pedagógico e a construção da Escola.

Resumo da unidade  (Anna Paula)

Conhecimento histórico: A historia faz parte do campo de conhecimento das ciências humanas. No seu trabalho o historiador utiliza fontes que podem ser escritas como documentos oficiais particulares, cartas jornais livros. O pesquisador empenhado em descrever e explicar a sociedade brasileira da década de 1980 seriam materiais importantes. No século XIX, acreditava-se que as sociedades só poderiam documentar histórias por meio da escrita e quaisquer outros indícios de evolução do homem. O homem registrou nas paredes rochosas das cavernas ou dos penhascos, pinturas e desenhos de seres humanos e animais. Esses primeiros registros lineares introduziram no mundo o primeiro passo para a escrita. Para escrever utilizavam placas de argila ainda moles e com estiletes faziam marcas em forma de cunha.

A escrita passou a apresentar sons da língua falada importante nos aspectos relacionados ao desenvolvimento do ser humano e ao longo da história governos, instituições e pessoas tendem a afirmar, como verdade, aquilo que muitas vezes história diálogo entre a documentação e a pergunta feita pelo historiador. A verdade na história tem um caráter diferente em que o limite do que é aceitável ou não é dado pesquisa junto as fontes, pelo diálogo com os conceitos e por um trabalho,  e isso não quer dizer que não exista produção de conhecimento na história.

Entretanto, falar e escrever não são a mesma coisa, por outro lado a escrita precisava ser ensinada, uma vez que não se aprende a escrever convivendo com quem escreve. O ser humano alcançou sistemas complexos de sociedade, a educação está presente em todos os momentos da história

A educação começou nas sociedades tribais, as chamadas comunidades primitivas, que utilizavam quase que exclusivamente da caça e da pesca para sua sobrevivência, diante desses aspectos, a educação nessas civilizações torna-se interessante ainda mais pelo fato de não haver escrita. A família em qualquer sociedade, é o primeiro lugar da socialização do individuo onde ele aprende a  conhecer a si e aos outros. Cada  ser humano é construtor de uma parte do seu conhecimento. com as ideias que lhe foram transmitidas. Nas comunidades tribais, a educação difusa alcança os ensinamentos junto as crianças, então vemos a presença de um sistema educacional baseado no processo de transmissão de conhecimentos.                                       CAMBI,1999, p.80                                CARDOSO, 1981                                         MEKSENAS, 2002

EDUCAÇÃO DIFUSA: O fato de todos os componentes da sociedade primitiva terem acesso em saber  caracteriza  a educação difusa, onde não há um dominador do conhecimento, todos aprendem por igual. A primeira etapa é como uma preparação a qual constitui realmente a passagem para a classe dos guerreiros. Os meninos que tem por volta de quinze anos são separados por uma cerimônia como um rito, os jovens passam praticamente os dias separados da aldeia, recebem instruções todos os dias, tal fase é marcada pelos ritos, os jovens tem suas orelhas e seu lábio inferior perfurado para  uso de batoques, já não são considerados meninos são tratados como adultos.   FONTE: JÚLIO CÉSAR                               ÍNDIOS do BRASIL 3.ED.SÃO PAULO: HUCITEC,1980 P 123-124

A primeira fase da educação em Roma: A partir dos sete anos a criança era orientada pelo pai, que se preocupava com a educação integralmente se fossem pobres, o pai ensinava ao filho uma ocupação profissional, se fossem ricos o menino tinha acesso a leitura, já as meninas , cabia a educação voltada para as atividades domésticas.                                   GAL1989                                                            CAMBI1999                                                                      Na segunda ,a educação adquire conceitos de Paideia, mas diferencia-se da Paideia grega.                 AZEVEDO 1986                                                    N a terceira inspirada nas tradições grega Roma cria um conjunto de politicas escolares inovadoras.                                                   MARROU 1990

MODELO CATÓLICO DE EDUCAÇÃO: A igreja  Católica motivada por interesses teológicos políticos e econômicos não aderiu as teses propostas por Martinho Lutero. As ideias dos cristãos reformados foram criticas e os dogmas católicos reafirmados.                                                       PIERRARDI 1982

Tópico 5 A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO: Karl Marx foi um dos mais influentes pensadores surgidos no século XIX a ponto de surgir um estado nacional.                         Outro intelectual alemão a ser considerado cofundador da sociologia foi Max Weber autor de dois livros basilares no tocante a sociedade contemporânea. Em relação a educação a principal contribuição weberiana foi o estudo sobre a burocracia. Para Weber  é a burocracia um dos sinais da sociedade da modernidade pois o racionalismo que a burocracia emprega depende muito da formação escolar de uma classe de técnicos capacitados para gerir os bens públicos ou privados.          GADOTTI,s,d

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