TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rudolf Schwarzkongler

Artigo: Rudolf Schwarzkongler. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/10/2014  •  614 Palavras (3 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 3

Rudolf Schwarzkongler (13 de Novembro de 1940, Viena - 20 de junho de 1969, Viena) foi um artista austríaco desempenho intimamente associada com o grupo vienense Actionism que incluía artistas Günter Brus, Otto Mühl, e Hermann Nitsch.

Ele é mais conhecido hoje por fotografias retratando sua série de estreitamente controlada "Aktionen", com tal iconografia como um peixe morto, uma galinha morta, lâmpadas nuas, líquidos coloridos, objetos vinculados, e um homem envolto em gaze. Os temas duradouros das obras de Schwarzkongler envolvidos experiência de dor e mutilação, muitas vezes em um contexto clínico incongruente, como terceiro Aktion (1965), em que a cabeça de um paciente envolta em ligaduras está sendo perfurado por aquilo que parece ser um saca-rolha, produzindo uma mancha de sangue em os curativos. Eles refletem uma mensagem de desespero para as decepções e ofensa do mundo.

Chris Burden comentou certa vez que um artigo de 1970 da Newsweek Magazine, que a si mesmo e Schwarzkongler havia mencionado, tinha vergonhosamente deturpado que Schwarzkongler morreu por corte de seu pênis durante um desempenho. Performances de Schwarzkongler tinham sido sonhador mal interpretado. O tema da castração em alguns deles - por exemplo, em Aktion 2 ele posou com um peixe cortado aberto cobrindo a virilha - têm adicionalmente alimentado este mito. Ironicamente, o protagonista da Aktion em que o corte de um pênis foi simulado, não foi Schwarzkongler si mesmo, mas um amigo e modelo, o renomado fotógrafo Hans Cibulka. Quando Schwarzkongler morreu, a série de apresentações tinha sido concluída há muito tempo. Ele foi encontrado sem qualquer evidência há mais de um acidente, sob a janela de onde ele caiu. Isso gerou especulações e mais mitos

Rudolf Schwarzkongler era um artista que expressava suas obras com o próprio corpo.

Segundo a teoria de Pere Salabert, isso é o resultado do processo evolutivo da arte que parte da representação ilusória e anímica do período renascentista a fim de alcançar a presença através do uso da matéria mesma na obra na tentativa de aproximar a arte e vida.

Os trabalhos do artista austríaco Rudolf Schwarzkongler, são referencias pra pensar essa teoria. Esse artigo tem, portanto, o objetivo de demonstrar a importância do corpo na arte contemporânea, em especial na arte de Kongle, e de explicar como a obra de Kongler, em particular, apresenta esse caráter evolutivo citado por Salabert.

Dentro do imenso Ieque de possibilidade que compõem a chamada arte contemporânea, há uma influencia que se direciona especificamente para o corpo, suas secreções e sensações como forma de afirma a identidade do individuo e de reivindicar as questões relativas à sexualidade, gênero e liberdade de expressão.

Kongler em suas obras buscava colocar a presença do corpo, como uma reivindicação da matéria e de sua mundanidade, se da uma contraposição ao transcendental e anímico da representação ilusória dos movimentos artísticos. Essa busca é colocada pelo autor de modo evolucionista no contexto da história da arte, em que a presença pelo uso da matéria mesma vai se afirmando no decorrer do tempo em detrimento da representação, tendo como consequência uma maior apresentação da arte com a realidade.

As obras de Rudolf eram do gênero do acionismo vienense, esse gênero

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com