TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REVISÃO DE QUÍMICA ESTEQUIOMETRIA

Por:   •  8/6/2015  •  Bibliografia  •  2.130 Palavras (9 Páginas)  •  382 Visualizações

Página 1 de 9

REVISÃO DE QUÍMICA

ESTEQUIOMETRIA

ESTEQUIMETRIA COMUM

         O tipo mais comum de exercícios consiste em dar a “ quantidade” de um dos participantes da reação e pedir “ as quantidades” dos outros. Essas “quantidades” podem estar expressas em massa, em volume, em número de mol, em número de moléculas, átomos, etc.

Exemplo: Reação entre o gás nitrogênio (N2) e o gás hidrogênio (H2) para formar gás amônia (NH3).

                                                _____ N2(g)      +________ H2(g)        _____     NH3 (g)

Em gramas

28g

3(2g)

2(17g)

Em mol

1mol

3 mol

2 mol

Em moléculas

6,02.1023 moléculas

3(6,02.1023 moléculas)

2(6,02.1023 moléculas)

Em volume(litros)

22,4L ou 22,7L

3(22,4L)

2(22,4 L)

 Os valores da tabela acima servem como ponto de partida para que as outras relações quantitativas sejam estabelecidas.

REGRAS BÁSICAS:

  • 1º passo: Devemos fazer o balanceamento da reação química em estudo.

  • 2º passo: Após o balanceamento, os coeficientes obtidos indicam o número de mols necessário de cada substância, para que seja possível tal reação, fornecendo assim, a proporção de reagente e produto;
  • 3º passo; As relações entre reagentes utilizados e produtos obtidos (geralmente regra de três) poderão ser feitas entre suas quantidades, ou seja, massa, volume, número de mols, de átomos ou moléculas de cada um deles.

 EXEMPLO Nº 1:

  (ACAFE) No TEXTO 02, que trata da Neutralização da Culpa, é descrito: “entre todos  os poluentes    da atmosfera, o principal alvo da neutralização é o dióxido de carbono (CO2), gás responsável por impedir a dissipação para o espaço das ondas de calor resultantes da reflexão da luz do sol sobre a superfície do planeta”.Atendendo ao Protocolo de Kyoto, uma das tecnologias empregadas na redução dos teores deste gás está baseada na seguinte reação:

CaO(s)   +CO2(g)  CaCO3(s)

Se um determinado dispositivo contém 5600kg de CaO(s),  a massa de   CO2(g), em kg, que   pode    ser

removida através desse dispositivo é:

  1.  4400                  B) 5600                    c) 72                        D)  7200                   E) 100

EXEMPLO Nº2 :

 Nas estações de tratamento de água, eliminam-se as impurezas sólidas em suspensão através do arraste por flóculos de hidróxido de alumínio, produzidos na reação representada por

                                 Al2(SO4)3 +3 Ca(OH)22 Al(OH)3 + 3 CaSO4

Para tratar 1,0x106m3 de água foram adicionadas 17 toneladas de Al2SO4. Qual a massa de Ca(OH)2 necessária  para reagir completamente com esse sal?

a) 150 quilogramas.

b) 300 quilogramas.

c) 1,0 tonelada.

d) 11 toneladas.

e) 30 toneladas.

ESTEQUIOMETRIA COM SUBSTÂNCIAS IMPURAS

         Em princípio nenhuma substância apresenta-se totalmente pura nem mesmo após sucessivos processos de separação.  Nestes casos, pode-se chegar a purezas da ordem de até 99,95% mas nunca 100%. Quando uma determinada substância é pesada deve-se estar ciente da presença , em maior ou menor proporção , de outras substâncias. O grau de pureza representa o percentual de massa de uma substância em relação à massa total de certa amostra. Quando não houver referência de pureza das substâncias participantes , considera-se para o cálculo 100%.

        Quando conhecemos o grau de pureza da amostra em relação às substâncias participantes, basta estabelecer uma proporcionalidade (regra de três) para se estabelecer a quantidade efetiva  da substância empregada na reação ,após novamente aplica-se o mesmo processo com a proporção da amostra pura.

EXEMPLOS Nº3:

 Uma  amostra de 300g de magnésio com 80% de pureza reage com oxigênio, produzindo óxido de magnésio. Determine a massa de óxido de magnésio produzida ( massas molares) Mg=24g/mol; MgO=40g/mol)

 2Mg(s)   + O2(g) → 2MgO(s)

EXEMPLO Nº4

 Para neutralizar uma amostra pesando 200g de NaOH com 80% de pureza, utiliza-se ácido sulfúrico segundo a reação, não balanceada:

  H2SO4  + NaOH →Na2SO4   +H2O

Qual a massa de sulfato de sódio formada?

REAGENTE EM EXCESSO E LIMITANTE

            Quando ocorre uma mistura de dois reagentes que não se encontram em proporções estequiométricas , um deles será consumido totalmente, sendo denominado reagente limitante. O outro reagente restará uma determinada quantidade sem reagir, denominado reagente em excesso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.6 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (21.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com