TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vida e criatividade de Vygotsky

Bibliografia: Vida e criatividade de Vygotsky. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2014  •  Bibliografia  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 3

A obra científica de Lev S. Vygotsky conheceu um destino excepcional. Um dos maiores psicólogos do século XX, nunca recebeu educação formal em psicologia. Morreu com 38 anos de idade, consagrando senão uma dezena de anos a seu trabalho científico e não pôde ver a publicação de suas obras mais importantes.

Entretanto, mesmo nessas condições, este Mozart da psicologia (como é chamado filósofo S. Toulmin) criou uma das teorias mais promissoras desta disciplina.

A vida e a obra de Vygotsky

Lev Semionovich Vygotsky nasceu em Orsha, uma pequena povoação da Bielorrússia, em 17 de novembro de 1896. Após a escola secundária (gymnasium) na cidade de Gomel, Vygotsky fez seus estudos universitários em direito, filosofia e história em Moscou, a partir de 1912. Durante seus estudos secundários e universitários, adquiriu excelente formação no domínio das ciências humanas: língua e linguística, estética e literatura, filosofia e história. Aos 20 anos de idade, escreveu um volumoso estudo sobre Hamlet. Poesia, teatro, língua e problemas dos signos e da significação, teorias da literatura, cinema, problemas de história e de filosofia, tudo o interessava vivamente, antes de ele se dedicar à pesquisa em psicologia. É importante notar que a primeira obra de Vygotsky, que o conduziu definitivamente para a psicologia, foi Psicologia da arte (1925).

Após os primeiros sucessos profissionais em psicologia (palestras em congressos nacionais), instala-se em Moscou, em 1924 tornando-se colaborador do Instituo de Psicologia. É aí, durante uma prodigiosa década (1924-194), que Vygotsky, cercado por um grupo de colaboradores apaixonados como ele pela elaboração de uma verdadeira reconstrução da psicologia, cria sua teoria histórico-cultural dos fenômenos psicológicos.

Teoria do desenvolvimento mental e problemas da educação

Se houvesse que definir a especialidade da teoria de Vygotsky por uma série de palavras e de fórmulas chave seria necessário mencionar, pelo menos, as seguintes: sociabilidade do homem, interação social, signo e instrumento, cultura, história, funções mentais superiores. E se houvesse que reunir essas palavras e essas fórmulas em uma única expressão, poder-se-ia dizer que a teoria de Vygotsky é uma “teoria sócio-histórico-cultural do desenvolvimento das funções mentais superiores”, ainda que ela seja chamada amis frequentemente de “teoria histórico-cultural”.

Para Vygotsky o se humano se caracteriza por uma sociabilidade primária. A mesma ideia foi expressa por Henri Wallon, de um modo mais categórico: ele ( o individuo) é geneticamente social ( Wallon, 1959).

À época de Vygotsky, tal principio não passava de um postulado, uma hipótese puramente teórica.

A sociabilidade a criança é o ponto de partida de suas interações sociais com o entorno. Os problemas levantados pela psicologia da interação social são, hoje, bem conhecidos, e é por isso que nos limitaremos a evocar, brevemente, algumas particularidades da concepção de Vygotsky.

Como sabemos, hoje, a capacidade de aquisição da linguagem pela criança é fortemente determinada pela hereditariedade.

As pesquisas de Vygotsky demonstram que, mesmo nesse caso, a hereditariedade não é uma condição suficiente,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com