TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha de tese: Ser jovem trabalhador

Por:   •  12/9/2017  •  Resenha  •  9.804 Palavras (40 Páginas)  •  339 Visualizações

Página 1 de 40

UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PONTA GROSSA

Programa de Pós-Graduação em Educação

Mestrado

Orientação de Dissertação

Professora: Patrícia Marcoccia

FICHAMENTO DE TESE

MARTINS, Juliana Aparecida Cruz. SER JOVEM TRABALHADOR: ENTRE A CONFORMAÇÃO À REPRODUÇÃO METABÓLICA DO CAPITAL E SUA SUPERAÇÃO.  Florianópolis, SC. 2016.

INTRODUÇÃO

        A autora inicia a introdução à sua tese com duas citações que definem, de maneiras distintas, a compreensão dos autores sobre juventude. A primeira citação, de Tolstói, retirada de um dos livros da trilogia “Infância, Adolescência e Juventude”, traz a compreensão de uma juventude na ótica de um jovem rico que convive com jovens trabalhadores, compartilhando com eles de reflexões acerca do que vale a pena ser vivido e das angústias de decisões para o futuro.

        Na segunda citação, ao contrário, Forrester apresenta uma juventude em conturbada relação com o social. Apresenta a imagem de um jovem envolvido em uma configuração social baseada na exploração da força de trabalho.

        As citações iniciadas, segundo a autora, servem para subsidiar a compreensão do que se sucede no decorrer da escrita do texto.

        

  • Desenvolvimento de uma análise reflexiva da sociedade contemporânea acerca da compreensão sobre JUVENTUDE, TRABALHO e EDUCAÇÃO.

  • Atualmente vivemos em um mundo em que o tempo do sujeito, desde a juventude, está direcionado a buscar acesso ao mundo do trabalho.

  • O trabalho, como trabalho abstrato, é central na vida do ser social na sociabilidade capitalista.
  • Muitas são as discussões teóricas sobre educação e trabalho no meio acadêmico, principalmente com base na compreensão desse fenômeno social em sua gênese histórica.
  • Apresenta como fundamentais o desenvolvimento desses estudos, pois proporciona aos sujeitos a compreensão do processo dinâmico e contraditório da sociedade em que vivem.
  • Há interesse de órgãos internacionais na formação técnico-profissionalizante da juventude de países em desenvolvimento, como Banco Mundial e FMI.
  • A perspectiva teórica adotada corresponde à da ontologia crítica cujo objetivo é de analisar o fenômeno social em suas gêneses históricas.
  • A autora apresenta a tese de que a sociabilidade produzida pelo capitalismo possibilita de maneira limitada alternativas que permitam ao jovem construir tendências para além dessa configuração.
  • A autora apresenta uma citação de Lukács, onde ele questiona a ideia de satisfação proposta pela ideologia capitalista. Para ele, esse tema estaria completamente esgotado se a massa manipulada se sentisse inteiramente felizes nesse estado de manipulação. Mas isso não ocorre.

Apresenta como objetivo geral de sua tese: analisar o complexo da educação em sua interlocução com o processo de trabalho e a constituição do ser jovem trabalhador.

Dessa forma, esse objetivo geral se subdivide em quatro eixos de objetivos específicos. Subscritos a seguir:

Objetivos específicos: (a) aprofundar a análise do movimento e as mudanças do processo produtivo agroindustrial e de que forma afetam a vida dos trabalhadores na região de Fraiburgo/SC; (b) realizar uma análise reflexiva sobre o que é ser jovem ao longo do processo histórico da humanidade; (c) demonstrar que ser jovem é um conceito histórico-social; (d) evidenciar, por meio de estudo teórico, quais as limitações e as tendências apresentadas nos relatórios, documentos, leis e do próprio estatuto da juventude sobre o que é ser jovem.  

Sobre a divisão dos capítulos do trabalho, no primeiro capítulo a autora apresenta as fundamentações teóricas em que a tese se vincula e as categorias de análise sobre a relação entre o jovem e as modificações na sociabilidade capitalista. Na sequência, apresenta o jovem trabalhador que representa a base empírica na construção dessa tese.

No segundo capítulo se propõe a apresentar a categoria jovem como um conceito histórico-social, que se modifica de acordo com as mudanças na sociedade em que vive. Foi levada em consideração a vida cotidiana dos jovens, os processos de escolha e escolarização com base nas alternativas oferecidas pela sociedade em que vive. 

Destacamos como uma decisão na vida singular de cada jovem está relacionada com as modificações econômicas, políticas, culturais da sociedade em sua totalidade. (pág. 29)

O terceiro capítulo da tese apresenta algumas compreensões teóricas sobre a realidade da sociedade capitalista e suas interferências na vida dos trabalhadores.

No quarto capítulo foi realizada a análise empírica do objeto. Primeiramente apresentando uma análise das esferas jurídicas que legislam sobre juventude, posteriormente apresentados os resultados das entrevistas realizadas com os jovens. Evidenciou também nesse capítulo que legislações para a juventude são elaboradas com base em exigências internacionais que determinam e orientam os países em desenvolvimento a manter a ideia de competitividade.

No quinto e último capítulo, foi ponderado, de maneira detalhada a relação entre o direito ao trabalho e à educação. A apreciação centra-se nos cursos técnico-profissionalizantes dos programas de aprendizagem, no município de Fraiburgo, com base nos relatos dos jovens trabalhadores, que estavam cursando e também aqueles que já haviam terminado.

CAPÍTULO 1

Assim estruturado:

  • Concepções de ontologia
  • Análise crítica: TRABALHO – EDUCAÇÃO – JOVEM => Conjuntura capitalista.

Inicia o primeiro capítulo salientando como irá se estruturar as análises desse primeiro momento. Iniciando com a concepção de ontologia, para que, posteriormente seja apresentada uma análise reflexiva sobre trabalho, educação e jovem na conjuntura social capitalista.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (66.2 Kb)   pdf (315.2 Kb)   docx (776.9 Kb)  
Continuar por mais 39 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com