TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relações entre cultura e educação

Tese: Relações entre cultura e educação. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  800 Palavras (4 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 4

O presente artigo está vinculado ao projeto interdisciplinar de Ensino, Pesquisa e Extensão do Departamento de Pedagogia- edição: 2006/2-2. O tema que se aborda na pesquisa é a questão da diversidade cultural e suas influencias no processo de ensino-aprendizagem.

O reconhecimento da multiculturalidade da sociedade, leva a constatação da diversidade de raízes culturais que fazem parte de um contexto educativo como uma sala de aula. Nesse sentido, autores como Candau (2000;2002), Forquin (1993), entre outros autores, que enfatizam a relação existente entre escola e cultura, nos instiga a buscar uma melhor compreensão acerca das influencias das raízes culturais nas práticas pedagógicas.

Deste modo uma educação multicultural tem despertado uma serie de discussões entre os mais conceituados autores e pesquisadores. Que buscam questionar as incorporações de pressupostos curriculares cooperativos para que assim o ambiente escolar seja um ambiente favorável aos alunos de todos grupos sociais, étnicos e culturais.

A partir de um olhar situado em uma perspectiva intercultural critica , que focaliza a valorização da diversidade cultural e a superação da equivocada dicotomia entre educação e cultura, este estudo pretende discutir as seguintes questões: a compreensão das diversidades das raízes culturais que integram o ambiente escolar de uma das salas de aula de uma das escolas de ensino fundamental do município de Espigão do Oeste-RO, as dificuldades enfrentadas pelos professores em trabalhar a pluralidade das identidades culturais dos educandos e as estratégias usadas por eles, em sala de aula, no processo de ensino-aprendizagem.

Num primeiro momento o artigo fundamenta-se em uma pesquisa bibliográfica destinada a focalizar as considerações sobre pluralidade cultural que antecede a investigação de campo que esta sendo realizada em uma escola de ensino fundamental que posteriormente fornecerá dados para formulação de uma compreensão do problema proposto.

A relação Cultura e Educação:

Cultura pode ser entendida como tudo que é produção humana, ou seja é a maneira que cada individuo possui de falar, vestir, comer, manifestar-se, etc; que por sua vez constituem os elementos culturais que não são expressos apenas no consciente, mas no subconsciente e inconsciente dos indivíduos. Candau (2003), afirma que cultura é um fenômeno plural, multiforme que não é estático, mas que está em constante transformação, envolvendo um processo de criar e recriar. É por sua vez um componente ativo na vida do ser humano e manifesta-se nos atos mais corriqueiros da conduta do indivíduo e, não há individuo que não possua cultura, pelo contrário cada um é criador e propagador de cultura.

Quando se trata educação e cultura pode dizer que estão relacionados e ligados organicamente, pois se partir do pressuposto de que educar é formar e socializar o indivíduo, ou se ver a educação como maneira de dominação escolar, sempre essa educação será de alguém para alguém, que para acontecer necessita da comunicação, transmissão e aquisição do conteúdo da educação (crenças, valores, conhecimentos, hábitos, etc;). Afirma-se ainda que o conteúdo educacional que faz com que o individuo se transforme, ou seja saia da sua condição natural e seja estabelecido sujeito humano, pode ser denominada cultura. Forquin, 2003 afirma essa idéia:

Educar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com