TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatorio sobre PVC e suas propriedades

Por:   •  1/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  692 Visualizações

Página 1 de 5

PVC

O Policloreto de Vinila, popularmente conhecido como pvc, é um material plástico que se difere dos outros pois é o unico que não é 100% composto de petroleo e esta frequentemente presente em nosso cotidiano.

Devido a sua grande versatilidade, resistencia e tambem por ser um material de baixo custo, o PVC é muito utilizado no meio industrial, seja na produção de embalagens, até na produção de materiais para construção civil e até mesmo vestuário.

[pic 1]

Figura 1 - Formula do Policloreto de Vinila (PVC)

Historia

O desenvolvimento das resinas de PVC teve início em 1835, quando Justus von Liebig descobriu o monômero cloreto de vinila. mas, em 1839, um de seus alunos, Victor Regnault, publicou um trabalho relatando a ocorrencia de um pó branco após a exposição do cloreto de vinila á luz solar, no inicio, acreditava-se que tal substancia tratava-se do policloreto de vinila (PVC), mas etudos indicaram tratar-se do policloreto de vinilideno, um material semelhante ao PVC. JÁ EM 1872, ocorre o primeiro registro da polimerização do cloreto de vinila e da obtenção do PVC, Baumann detalhou a mudança do monômero induzida pela luz para um produto sólido branco. As propriedades dessa substância, descritas por ele, coincidem com as propriedades apresentadas para o PVC.

Em 1912, Fritz Klatte descobriu na Alemanha o procedimento básico para a produção do PVC. Klatte descobriu os meios para a produção do cloreto de vinila por intermédio da chamada rota do acetileno, pela reação desse gás com o cloreto de hidrogênio, e em 1950 descobriu a polimerização do cloreto de vinila via radicais livres por meio de iniciadores do tipo peróxidos orgânicos. Mas devido a algumas limitações de produção, a Alemanha logo susoendeu as diversas patentes editadas, abrindo o caminho para que outras empresas tentem produzir o PVC.

Finalmente em 1926, W. Semon descobriu nos Estados Unidos que, misturando o PVC com fosfato de tricresila ou ftalato de dibutila - hoje conhecidos como plastificantes - era possível processá-lo e torná-lo altamente flexível, e posteriormente, tambem foi solucionado o problema da baixa estabilidade ao calor, tornando o PVC um material muito melhor para ser trabalhado. Com isso, deu-se início à produção comercial do PVC. Os alemães começaram a produzi-lo nos anos 30, enquanto a produção britânica teve início nos anos 40. Na década de 50, a Argentina começa a produzir o PVC na América do Sul, e em 1954 algumas empresas começam a produzir produtos de PVC no Brasil.

 Atualmente, o PVC é o segundo termoplástico mais consumido em todo o mundo, com uma demanda mundial superior a 27 milhões de toneladas no ano de 2001, sendo a capacidade mundial de produção de resinas de PVC estimada em cerca de 31 milhões de toneladas/ano. Dessa demanda total, o Brasil foi responsável pelo consumo de cerca de 2,5% de resinas de PVC. Esses dados mostram o potencial de crescimento da demanda de resinas de PVC no Brasil, uma vez que o consumo per capita, na faixa de 4,0 kg/hab/ano, ainda é baixo quando comparado ao de outros países.

Características

O PVC é um material extremamente versátil e essa característica atribui-se principalmente à necessidade e à capacidade de incorporação de aditivos antes de sua transformação no produto final. O grande teor de cloro presente na estrutura molecular do PVC lhe confere alta polaridade, o que aumenta sua afinidade e permite sua mistura com uma grande gama de aditivos. Através da escolha e da dosagem adequadas dos componentes da formulação, podem-se obter materiais poliméricos feitos sob medida para aplicações específicas. Dessa maneira, o PVC pode ter suas características alteradas dentro de um amplo espectro de propriedades, variando desde o rígido ao extremamente flexível, tornando-o o mais versátil dentre os polímeros termoplásticos.

Dentre os principais aditivos que podem ser incorporados ao PVC, destacam-se: plastificantes, estabilizantes, antiestáticos, lubrificantes, pigmentos, espumantes e modificadores de impacto. Dentre os aditivos citados, sem dúvida aqueles que representam maior importância na indústria do PVC, são os plastificantes. Isso permite a sua adequação aos mais variados processos de moldagem, podendo ser injetado, extrudado, calandrado ou espalmado, dependendo da formulação utilizada e lhe confere excepcionais propriedades, dentre as quais podem ser citadas:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (17.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com