TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Estagio

Por:   •  18/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  1.849 Palavras (8 Páginas)  •  418 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

                                             

GEISA DA COSTA SILVA

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM ARTES VISUAIS

           DADOS DO(A) ESTUDANTE/CURSO

Curso: Artes Visuais

 Instituição: Cruzeiro do Sul

Nome: Geisa da Costa Silva

 RGM:21516740

 Disciplina: Estágio Curricular Supervisionado

2022- 6º período

Quantidade de horas realizadas (200 horas):

            Turma do Ensino Médio 2º e 3º ano

  Professora: Rita de Cássia Elmor

Data de início: 29/08/2022

Data final: 18/11/2022

Horário: 7h as 12h e 18h30 às 22 h30.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O estágio supervisionado foi realizado na Escola Estadual Condessa do Rio Novo, localizada na Rua Prefeito Joaquim José Ferreira nº 57, Centro- cep: 25804-020- Três Rios, no Estado do Rio de Janeiro. O contato com a escola pode ser realizado por meio de telefone 24- 2255-2851 e do e-mail condessadorionovo@hotmail.com .

A escola oferta atendimento no Ensino Fundamental e no Ensino Médio, atendendo no horário de 7h20 as 12h35 e 18h as 22h30.

A instituição atende a um total de 426 alunos, desse total alguns em processo de inclusão. Dependência administrativa estadual.

O espaço físico da escola é de um tamanho considerável, com áreas ao ar livre dos quais alguns sem cobertura que no caso de dias chuvosos se torna um empecilho. A escola conta com, 1 cozinha grande, 1 refeitório para alimentação, 4 banheiros, 2 bebedouros, 14 salas de aula, sala de vídeo, auditório para palestras, sala pedagógica, sala de supervisão escolar, auditório, sala de matérias de educação física, secretaria, biblioteca e laboratório de informática. As salas são antigas e com vários problemas de deterioração seja nos quadros, nas paredes e nas janelas, porém todas equipadas com ar condicionado. Mesmo o ambiente sendo antigo e com alguns problemas estruturais a limpeza do local é boa e a pintura externa não está tão ruim, a iluminação é boa, uma escola com questões boas e ruins como a maioria das escolas pública.

INTRODUÇÃO

A realização do Estagio Supervisionado em Artes, tem como principal objetivo estabelecer os primeiros contatos dos acadêmicos com a escola e a partir daí a análise e reflexão desse contexto escolar. Este estágio possibilita a observação e coleta de dados, dos aspectos e componentes da escola, dos sujeitos – alunos, professores, pedagogos, orientação, supervisão, a direção e demais pessoas que fazem parte da sua história, e a consequente participação em atividades ligadas a gestão da escola ao seu funcionamento e organização.

Durante o estágio pude observar que a escola esta focada em desenvolver habilidades de acordo com o ritmo de cada aluno, a plataforma educacional. Pude observar o seu espaço físico é muito bem organizado e muito convidativo. E sabemos espaço físico escolar possui grande importância para o corpo discente, uma vez que este será cenário diário de estudo, discussões, debates, reflexões, convívios sociais e lazer.

Ou seja, sua estrutura e acomodações e torna um ambiente facilitador para o desenvolvimento social, além de estabelecer ou restabelecer valores como preservação e valorização de um espaço público.

  O  Estágio ocorreu durante o mês de agosto a novembro, pela acadêmica do curso de Licenciatura em Artes Visuais, Geisa da Costa Silva e contemplou objetivos como: analisar material sobe o  ambiente educativo no qual será realizado o estágio; elaborar um instrumento de pesquisa relacionado a escola; conhecer a escola e sua especificidade; conhecer os diferentes documentos que permeiam o trabalho escolar, tais como, proposta pedagógica, sistema de avaliação, programas e planejamentos, regimento escolar, além da organização e aprendizagem que faz parte dessa escola.

A importância da realização deste estágio está na sua devida importância e da gestão educacional, como um dos processos essenciais para a formação profissional do acadêmico da disciplina de Arte, através do contato/ observação da escola é possível não só verificar problemas existentes, mas entender o funcionamento dessa instituição, e propor soluções para possíveis conflitos, enquanto que perceber que esse espaço é formado pelos diversos personagens  que ali se encontram, além da importância que cada função possui no funcionamento da escola.

Os profissionais que atuam na escola têm uma visão de organização escolar, todas baseadas em desenvolvimento integral dos alunos. A equipe administrativa pedagógica está voltada a uma educação inclusiva que visa propiciar alternativas para formar através das experiências vividas pelos alunos, a fim de desenvolver uma educação participativa tornando o saber um processo de construção coletiva. Todos os profissionais se mostram abertos para trocas de experiência e dialogo. Estão sempre dispostos a resolver qualquer tipo de problema envolvendo os alunos e escola. Suas preocupações diárias são a falta de acompanhamento dos pais na vida escolar dos alunos.

PERFIL DO PROFESSOR 

Os estágios de observação ocorreram com as turmas do 2º e 3º ano do ensino médio sob a orientação da professora regente Rita de Cássia Elmor, graduada em Artes Visuais.

Em minhas observações notei que a professora aderiu o uso das tecnologias em seus planejamentos pedagógicos. Usar tecnologias em sala de aula, na escola, em casa e nas ruas faz parte da rotina de muitos estudantes. Segundo a professora, as novas tecnologias devem parte do cotidiano escolar assim como é o livro, o quadro negro e o giz.

Através do uso tecnológico eles avaliam seu desempenho, fazem relatórios e gráficos para alunos e professores, área de conquistas, pontuações, área de acompanhamento para o professor e área exclusiva de configuração em que o professor pode criar suas próprias atividades, com sequências didáticas e agendamentos personalizados para cada uma de suas turmas.

Em suas aulas pude notar cada aula cuidadosamente planejada, ministrada, avaliada e revista para permitir o replanejamento da aula seguinte seguindo o projeto político pedagógico da escola. Os professores possuem vários critérios de avaliações, um dos seus critérios de saber se o aluno aprendeu é oferecendo oportunidades para que ele demonstre o aprendizado, sejam por meio de provas, trabalhos de campo, exposições ou outras formas de avaliação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12 Kb)   pdf (94.8 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com