TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Uma Mente Brilhante

Por:   •  5/6/2016  •  Abstract  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Introdução ao pensamento teológico

 

Relatório : Uma mente brilhante

O filme uma mente brilhante conta a história do matemático americano John Nash, que trabalhou com a teoria dos jogos, geometria diferencial e equações diferenciais parciais, influenciando em diversas teorias econômicas e a sua convivência com a esquizofrenia.

O filme se inicia com a chegada de John a universidade de Princeton e mostra sua dificuldade de se socializar com os outros alunos, sendo muitas vezes grosseiro e arrogante, além de sempre menosprezar e criticar trabalhos desenvolvidos por colegas de curso. Um de seus poucos amigos era seu colega de quarto Charles.

Apesar de uma inteligência notavelmente incomum, Nash não era bom com as pessoas e por isso sofreu muito com gozações durante a faculdade, se tornando ainda mais solitário e se apegando a Charles, se tornando melhores amigos.

 

Sabendo de sua inteligência incomum, Nash decide não assistir mais as aulas e se dedicar a uma ideia  única que pudesse lhe trazer reconhecimento no meio científico e essa ideia se concretizou em um bar, ao conversar com alguns colegas de faculdade sobre garotas que no bar se encontravam, John se inspira e sai correndo de lá para formular a Teoria dos jogos não coorporativos, uma teoria que acabaria com a teoria de Adam Smith, uma lenda da economia , de 150 anos. Essa descoberta trouxe o reconhecimento esperado levando-o a trabalhar no MIT onde conhece Alicia, uma aluna por quem se apaixonaria e mais tarde iria se casar.

Ao mesmo tempo que Nash ascende em sua carreira e ganha reconhecimento, sua doença até então desconhecida por ele, começa a se demonstrar com mais afinco e faz com que ele viva histórias criadas por sua mente. Enquanto delirava, John é convocado por Willian, um importante militar americano, para fazer parte de uma operação secreta dos Estados Unidos para decifrar códigos de espiões russos infiltrados no país durante a guerra fria. Nash vai se envolvendo em diversas missões e começa a ficar imerso nessa falsa realidade, ficando cada vez mais paranoico, com medo, e sempre acreditando estar sendo perseguido por russos e em certas ocasiões até mesmo por militares americanos.

Essa paranoia afeta sua esposa, que chega a ser agredida por Nash em um de seus surtos, então Alicia decide interná-lo em um hospital psiquiátrico onde é descoberta sua esquizofrenia e onde sofre tratamentos terríveis. Após diversos tratamentos controversos Nash é tratado com remédios e começa a perceber que seu melhor amigo Charles, a sobrinha de Charles e o agente Willian eram falsos e criados pela sua mente graças a sua doença. John decide então não depender de remédios e mesmo após recaídas ele consegue, em um esforço pessoal, criar métodos de conviver com a doença, sempre se baseando em sua racionalidade e com o apoio de sua esposa.

Após anos convivendo com a doença John Nash, ajudado por um amigo, voltou as suas pesquisas e a lecionar.

Em 1994 John Nash ganhou o premio Nobel de economia, faleceu em 2015 em um acidente de automóvel  junto de sua esposa Alicia com quem se separou e voltou a se casar.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (86.4 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com