TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO LIVRO - JOÃO E O PÉ DE FEIJÃO

Por:   •  24/5/2018  •  Resenha  •  949 Palavras (4 Páginas)  •  5.350 Visualizações

Página 1 de 4

João e o pé de feijão

Na leitura da história de João e o pé de feijão nos deparamos com situações cotidianas como logo no inicio da história que João e sua pobre mãe viúva que por estarem passando fome, serão obrigados a vender a vaquinha da família, João então sai em sentido o centro junto com a vaquinha que venderá. Pelo caminho João encontra um desconhecido que lhe oferece 3 grãos de feijão em troca da vaquinha, João se enche de esperança e aceita a troca. Chegando na cabana onde mora, mostra os 3 grãos de feijão para sua mãe que fica furiosa e os joga pela janela.

Na manhã seguinte quando João acordou se deparou com um pé de feijão do lado de fora da cabana que ia até o céu e logo tratou de subir nele, ao chegar ao topo avistou um castelo entre as nuvens  e uma mulher que vinha em sua direção questionando o que o garoto fazia ali, que seria o escravo dela e o colocou dentro do armário para que o gigante não o visse. Após algum tempo o gigante chega e vai farejando o castelo dizendo sentir cheiro de criança por ali, a mulher que não podia contar sobre o garoto tratou de mentir falando que era apenas o cheiro da comida que ela estava fazendo, que era para ele se sentar e jantar. Em seguida o gigante pede para que uma galinha prisioneira pusesse um ovo de ouro e que a harpa tocasse uma canção até que pegou no sono minutos depois.

João que havia sido esquecido no armário tratou logo de fugir e levar junto a galinha e a harpa, mas as duas fizeram barulho o que fez o gigante acordar vendo que João estava levando a galinha e a harpa debaixo do braço e logo correu atrás dele, que conseguiu fugir do gigante descendo pelo pé de feijão.

Ao chegar ao chão da aldeia, João grita para sua mãe pedindo que ela pegasse um machado e cortasse logo o pé de feijão, pois o gigante estava atrás dele. Então, rapidinho João cortou e acabou com o pé de feijão e o gigante. Nas manhãs em diante João e sua mãe viviam muito felizes e não passaram mais fome, pois a galinha botava os ovos de ouro e a harpa sempre tocava canções para eles.

Autor:  RUTH ROCHA  / CIRANDA CULTURAL / HISTÓRIA INFANTIL Edição: 1 (1 de janeiro de 2010)

Moral da história:

A moral da história consiste em acreditar em nossos sonhos e em meios de resolver nossos problemas, A perseverança e a esperança de dias melhores.

Acreditar em si mesmo apesar das dificuldades que encontramos ao longo da vida.

E também ao incentivo a semeação.

PARTES RELEVANTES PARA USAR COM OS ALUNOS

Ao lermos a história de Ruth Rocha observamos que ela claramente narra a história de uma família que passa por necessidades financeiras, onde a mãe do João é “uma viúva muito pobre”, ou seja criava João sozinha, em uma situação bem crítica, sendo assim podemos mostrar aos alunos como nossa sociedade pode ser ou (é) desigual, onde assim como João, algum coleguinha da escola também pode estar nessa situação, ou seja devemos mostrar-lhes que nem todos nós podemos usar roupas caras, novas e diferentes todos os dias, ou ter dinheiro para comprar lanche, sendo assim devemos respeitar o próximo, olhar as pessoas interiormente como elas realmente são, não apenas pelas coisas superficiais que podem fornecer.

Outro ponto forte na história de Ruth é a parte em que “mas ele acaba se deixando enganar por três homens perversos que ficam com a vaquinha e, em troca, entregam-lhe três feijões”, ou seja João foi enganado, e poderia ter perdido o que era mais importante na sua família a vaquinha, mas por sorte do destino aqueles feijões eram mágicos, e tudo acabou bem, porém é muito importante ressaltar que existem pessoas como os “três perversos” da história, e que devemos ser honestos, não enganando umas ás outras, e mostrar de como o mundo seria melhor se todas as pessoas fossem honestas e generosas, pensando sempre no bem do próximo, pode-se até abrir uma roda de conversa, propondo que os alunos contem suas experiências, e ressaltar a importância da honestidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (85.1 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com