Sangue e Vida
Por: Caio Pinheiros • 9/12/2025 • Ensaio • 4.894 Palavras (20 Páginas) • 7 Visualizações
SANGUE E VIDA
PRÓLOGO
(As cortinas se abrem no quarto de Lize, ela deitada na cama para dormir)
Lize: Mas papai, eu não quero dormir agora, eu não tô com sono (Boceja).
Roberto: (com um sorriso) Ah não? Você brincou o dia inteiro, filha, está cansada, precisa descansar...
Lize: Mas eu queria brincar mais, eu tenho certeza que eu aguentaria brincar até o sol nascer.
Roberto: Se tem uma coisa que eu tenho certeza, é disso, minha filha. Vamos fazer assim, amanhã eu prometo que venho te acordar bem cedinho, e a gente brinca o quanto você conseguir... Mas agora é hora de dormir, combinado? (Da um beijo na testa da filha e vai até a porta de saída do quarto para apagar a luz)
Lize: Ta bom, papai. Mas não esquece de me acordar!
Roberto: Descansa, minha filha. Quando vier o dia, o papai vem te acordar, e prometo que vai ser perfeito... Te amo!
(Apaga a luz)
Lize: Te amo, papai.
(Cortinas fecham e multidões começam a ficar a frente das cortinas)
[SOM DE MARGEM E BARCO - https://www.youtube.com/watch?v=WpbuXKh60z8 ]
(As luzes do salão estão apagadas, o som de margem e barco começa e as luzes acendem, as “multidões” com roupa de época estão na frente das cortinas)
Pessoa 01: Olhem, aquele barco na margem, é Jesus descendo?
(Multidão já começa a perguntar uns para os outros, “Jesus?” “Será?”)
Pessoa 02: Não sei, não consigo ver direito.
Pessoa 03: É Jesus sim, é Ele!
(Multidão começa a fazer vozerio, falando que sim, é Jesus, e se encaminham para o final do Salão, onde vão encontrar Jesus, a mulher do fluxo de sangue está junto com a multidão)
(Jairo está ali, e é o último a ir, ele fica um tempo olhando a multidão e depois vai atrás do povo, até o fundo do salão pelo meio, quando chega no fundo, encontra com Jesus entrando)
Jairo: (Se prostra aos pés de Cristo) Senhor, minha filha, minha única filha, está morrendo, te peço que entre em minha casa e coloque a mão sobre ela, para que ela fique curada e viva.
Jesus: (Levanta Jairo) Vamos até a sua casa.
(Jesus e Jairo começam a andar pelo corredor do salão, e multidão vai junto, até o meio do corredor, quando Jesus para.)
Jesus: Quem me tocou?
Pedro: Senhor, tem muita gente aqui, estamos todos andando juntos em um caminho apertado, e o Senhor pergunta, “Quem me tocou?”
Jesus: Alguém me tocou, porque eu senti que de mim saiu poder.
(Multidão começa a fazer vozerio, os discípulos como que procurassem alguém até que a mulher se apresenta, se prostrando e todos se calam)
Mulher do Fluxo: Fui eu, Senhor, há 12 anos eu sangrava e nunca encontrei uma cura, passei por médicos, perdi tudo que eu tinha, quando soube de ti e que passaria por aqui, eu tentei de alguma forma chegar perto de ti, e pensei, “Se eu conseguir tocar, somente tocar em suas vestes eu serei curada”, mas eu não quis causar problemas, eu não queria contaminar ninguém, nem quero que fiquem impuros por... (Jesus Interrompe a levantando e sorrindo)
Jesus: Calma, você é filha, minha filhinha e a sua fé te salvou.
(Servo de Jairo chega neste momento quase que interrompendo Jesus)
Servo de Jairo: Chefe, não precisa mais incomodar o mestre, deixe que Ele siga o seu caminho em paz, sua filha está morta.
(Jairo sente a perda da filha e Jesus o segura)
Jesus: Não tenha medo, somente creia, e ela será salva!
(Jesus fala algo com Pedro, que tira a multidão e somente 3 discípulos seguem com Jesus até o palco, onde algumas pessoas estão para o velório e chorando)
Jesus: Por que choram? Ela não está morta, está apenas dormindo.
(Quem está ali ri)
Jesus: Quero que saiam, e nos deixem com a menina
(Os discípulos tiram as pessoas e ficam observando de mais longe, os pais um pouco mais perto)
(Jesus vai até a menina, pega em suas mãos)
Jesus: Menina, eu te digo, levante-se.
(Menina respira fundo, como quem acorda de um sono profundo, sorri, abraça os pais emocionados)
Jesus: Tragam algo para ela comer.
(Cortinas se fecham)[MÚSICA 1];
1° ATO – CENA 1 - Resultados
(Cortinas se abrem em uma sala de reunião com uma apresentação de evolução empresarial)
Maurício: E aqui nós podemos ver que tivemos uma perda de 14% em vendas desde que implantamos o novo sistema, parece que alguns vendedores nossos não se adaptaram bem.
Joana: Maurício, você levou as variáveis atuais do mercado e fez a relação com a sua análise?
Maurício: Levei sim, chefe, fiz tudo como a gente ajustou.
Joana: Ta bem, agora monta um relatório trazendo um Ranking por vendedor, regional dos últimos 14 meses, preciso disso pra amanhã.
Por hoje é isso, estão dispensados.
(Todos saem pela lateral, Joana levanta com o barrigão de grávida e vem pra frente do palco)
Joana: Márcia, vem cá.
(Cortinas se fecham)
Márcia: Claro, chefe, o que precisa?
Joana: Márcia, acho que vamos precisar contratar mais vendedores, conversa com o RH e pede para que eles se preparem porque vamos precisar contratar pelo menos uns 10 vendedores novos.
Márcia: Mas chefe, o quadro de vendedores está cheio, a gente não pode ter mais vendedores, acho que nem cabe mais aqui no escritório.
Joana: A partir de amanhã teremos vagas em aberto, inclusive, avisa o RH que vamos precisar preparar algumas rescisões.
...