TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Raízes do Design

Por:   •  14/10/2020  •  Abstract  •  450 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo - Raízes do design

O texto Raízes do design, que se encontra dentro do livro Layout: o design da página impressa, de Allen Hurlburt, trata sobre o desenvolvimento do design moderno, abordando as mais diversas manifestações artísticas e sua influência nas artes gráficas.

No início do século XX, houve uma série de escolas que revolucionaram o design. A principal fonte dessa revolução é o Cubismo, de Picasso e Braque, e o começo de tudo é em 1907, com o quadro Les Demoiselles d’Avignon, mesmo que a obra não seja definitivamente cubista. Em seguida, o autor segue contando sobre acontecimentos históricos e sua influência nas artes gráficas, e passa a contar sobre o desenvolvimento do estilo no design moderno.

O primeiro movimento a ser explicado é o Art Nouveau, que foi o primeiro a ser voltado exclusivamente para o design. Seu estilo envolve formas curvilíneas, basicamente, e é importante para o artista gráfico por seu estilo para a página impressa e pela influência nos formatos de letras e marcas comerciais. Em seguida, fala sobre o Cubismo, que nada tem a ver com o Art Nouveau, sendo um movimento criativo. O Cubismo trouxe novas opções para a tipografia, e foi interrompido pela Primeira Guerra Mundial, mas evoluiu para outras manifestações artísticas.

Segue falando sobre o Futurismo, que foi mais importante para a arte do que para o design gráfico, mas que serviu como ponte para o Art Déco; o Dadaísmo, o qual objetivava acabar com os conceitos tradicionais artísticos e era uma manifestação de protesto; o Surrealismo, com a utilização do simbolismo e das obras de Freud e James Joyce para a comunicação visual; as artes russas e o Construtivismo, sendo este um movimento o qual rejeitava os aspectos mais permanentes da estética em prol da utilidade; e autores russos.

Descreve também ao Art Déco, que foi uma manifestação paralela e secundária. Muito da sua formação se deve ao Art Nouveau, mas ao mesmo tempo, deixou de lado as curvaturas livres e optou por um design mais ordenado geometricamente. O Art Déco influenciou até mesmo o design de móveis. Logo em seguida, o autor fala sobre De Stijl (ou “O Estilo”), cujos designers optavam por um certo contraste, além do uso das cores primárias e das formas básicas.

Mas, o movimento mais criticado e falado do design moderno certamente foi o Bauhaus. Acima de um movimento, Bauhaus foi uma escola que tinha o objetivo de testar novas ideias artísticas. Em 1919, seu primeiro manifesto foi publicado, e então a página impressa tomou um papel importante no movimento. Em 1925, a tipografia tornou-se um curso graduado. Oito anos depois, a escola encerrou suas atividades.

O texto se encerra com um resumo de cada movimento visto no capítulo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (57.5 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com