TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha da Peça Teatral Fedra

Por:   •  24/3/2020  •  Resenha  •  303 Palavras (2 Páginas)  •  786 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA: FEDRA

Fedra, espetáculo teatral da Cie.Club Noir, baseado na versão do dramaturgo francês Jean Racine para a tragédia grega de Eurípedes, com adaptação e direção de Roberto Alvim, apresentado e patrocinado pelo Banco do Brasil, conta uma trágica história de amor proibido.

Na trama, Fedra é casada com Teseu, rei de Atenas, e se apaixona por Hipólito, filho de seu marido. Porém, Hipólito confidencia a seu tutor que está pensando em fugir com Arícia, por quem está apaixonado e é princesa de um reino inimigo. Fedra, que ao confessar seu amor pelo príncipe a seu confidente e criado, ouve um rumor de que Teseu havia morrido, e assim é encorajada a confessar-se a Hipólito. Este, por sua vez, recusa o amor incestuoso de sua madrasta, envergonhando-a a ponto de ela querer matar-se.

No entanto, Teseu está vivo, e ao voltar à cidade, é mal recebido, pois Hipólito evitava a Fedra, e ela estava devastada pela culpa. Temendo que Fedra se suicide, o criado sugere que Fedra conte ao rei que Hipólito a seduziu.

Por tal traição, Hipólito é amaldiçoado à morte, mesmo após jurar seus sentimentos por Arícia.

Logo, Teseu, duvidoso, investiga a respeito dos acontecimentos, e acaba por descobrir que seu filho havia morrido violentamente e injustamente. Por fim, Fedra confessa tudo e se mata ao tomar um veneno.

Para vingar seu erro, Teseu adota a Arícia, amor de Hipólito.

Fedra é a tragédia que brota de nosso medo mais terrível: de nos apaixonarmos por aquilo que a sociedade, com suas leis e regras, não nos permite. A peça propõe uma imersão na sexualidade feminina e sua dissonância em relação aos papeis sociais de mãe, esposa, cidadã...

A adaptação trouxe uma proposta inusitada e atual, utilizando-se de uma linguagem contemporânea que proporcionou uma beleza poética, reflexão e um mergulho vertiginoso nos labirintos da condição humana.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (45.4 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com