TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO – “SOCIOLOGIA: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA SOCIEDADE”.

Por:   •  14/3/2017  •  Monografia  •  10.771 Palavras (44 Páginas)  •  475 Visualizações

Página 1 de 44

RESUMO – “SOCIOLOGIA: INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DA SOCIEDADE”.

Érika Masin Emediato

Capítulo I – Introdução.

Os animais desenvolvem estilos próprios de comportamento que lhes permitem a sobrevivência. O homem, como uma dentre as várias espécies de animais existentes, também desenvolveu processos de convivência, reprodução e defesa. Estas são atitudes instintivas, isto é, ações e reações espontâneas e que dispensam o aprendizado. Entretanto, ao contrário dos outros animais, que por dificuldades impostas pelo ambiente, quer por particularidades da própria espécie, também desenvolveu comportamentos que dependem de aprendizado. (Ex: As crianças aprendem a conter sua fome e a comer em horários regulares, aprendem a brincar e a obedecer e, mais tarde, quando crescem, aprendem a trabalhar, a administrar e a governar).

O homem, portanto, distingue-se das demais espécies porque grande parte de seu comportamento não se desenvolve naturalmente em sua relação com o mundo nem se transmite a sua descendência pelos genes. Ele necessita do aprendizado para adquirir a maior parte de suas formas de comportamento.

Logo, para “tornar-se” humano, o homem precisa do convívio social – só assim terá condições de aprender com os seus semelhantes uma série de atitudes que jamais poderia desenvolver no isolamento.

Esse aprendizado é proporcionado por um sistema de símbolos que constituem as linguagens, por meio das quais somos capazes de nos comunicar e transmitir nossos conhecimentos.

O homem interpreta a realidade e atribui sentido a ela. Esse conhecimento do mundo, no entanto, é marcado pelo espaço e tempo que o produz e pelos grupos com os quais dividimos nossas experiências. Por isso é que há tanta diversidade de interpretações da realidade que nos cerca.

No Ocidente, durante a Antiguidade, predominou o pensamento mítico e religioso que concebia o mundo como uma obra divina submetida aos desígnios do criador. Essa mentalidade mítica, que não trata o mundo em suas bases materiais e objetivas, fez com que o desenvolvimento do espírito especulativo fosse preterido em favor de uma reflexão metafísica da natureza.

Assim, para os egípcios e para os babilônios, a eficiência do pensar lógico e cientifico limitava-se ao seu pragmatismo, isto é, à necessidade de solucionar problemas particulares que se apresentavam como obstáculos ao transcurso da existência.

O pensar como um exercício voltado pra si mesmo, capaz de desenvolver mesmo sem uma aplicabilidade imediata, e independente das crenças religiosas e do pensamento mítico, teve suas raízes históricas na civilização grega. Deu-se o nome de milagre grego a este salto qualitativo de conhecimento humano sobre si e a natureza, em que se abandonou a explicação mítica e o princípio da interferência das forças sobrenaturais nos destinos do homem para dirigir-se à obtenção do saber por meio da abstração comandada pela razão. Tinha início a busca por explicações científicas para a vida.

Durante a Idade Média, quando a Europa volta a ser uma sociedade predominantemente agrária e teocrática, a razão deixa de oferecer a melhor explicação para se entender o mundo. Novamente é a fé que condiciona e explica o comportamento humano e a sociedade. Apenas as ordens religiosas, isoladas nos mosteiros, tinham acesso aos textos de filosofia, geometria e astronomia. A população laica deixa de participar desse saber.

No Renascimento, entretanto, o homem ocidental redescobre os textos antigos e o prazer de investigar o mundo – uma atividade válida por si mesma, livre de suas implicações religiosas e metafísicas. Aprimoram-se as técnicas e os utensílios de medição, desenvolveram-se as universidades e tanto a imprensa quanto os outros meios de comunicação espalharam o conhecimento a um número crescente de pessoas.

Foi em meio a esse movimento que surgiu, no século XIX, a Sociologia – a ciência da sociedade. Foi esta nova ciência resultante da necessidade dos homens de compreender as relações que estabelecem entre si e a natureza da vida coletiva sobre uma perspectiva nova das crenças religiosas e do senso comum. A partir de então o homem começou a experimentar métodos e instrumentos de análise capazes de interpretar e explicar a experiência social segundo os princípios do conhecimento científico.

O conhecimento da Sociologia não ficou restrito aos cientistas sociais, mas acabou sendo apropriado pelo cidadão comum e passou a fazer parte de seu cotidiano. O homem intui a existência de regularidade em nossa forma de comportamento e reconhece que por trás da diversidade entre as pessoas existe certa padronização nas suas formas de agir e pensar.

Hoje a Sociologia ganha nova importância e se confronta com novos desafios. O mundo  contemporâneo exige a retomada e a análise de conceitos consagrados. Enfim, é hora de repensar os padrões que ordenam a vida social.

Capítulo II – A Sociologia pré-científica.

(Neste capítulo a autora expõe o surgimento desse mundo cada vez mais laico e independente da tutela da religião que levou o homem a pensar e a analisar a realidade em toda sua objetividade, e não como resultado da vontade divina. O ponto de partida, portanto, é o Renascimento).

O Renascimento consistiu na ruptura com o mundo medieval.

Transformações: Maior contato com outros povos proporcionado pela expansão comercial e marítima; crescimento urbano; intensificação da produção artística e literária; retomada de princípios norteadores da cultura greco-romana; mentalidade renovadora e mais laica, a qual foi se desligando do sagrado e das questões transcendentais para se ocupar de preocupações mais imediatistas e materiais, centradas principalmente no homem.

Para alguns historiadores, foi também um período de grande turbulência social e política.

De qualquer forma, o Renascimento representa uma nova postura do homem diante da natureza e do conhecimento. O homem renascentista redescobre a importância da dúvida e do pensamento especulativo. O conhecimento deixa de ser encarado como uma revelação, resultante da contemplação e da fé, para voltar a ser, como o fora para os gregos e romanos, o resultado de uma bem conduzida atividade do pensamento. O homem assume seu papel na história como agente dos acontecimentos.

É nesse ambiente propício de curiosidade, dúvida e valorização humana que o pensamento científico adquire nova importância, e, com ele, o interesse pelo entendimento da vida social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (75 Kb)   pdf (328.8 Kb)   docx (243 Kb)  
Continuar por mais 43 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com