TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DO TEXTO "Extraordinary Garbage"

Por:   •  10/3/2018  •  Resenha  •  1.199 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE FEEVALE[pic 1]

ICET – INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS

BACHARELADO EM ARQUITETURA E URBANISMO

EAD - ESTÉTICA E HISTÓRIA DAS ARTES

Nome do aluno: Jean de Oliveira______________________________ Data: 05/09/2016

RESENHA DO TEXTO  “Lixo Extraordinário”

         O documentário lixo extraordinário, filmado ao longo de dois anos (agosto de 2007 a maio de 2009), acompanha o trabalho do artista plástico brasileiro Vik Muniz, com um grupo de catadores de material reciclável em um dos maiores lixão do mundo, Jardim Gramecho, localizado no estado do Rio de Janeiro.

         O artista Vik Muniz relata que já foi bastante pobre, trabalhava limpando lixeiras e morava em um bairro classe média baixa e um tanto violento. Certa vez vik se envolveu em um acidente e conseguiu dinheiro acabou indo para os Estados Unidos para tentar a vida, lá se envolveu com as Artes e ficou conhecido mundialmente.

        Vik percebeu que poderia ajudar mais as pessoas depois da sua obra Crianças de açúcar uma das mais famosas, foi então que vik decidiu ir ao Rio de Janeiro conhecer o lixão Jardim Gramacho apesar de todos os contras que o mesmo poderia oferecer.

        Chegando ao lixão vik se surpreende com a quantidade e dimensões do lixo e descobre que 70% de todo o lixo do Rio de Janeiro vai pra lá, ou seja, o lixo do empresário da mansão quanto o do traficante da favela vão pra lá, vik nota o bom humor nos catadores apesar do que tá vivenciando.

        Em um dia ou dois vik afirma que meio que se acostumou ao lugar e as pessoas, no meio disso, personagens começam a se destacar, as filmagens começam e ultrapassam o limite do lixão mostrando moradia de alguns catadores com condições mínimas de saneamento básico higiene e conforto precários, essas moradias toda via se firmaram ao redor do lixão.

        Vik inicia o trabalho artístico com imagens dos catadores no lixão, obtidas com uma câmera fotográfica, em sua oficina ele escolhe as fotos e as pessoas q iriam trabalhar em suas obras, ao iniciar o trabalho vik esclarece seu objetivo e que as fotografias seriam feitas com material reciclável.

        Após trabalhar em um longo período com os personagens do aterro, os mesmos notaram um impacto na mudança de rotina, tanto que não gostariam de voltar para o lixão e sim continuar na oficina com vik. O reconhecimento então bateu em sua porta, garantindo uma vaga para uma dessas obras em um leilão em Londres, mas ficava uma dúvida levar uma pessoa simples e humilde para outro ambiente completamente oposto do que o mesmo está acostumado.

        Apesar dos pontos negativos que essa viaje poderia oferecer o autor mostrasse otimista e resolve levar o mesmo consigo, chegando lá ambos demonstram muito nervosismo até q sua obra chega à obra “Marat, Sebastião: Retratos do lixo” é arrematada por 28 mil libras, equivalente a R$: 100,000 na época causando muita exatidão ao autor e ao personagem.

        Em Seguida todos envolvidos nas obras são convidados a uma exposição de Vik Muniz, no Museu de Arte Moderna no Rio de janeiro, então fica no ar a mesma dúvida que o autor teve antes, e ele acaba levando todos os a exposição, as obras renderam mais de 250 mil dólares. Como retorno para a associação de Jardim Gramacho, foi comprado um caminhão, inaugurado um centro de ensino e uma biblioteca com 75 computadores, todos os envolvidos conseguiram mudar suas vidas, vik presenteou cada um deles com sua própria obra de arte que ajudaram a fazer, mas no final das contas a pessoa que mais aprendeu foi o próprio autor delas Vik Muniz uma pessoa que tem tudo e não deseja nada.

        Neste documentário notasse fatores que por sua vez poderiam ou podem ser considerados feios pela sociedade como os personagens, por eles serem catadores de materiais recicláveis ou os próprios materiais recicláveis utilizados para compor as obras que por sua vez não poderiam ser consideradas obras de arte. “A arte, segundo Marcos Rizolli (1959-) em seu livro Artista cultura linguagem, em síntese é linguagem, signo, símbolo, representação, entretanto, enquanto a linguagem, a Arte é a técnica que procura criar, reconstruir ou remodelar aquilo que a natureza não conseguiu fazer perfeito”. (O belo e o Feio, Eduardo de Campos Garcia) seguindo esse pensamento podemos constatar que o autor fez o obvio, reconstruiu, remodelou, valores na sociedade e nas pessoas passando a mostrar que o feio também pode ser o belo, a questão é o ponto de vista que olhamos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (80.3 Kb)   docx (26.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com