TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Características do Romantismo Presente na Obra

Por:   •  7/11/2018  •  Projeto de pesquisa  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

Colégio modelo Luis Eduardo Magalhães

Prosa romântica

(Encarnação)

Alagoinhas/BA

2018

Yan Santos Oliveira

Deildo Souza do Nascimento

Trabalho apresentado como registro parcial de

avaliação da disciplina de português ministrada

 pela prof(a) Claudiana Araújo

Alagoinhas/Ba

2018

  1. Características do romantismo presente na obra

Uma das características do romantismo presentes é a combinação entre amor e morte, apesar do amor está ligada intimamente a morte, na época literária romântica também ligava – se á instituição do casamento.

O suicídio era visto no romantismo como o único meio capaz de purificar e enobrecer o ser humano. Na obra após Hermano se casar com Amália mesmo sem deixar de ter amando a primeira esposa ele sentia que tinha traído Julieta, logo ele tem a ideia de se suicidar – se, mas, o ato não foi concluído porque Amália o salva do suicídio que ela já desconfiava.

Encarnação é a característica principal da obra, Amália começou a se ligar a Julieta de forma muito estranha até assustadora, considerando Julieta sua irmã. Após o casamento Amália sentia que seu marido ainda sentida falta de sua primeira esposa Julieta, então ela procurou se parecer cada vez mais com a falecida esposa,  ela ficou tão parecida com Julieta que ate Hermano se confundia se aquela que estava ali era mesmo Amália ou Julieta.

O fogo como elemento purificador, na obra o fogo entrou como fogo purificador que purificou o local onde Julieta o primeiro amor havia morado com ele, e assim reviver o amor de Hermano pela sua segunda esposa, Amália ela foi o amor que salva mas o fogo purificou aquele espaço para que o amor possa florescer das cinzas.

  1.   Contexto histórico em que a obra foi escrita

A obra se passa em chácaras em São Clemente/RJ são duas residências vizinhas todas de alto padrão uma ocupada por três pessoas pai, mãe e filha e a outra por duas pessoas patrão e o criado.

  1. Romance urbano

Esses romances se caracterizam pelas intrigas amorosas e as desigualdades econômicas. O fim é invariavelmente feliz com o amor vencendo no final.

Trecho da obra que contém essas características:

Hermano apresentou-se ele próprio a Amália, como um admirador de sua bela voz que o tinha por muitas vezes arrebatado.

 — Já me ouviu cantar? Aonde? perguntou Amália simulando ironicamente uma surpresa.

— Não me conhece então? interrogou o cavalheiro por sua vez, pousando no semblante da moça um olhar comovido.

— Se nunca o vi!... observou a moça com a mesma estranheza.

— Nunca? Ela cerrou as pálpebras corando; quando as ergueu de novo todo o segredo de sua alma estava nos seus olhos límpidos e no meigo sorriso que veio à flor dos lábios.

  1.  Quais fatores ou pessoas influenciaram o autor da obra

A principal influencia do autor foi a corrente filosófica Patrística, que tinha como objetivo central compreender a relação entre a fé divina e o racionalismo cientifico. Ou seja, buscava a racionalização da fé cristã.

Essa corrente explora o maniqueísmo, ceticismo e neoplatonismo, que explora temas como a: criação do mundo; ressurreição e encarnação(no caso da obra); corpo e alma; pecados; livre arbítrio e predestinação divina.

  1. Personagens principais e suas atuações na obra

Julieta – falecida esposa de Hermano, filha do coronel.  Frequentava pouco a sociedade enquanto viva era muito feliz e apaixonada por Hermano teve um fim trágico.

Abreu – padrasto de Julieta era homem de confiança de Hermano que depois da morte de Julieta ajudou a Hermano a manter ela viva em sua memória.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (126 Kb)   docx (14.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com