TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TCC Capoeira E Cidadania

Trabalho Escolar: TCC Capoeira E Cidadania. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/3/2015  •  585 Palavras (3 Páginas)  •  656 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO

O ato de alfabetizar ampara-se muitas vezes em um exercício de coragem e persistência. Compreender o fenômeno da aprendizagem, associando diversas áreas do conhecimento, não é tarefa fácil, tanto para quem aprende como para quem ensina. As categorias de alfabetização são compostas por crianças que apresentam dificuldade de aprendizagem, as quais vão gradualmente recebendo o rótulo de repetentes, evadidas e fracassadas. Esses educandos são excluídos pela escola que os acolheu no ato da matrícula. Trabalhar com essas crianças é sentir-se desafiado a compreender e identificar os comportamentos presentes no cotidiano da sala de aula e, acima de tudo, a identificar os fatores que interferem durante a metodologia da alfabetização em crianças com inteligência “normal”, mas que confirmam sistematicamente problemas de aprendizagem na leitura e na escrita.

A experiência profissional adquirida permite auxiliar crianças repetentes na primeira série do ensino fundamental, de escolas pobres do interior. Embora se acredite que o nível sócio-cultural não impede ninguém de aprender. Ao atuar em classe de alfabetização às vezes, se encontra dificuldades e limitações, porém o desafio transforma-se em aprendizado, enriquecendo o ser tanto como profissional e como pessoa. Identificar tais fatores é fundamental para os sujeitos preocupados em compreender o que significa o “problema” de não estar acompanhado o ritmo.

I O PAPEL DAS RELAÇÕES SOCIAIS NA COMPREENSÃO DO FRACASSO ESCOLAR E DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

O problema do fracasso escolar tem sido muito estudado, assim como o alto índice de evasão escolar tem sido alvo de preocupação e pesquisas, não apenas no meio acadêmico, mas também em debates políticos sobre a escola. O principal foco de todas as preocupações é o ensino fundamental por apresentar os piores índices estatísticos, com relação à evasão e ao baixo desempenho acadêmico dos alunos. Mais recentemente foram acrescentadas dificuldades que os alunos estão apresentando em seu processo de aprendizagem, conforme apontados pelo sistema de avaliação nacional.

A preocupação com o fracasso escolar é histórica (POPPOVIC, 1981). O fracasso escolar tem sido frequentemente verificado pelo baixo rendimento acadêmico e pelas dificuldades de aprendizagem que servem como indicativo de que a aprendizagem do aluno não está ocorrendo como deveria. O tema vem merecendo à décadas, e em diferentes partes do mundo, a atenção de pedagogos, educadores, sociólogos, psicólogos e do governo, entre outros, e suas causas tem sido buscadas no indivíduo, na sala de aula, nas condições sociais em que o aluno está inserido, na política educacional vigente, na formação dos professores, nas técnicas e recursos utilizados para ensinar, dentre outros aspectos pesquisados. No entanto, nenhum desses aspectos pode ser responsabilizado, pelo menos não sozinho, pelo fracasso, nem pelas dificuldades de aprendizagem (SISTO, 2001).

A compreensão atual desse fenômeno vem carregada de pressupostos teóricos e históricos que envolveram essa questão. Dessa forma, seguindo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com