TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo : Oque é o Gótico e Suas Características

Por:   •  28/3/2023  •  Relatório de pesquisa  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  52 Visualizações

Página 1 de 2

A arte gótica se desenvolveu ao longo dos três últimos séculos medievais como consequência do românico. Os limites cronológicos entre o românico e o gótico não são precisos pelo simples fato de que o gótico deriva do românico.

Na pintura gótica são típicos o uso político e o retábulo ( construções em madeira ou pedra em forma de painel.

A técnica, em parte, é a mesma das miniaturas com grande atenção para a falta de profundidade. O fundo das tábuas é dourado e cria em torno das figuras uma atmosfera extraterrena exaltando ao mesmo tempo outras cores.

Para o artista gótico o que mais interessa é expressar a atmosfera mística e divina do episódio religioso. Os rostos dos personagens são doces e serenos. O mundo figurativo é um universo de graça, de beleza, de quietude e de equilíbrio onde não existe pecado, dor e muito menos a vulgaridade cotidiana.

A grande descoberta dos artistas do alto gótico foi que a relação espacial entre Deus e o homem podia ser expressa apenas em termos humanos e que nem a divindade e nem a experiência de Deus exigiam qualquer transfiguração drástica da forma humana.

Para os homens da idade média existia um forte sentimento de antítese ( uso de expressões de sentido contrários) entre o corpo e a alma. No gótico é de grande importância a atenção que se dá a gestos puramente efêmeros (passageiro, transitório, temporários).

As representações da crucificação de Cristo mostram um ser-humano em agonia.

A prática de copiar os livros a mão na época medieval servia para preservar o legado do passado. Nos mosteiros existia uma sala denominada escritorium onde essas tarefas eram levadas a cabo pelos monges copistas que, minuciosamente, copiavam os conhecimentos da época e a palavra de Deus.

Não só os textos eram copiados mas também concebiam e elaboravam as letras iniciais e os ornamentos gráficos de textos como as iluminuras. Acreditava-se que a técnica da iluminura era concebida para revelar o verdadeiro texto, emergindo das palavras escritas um luz divina e clarificadora.

Nas iluminuras existiam a verdade da palavra de Deus.

Os mais belos exemplares de iluminuras são encontrados em textos do período gótico.

Os manuscritos medievais eram produzidos em várias etapas e dependia do trabalho de várias pessoas.

Primeiro se curtia a pele que, curtida, chamava-se VELINO e era usada no lugar dos papéis.

Nas oficinas os trabalhadores cortavam as folhas do tamanho que seriam os livros.

Espaços eram deixados para que os artistas fizessem ilustrações, cabeçalhos, títulos ou as letras maiúsculas que iniciavam os textos. Todo esse trabalho feito pelos artistas da época era chamado de iluminuras.

As cores usadas eram vivas e ornamentadas por ouro ou prata.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (27.7 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com